Diego Forlán, o melhor jogador da última Copa do Mundo, deu ontem um grande depoimento descrevendo com simplicidade o que acontece na atual Copa América. A eliminação dos gigantes Argentina e Brasil, eternos favoritos, estabelece novas bases para se avaliar o futebol do continente. O fato é que o mapa da bola está virado pelo avesso. Peru e Venezuela, tradicionais sacos de pancada, estão surpreendentemente nas semifinais do torneio continental.
Forlán não disse, mas a indigência técnica é a principal marca desta Copa América. Não há uma seleção que possa ser avaliada como deslumbrante. A coisa é tão grave que nenhum jogador de linha brilhou até aqui. Os grandes nomes da competição são os goleiros Muslera (Uruguai) e Villar (Paraguai).
Até os reconhecidamente bons, como o próprio Forlán e Lionel Messi, desceram ao nível dos pernas-de-pau. Com o nivelamento das equipes, prevalecem os esquemas fechados e a marcação de padrão bovino, como a que o Paraguai executou contra o Brasil domingo.
Não se pode, contudo, atribuir a pobreza da competição – que teve quatro empates em 0 a 0 nas primeiras rodadas – aos emergentes. Pelo contrário. A responsabilidade maior pela decadência deve ser creditada aos bichos papões.
Argentina e Brasil são os maiores culpados pela fase ruim do futebol sul-americano com seus craques “estrangeiros” completamente exauridos pelo esforço na temporada européia. A distorção estoura, em níveis mais amplos, nas Copas do Mundo, disputadas nesta mesma época do ano. Não por acaso, o Velho Continente deitou e rolou nos últimos mundiais. Itália x França decidiram em 2006 e Espanha x Holanda em 2010.
Não que se deva atribuir tudo ao problema do calendário. Em edições recentes da Copa América, já havia a mesma situação e ainda assim o futebol foi de nível satisfatório. Desta vez, porém, o cansaço físico se juntou à ausência completa de inspiração, resultando no fiasco atual.
Pode-se dizer que foi a estréia praticamente perfeita. O Paissandu, ao contrário de tantos outros começos de torneios nacionais, debutou com vitória na Série C 2011. O placar foi magro (1 a 0), mas podia ter sido por dois ou três gols. Rafael Oliveira, Robinho, Héliton e Charles Vagner perderam boas chances. Contra um adversário desconhecido, o time resistiu bem ao desentrosamento e à falta de ritmo de alguns jogadores. Perdeu Rodrigo Pontes na metade do 2º tempo, mas soube se segurar na marcação e ainda levou muito perigo nos contragolpes. O ataque foi menos agudo do que poderia ser, mas a defesa exibiu segurança com Márcio Santos e Vagner. Aliás, fazia tempo que o Paissandu não tinha beques tão firmes.
O resultado projeta Mangueirão lotado para as próximas partidas, contra Rio Branco (AC) e Águia. Em caso de novos triunfos, a classificação à próxima fase fica praticamente selada.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 19)
1. Pelo menos no caso do Brasil, quer me parecer que o péssimo futebol apresentado na CA é o mais puro reflexo do pouquíssimo inspirado futebol que atualmente é jogado no nosso país pelos jogadores brasileiros. Tanto prova que o que há de melhor em atividade aqui (Neimar e Ganso) tiveram atuações discretíssimas por lá e ainda assim foram os que ainda dão alguma esperança de que o time nacional pode soerguer-se até 2014. 2. Parabéns ao paysandú. 3. Gerson, cadê as notícias administrativas do Remo? A falta de pagamento dos funcionários, mesmo após o Clube receber a verba do governo do estado, a demissão em massa dos funcionários e os correspondentes motivos não dão uma boa pauta não?
CurtirCurtir
Lógico que não vamos colocar o carro na frente dos bois, mais o que dá esperança no maior do norte, é que agora encontraram 2 zagueiros firmes e seguros, além disso, ainda precisamos ganhar entrosamento, afinal o time é quase todo novo. Só espero que a diretoria cuide bem da parte que lhe cabe, ou seja, logística e financeiro, para que possamos finalmente voltar a série B.
CurtirCurtir
Pode-se dizer que foi o tipo da vitória enganosa. O Araguaína está mais enbananado com o desentrosamento e o atraso na preparação do que o Paysandu e não creio que escapa do rebaixamento. O fato de a TV não ter transmitido contribui também para a ilusão coletiva.
CurtirCurtir
Amigo, vai dar o que comer para o SADAN! Faça essa caridade ao cãozinho, que está ate cego de um lado de tanto desgosto que o mesmo vem passando dentro do chiqueiro azul.
CurtirCurtir
Aproveita e leva também um Neocid ou Sarnapin e Creolina.
CurtirCurtir
Entre tapas e beijo essa torcida merece pelo que está pasando. Quanto mais diziam serem a maior do norte, maior estava ficando o buraco em que o clube se metia e para sair só com guincho e não é qualquer um. Haja potência. Por outra, essa torcida muito fraca e fácil de ser enganada, a cada jogo pelada que assistiam, chegavam empolgados dizendo que o latão estava cheiro, contando vantagens enquanto a cabeça entremeia na guilhotina. Todo sofrimento é pouco e tirando o SADAM e funcionários, únicos inocentes nesta decadência, eu faço das palavras do Amazonino as minhas.
CurtirCurtir
O moderador aceita crítica? A meu ver o Forlan e a análise dele sobre a copa américa valem o quê, que autoridade ele tem, gente? E depois, sinceramente, sem saudosismo, Gerson; O futebo lindo do Brasil de 1970 até 1994 não ganhou nada…o que dizer disso? Eu posso achar que sua análise é apaixonada? Vc um cara inteligente, experiente, catedrático, conhecedor…reflitamos, Gerson…O Brasil não tem que ganhar tudo sempre, futebol é bom por isso, o Brasil fez a sua melhor partida, vc mesmo disse que o goleiro deles foi o melhor em campo…
CurtirCurtir
O problema do Brasil e da Argentina são o técnicos, muito abaixo dos europeus, não sabem escalar e mexer no time, não têm autoridade suficiente pra barrar e não convocar, segundo as suas convicções, o que não acontece na Europa.
Quanto ao Paysandu esperemos pelas entradas do Potyguar e Josiel pra ver se
CurtirCurtir
Continuo acreditando que o Paysandu está no caminho certo, a exepção do tempo de trabalho, mas que com um bom treinador, isso pode ser superado.Acredito que com as entradas de thiago Potyguar e Josiel, como disse o amigo Otávio, a tendência é que o time cresça. Na minha opinião, o Araguaína, está rebaixado , as duas vagas, deverão ficar entre: Paysandu, Rio Branco, Luverdense e Águia. É a minha opinião.
CurtirCurtir
O Cláudio Santos também, como qualquer pessoa sensata, considera o Araguaína rebaixado. É questão de opinião, como eu. Nisso não há qualquer ofensa a terceiros, nem “secada” como querem alguns. A disputa pela vaga, obviamente, será contra os times de verdade: Águia, Rio Branco e Luverdense.
CurtirCurtir
Hei Cláudio! Vai querer acerta essa para dar poderes ao sem série LINS. Rsrsrsr…..
CurtirCurtir
Calma tudo é uma questão de opinião! Não podemos afirmar que o Araguaína será rebaixado….só porque perdeu a primeira? Ainda tem mais 8 rodadas. Dessa maneira, levo a crer que estão desmerecendo a vitória do maior do norte, inclusive com quebra de tabú.
CurtirCurtir
Mas é isso mesmo que está acontecendo: os remistas estão tentando desmerecer a vitória do papão, tentando convercer-nos de que o paysandu só ganhor pq o araguaína não vale nada.
esses remistas não descansam com a secação.
P.S.: não estou me referindo ao colega cláudio.
CurtirCurtir
Penso que os secadores como o Antônio Lins não devem ser levados em conta, pois a situação astral são bastante adversas entre os torcedores e os clubes em questão, bastando saber que o sofrimento destes é o cumprimento de uma penitência. Ficar sintonizado com o Paissandú é a opção mais certa a ser seguida por nós bicolores, afinal somos os melhores em qualquer situação, inclusive agora, como sempre e constante.
CurtirCurtir
Bom, vale ressaltar, que o fato de eu pensar que o Araguaína será Rebaixado, não desmerece a difícil vitória do Papão da Curuzu. Com toda certeza, algum ou alguns times padecerão em Araguaína. O que me refiro, é que ele não mostra força para buscar pontos fora de casa e, em aguns casos, como o de ontem, sequer dentro de casa, pela montagem errada e pela turbulência que esse time vem sofrendo, mas nada que desmereça a importante vitória Bicolor. Só isso.
-Acredito que o Paysandu será um dos classificados. É a minha opinião.
CurtirCurtir
Vencer o Araguiana se tornou obrigação pela diferença de nível ,tradição e envergadura no futebol.MAS isso não significa que ´e um time morto.OS 4 MELHORES TIMES DO FUTEBOL paraense tem reais chances de subir,isso que importa.Assim abrirá vagas para os que NÃO CONSEGUEM se classificar para campeonatos brasileiros.Ano que vem.Quem sabe não teremos dois na serie b,dois na C e mais dois na serie famigerada D ,mas que alguns dariam um braço para estar lá.
CurtirCurtir
Só mais uma coisinha não é de minha estirpe entrar em atrito sou da paz e sou educado ,civilizado e sabemos que nesse espaço 70 % tem pavio curto e apelam para ofensas e palavrões quando não se concorda com suas opiniões.Portanto quero apenas ENTENDER e pedir que me explique novamente ao meu querido amigo sr. JOÃO Marabá o que foi que quis dizer sobre os titulos entre 70 e 94?
Porque eu “lembro” que em 70 fomos campeões,em 87 fomos campeõs pre´-olimpico com Mirandinha, Valdo,Raí e em 89 fomos campeões da Copa AMÉRICA COM A BASE DO TIME CAMPEÃO DO MUNDO EM 94. NÃO FOMOS EM 90 TBM PQ A cbf HAVIA COMEÇADO COM rICARDO tEIXEIRA E ELE MANTEVE O lazzaronni NO CARGO DE TECNICO. AÍ ELE POS O RENATO GAUCHO NA RESERVA e deu no que deu,mas repito quer dizer não ganhamos 4 titulos de 70 para 94?
CurtirCurtir
Amigo, o período entre 70 e 94 perfez um período entremeio de 24 anos não foi? ah, Copa América vale alguma coisa? Pois este futebol que os saudosistas falam tão mal era o atual bicampeão, campeão da copa das confederações…só pra lembrar…Gente boa, eu quero é lembrar que o futebol brasileiro não está tal mal assim como querem dizer alguns. É que o futebol mudou muito…assim como outrtas modadlidades de esporte. O que prevalece hoje é força física, explosão muscular. Compara quantas vezes já foram batidos os recordes mundiais de 20 anos para cá…Agente se pergunta; Qual é o limite do ser humano? E olha, eu não sou pavio curto, não. Só não tenho sangue de barata e tenho opinião formada sobre tudo, como diria o poeta!
CurtirCurtir
Cláudio. Como sempre faço questão de mencionar, vc é um torcedor bastante sensato. e inclusive gosto de ler suas colocações neste precioso espaço.Acho que as pessoas deveriam admitir seus fracassos e não ficar conturbando o ambiente alheio. Deveriam sim,se não torcem pelo time da casa que está competindo,pelo menos ficar neutros.Todos tiveram oportunidade de estar onde o Papão se encontra e se não souberam aproveitar,dá licença.
CurtirCurtir
Agradeço pelas palavras, amigo Manoel, até porque sei que são sinceras, mas como já vinha falando: Acredito esse ano na subida do Paysandu à série B e, penso que a torcida será fundamental, juntamente com esse bom elenco que está sendo montado pelo Roberto Fernandes, para esse acesso. Grande abraço.
CurtirCurtir
Também elogio o sr Columbia ,rsrsrs por sua sensatez ,Outro que mencionei em outro tópico é o sr Valentim.Desde que seu time está sem campeonato,sem divisão e fazendo um grande papelão em campo e fora dele ,ele se ausentou de forma educada ,civilizada.Não aparece para xingar á toa ,demonstrando ranço e rancores próprios de quem não sabe ser desportista.Claro ele poderia e pode voltar a postar sempre que queiser sobre qualquer assunto.
Inclusive postei em outro tópico sobre pessoas que não tem um segundo time para torcer e ficam perdendo tempo expondo suas invejas pelo maior rival.Ora quer ofender ,faça uma campanha na porta do estádio do seu time super-rebaixado,faça cartazes,exija organização e times em nivel pelo menos de uma serie D.Tbm como desportista que sou e uma pessoa justa parabenizo o técnico do Columbia.
CurtirCurtir
Águia (de Carajás) e Paysandú (do Pará) vão subir, é verdade…as duas vagas estão fechadas…O “fora” ano que vem pode ficar até em 6º lugar no Campeonato Paraense que ainda assim terá sua vaga assegurada na série “fona”…mas vai ter batalhar muito pra ficar nessa posição! rsrsrsrsrs
CurtirCurtir
Torço por uma final entre Uruguai e Paraguai com vitória do segundo. Afinal existe uma promessa de desfilar pela conquista, completamente nua, feita pela Larissa Riquelme
CurtirCurtir