O que mais Brasil busca há duas Copas do Mundo, o Uruguai tem hoje em altíssimo nível. Luiz Suarez, eleito ontem o craque da Copa América, é o camisa 9 dos sonhos de qualquer treinador. Centroavante moderno e rápido, o uruguaio joga tanto na área quanto fora dela e costuma ser um inspirado garçom de seus companheiros.
O passe de cabeça para Diego Forlán marcar o terceiro gol na vitória sobre o Paraguai resume bem sua utilidade para a Celeste. Impressiona também o gosto pelas jogadas de linha de fundo, driblando e cruzando com assombrosa facilidade. Contra a defesa guarani, cansou de fazer isso.
Claro que o Uruguai não se resume ao talento de seu homem de área, mas é fato que as coisas ficam mais fáceis quando uma seleção tem jogador tão forte e participativo lá na frente. Ainda mais com a escolta luxuosa do craque Diego Forlán, criando alternativas e atraindo marcação.
Na final do torneio, com a histórica valentia sempre em uso, a seleção demonstrou prazer em jogar futebol. À sua maneira, conseguiu se impor desde os primeiros movimentos e soube explorar perfeitamente a sintonia entre Folán e Suarez, com valiosas contribuições de coadjuvantes qualificados, como Arévalo, Perez e Álvaro Pereira.
A questão é que não adianta mais ignorar o fato de que o Uruguai, quarto colocado no mundial da África do Sul, vive um momento de redenção. O título continental, além de justíssimo pelo futebol apresentado, confirma essa nova situação no mapa do futebol sul-americano.
Depois de cinco décadas, argentinos e brasileiros têm novamente pela frente o velho e duríssimo rival de tantas jornadas. Para o Brasil, uma preocupação extra: ninguém tem dúvida de que esse time de Oscar Tabarez chegará fortíssimo à Copa de 2014. Como em 1950.
Os ventos que embalam o Uruguai são tão favoráveis que um troféu inesperado caiu no colo da seleção de Diego Lugano: o de fair-play ou equipe mais disciplinada da competição. Nesse aspecto, porém, as contas foram extremamente infelizes, pois a Celeste, fiel à sua tradição de entrega e sangue nas veias, recebeu 14 cartões amarelos e dois vermelhos.
O Paissandu terá quatro importantes novidades, hoje à noite, diante do Rio Branco (AC) na segunda rodada da Série C. Josiel, Sandro, Tiago Potiguar e Jorge Felipe. São peças qualificadas que devem reforçar os três setores básicos. Josiel e Jorge Felipe fazem sua estréia oficial, Sandro e Potiguar reaparecem diante do torcedor.
Em relação ao primeiro jogo, em Araguaína, os quatro jogadores acrescentam qualidade técnica à equipe. Futebol tem lá seus mistérios, mas o bom senso indica que o rendimento do time deve melhorar. A conferir.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 25)

É Gerson, os “home” tão confiante depois da Copa do Mundo de 2010 e da conquista, por sinal justíssima diga-se de passagem, da Copa América 2011. Mas há também um ponto muito forte a favor da Celeste: sua geração é bem mais talentosa do que a brasileira e vem dando resultados. Os caras se dão ao luxo, por exemplo, de deixar Cavani (que lançou Suárez no belo terceiro gol uruguaio), que carrega o Nápoli nas costas e que foi um dos artilheiros do último Campeonato Italiano, no banco de reservas. Quanto a nós, não temos sequer quem escalar como titular no comando de ataque, muito menos temos reservas à altura, mesmo de um ataque pífio e anêmico como os nosso. Fred, em franco declínio técnico, é uma brincadeira de mal gosto com o torcedor brasileiro…. além é claro de uma baita falta de opções.
CurtirCurtir
QUANDO a quantidade de jogadores de nível atrapalha!
Por razões que não comportam neste limitado espaço.
CurtirCurtir
Enquanto isto, no Brasil, temos Neymar e Robinho disputando cabeleiras, caretas e gestos midiáticos, e o fubetol, bem, é apenas um mero detalhe.
CurtirCurtir
Dá pra ver que não foi por acaso que eles foram campeões.
O time dos caras joga muito mesmo. Bate de igual pra igual com qualquer equipe do mundo.
pegou o paraguai que não foi vencido por ninguém no torneio e deu uma senhora surra.
CurtirCurtir
Como remendo, de uma copa de regular nível, a conquista ficou com quem merecia. A raça uruguia fez a diferença.
CurtirCurtir
Preocupação sim, panico mão.
Foi bom fracassarmos na C. América. Ao vivo e em cores vimos que o produto que julgavamos importante está longe longe de ser a nossa confiança para 2014. A mescla de experiencia e qualidade mostrou-se iineficaz e sinaliza para a necessidade de mudanças gerais.
Nos da imprensa, precisamos também mudar nosso comportamento em relação às “promessas” que celebramos antes de sabermos do produto final.
Convenhamos, a exemplo do torcedor, nos ficamos ao sabor do momento. Vamos da euforia ao constrangimento com uma facilidade que nos compromete.
Paremos com essa mania de aleitadores.
CurtirCurtir
Se for mantido como técnico o Mano, Ricardo Teixeira e outros, como a Globo mandando e desmandando no futebol brasileiro, daí em diante temos sim que nos preocupar pra valer.
Daqui algum tempo vamos ficar que nem a Formula 1, vendo os outros passarem na frente sem deixar rastro, é o caso dos nossos pilotos, viram a vergonha no domingo, até então ele era o mais rápido nas trocas de pneus, derrepente deu um branco nos mecanicos, é o cara ficou pra trás e ficou em 5º, assim vai ficar o futebol brasileiro, pra trás.
Opinião
CurtirCurtir
Ao meu modo de ver craque depende de si só para sobressair e se destacar dos demais mesmo que um time seja limitado e dificulte suas passadas. Ganso e Neymar não corresponderam em campo o que todos esperávamos, portanto por hora são bons jogadores.
CurtirCurtir
Toda uma boa expectativa é reservada para o jogo de hoje e a prova de fogo é inevitável. O time bicolor tem que mostrar em campo o que dele imaginamos. A fiel torcida promete chegar junto e isso é uma outra esperada. A quantidade de valores a disposição do RF tranquiliza para alternativas de opções, se exagero atrapalha é por falta de saber melhor coletar.
CurtirCurtir
Amigo sr.Tavernard concordo com suas palavras completamente.
e há o agravante da insistencia da CBF com esse técnico que nunca ganhou nada ,um titulo expressivo nem com clubes e muito menos ganhará com a seleção ,parece até que no contrato entre a CBF e o Corintians há um acordo para alavancar a carreira do Mano.SInceramente vou torcer para o BRASIL PERDER E FEIO ESSES AMISTOSOS ,PARA VER A REAÇÃO DO “capo” da CBF.
E para piorar MANO convcou de novo FRED .TE CONTAR.
CurtirCurtir
O blog tá muito parado.
será que já tá todo mundo no mangueirão?
hehehe
CurtirCurtir
É Xará, em da de jogo do papão é assim, pára tudo. Até os secadores passam a ter o que fazer.
CurtirCurtir
Pode acontecer sim um novo Maracanazo em 14. O Uruguai é conhecido por se dar bem mesmo jogando contra tudo e contra todos. É só ver com se deu sua independência do Brasil.
Um candidato forte para ser tri-campeão, mas muita coisa ainda pode acontecer; é bom sempre respeitar a camisa celeste.
CurtirCurtir
Ei Gerson, e que negocio é esse do Loco ABreu pegar ”um tapinha” na bunda no vestiario da vitoria ? he he he he…Será que em SP é o Sao Paulo e no RJ é Botafogo ?
CurtirCurtir