Por Mônica Bergamo, colunista da Folha SP
Reportagem tentou ouvir mulher de candidato tucano por dois dias, sem sucesso.
O discurso do candidato à Presidência José Serra (PSDB) de que é contra o aborto por “valores cristãos”, que impedem a interrupção da gravidez em quaisquer circunstâncias, é questionado por ex-alunas de sua mulher, Monica Serra. Num evento no Rio, há um mês, a psicóloga teria dito a um evangélico, segundo a Agência Estado, que a candidata Dilma Rousseff (PT), que já defendeu a descriminalização do aborto, é a favor de “matar criancinhas”.
Segundo relato feito à Folha por ex-alunas de Monica no curso de dança da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a então professora lhes contou em uma aula, em 1992, que fez um aborto quando estava no exílio com o marido. Depois do golpe militar no Brasil, Serra se mudou para o Chile, onde conheceu a mulher. Em 1973, com o golpe que levou Augusto Pinochet ao poder, o casal se mudou para os Estados Unidos.
OUTRO LADO
A Folha tentou falar com Monica Serra durante dois dias para comentar o relato das ex-alunas, sem sucesso. Um dia depois do debate da TV Bandeirantes, no domingo, 10, a bailarina Sheila Canevacci Ribeiro, 37, postou uma mensagem em seu Facebook para “deixar a minha indignação pelo posicionamento escorregadio de José Serra” em relação ao tema.
Ela escreveu que Serra não respeitava “tantas mulheres, começando pela sua própria mulher. Sim, Monica Serra já fez um aborto”. A mensagem foi replicada em outras páginas do site e em blogs. “Com todo respeito que devo a essa minha professora, gostaria de revelar publicamente que muitas de nossas aulas foram regadas a discussões sobre o seu aborto traumático”, escreveu Sheila no Facebook. “Devemos prender Monica Serra caso seu marido fosse [sic] eleito presidente?”
À Folha a bailarina diz que “confirma cem por cento” tudo o que escreveu. Sheila afirma que não é filiada a partido político. Diz ter votado em Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) no primeiro turno. No segundo, estará no Líbano, onde participará de performance de arte. Se estivesse no Brasil, optaria por Dilma Rousseff (PT). Sheila é filha da socióloga Majô Ribeiro, que foi aluna de mestrado na USP de Eva Blay, suplente de Fernando Henrique Cardoso no Senado em 1993. Majô foi pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP, fundado pela primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008).
Militante feminista, Majô foi candidata derrotada a vereadora e a vice-prefeita em Osasco pelo PSDB. A socióloga disse à Folha estar “preocupada” com a filha, mas afirma que a criou para “ser uma mulher livre” e que ela “agiu como cidadã”. Sheila é casada com o antropólogo italiano Massimo Canevacci, que foi professor de antropologia cultural na Universidade La Sapienza, em Roma, e hoje dirige pesquisas no Brasil.
A Folha localizou uma colega de classe de Sheila pelo Facebook. Professora de dança em Brasília, ela concordou em falar sob a condição de anonimato. Contou que, nas aulas, as alunas se sentavam em círculos, criando uma situação de intimidade. Enquanto fazia gestos de dança, Monica explicava como marcas e traumas da vida alteram movimentos do corpo e se refletem na vida cotidiana.
Segundo a ex-estudante, as pessoas compartilhavam suas histórias, algo comum em uma aula de psicologia. Nesse contexto, afirmou, Monica compartilhou sua história com o grupo de alunas. Disse ter feito o aborto por causa da ditadura. Ainda de acordo com a ex-aluna, Monica disse que o futuro dela e do marido, José Serra, era muito incerto.
Quando engravidou, teria relatado Monica à então aluna, o casal se viu numa situação muito vulnerável. “Ela não confessou. Ela contou”, diz Sheila Canevacci. “Não sou uma pessoa denunciando coisas. Mas [ela é] uma pessoa pública, que fala em público que é contra o aborto, é errado. Ela tem uma responsabilidade ética.”
E agora, xiitas, ultra-conservadores, cristãos-fundamentalistas e neo-fascitas de plantão? A casa caiu?
CurtirCurtir
Anta és tu, safado. Tu sabes que ele estava cotado pra ser vice do Serra, que metade do tucanato do DF fazia parte do secretariado do Arruda e que as empresas que trambicavam em Brasília trambicavam em São Paulo, conforme comprovou a Operação Castelo de Areia, que a tucanalha conseguiu trancar na justiça.
Vota em quem tu quiseres, mas não vem posar de bom moço que estás longe disso.
CurtirCurtir
Imprensa Brasileira: Vergonha Nacional
Estou chocada com a mídia brasileira. Quando é para caluniar,a Dilma, Lula e PT não medem esforços. Publicam qualquer coisa! Mas quando é para dizer a verdade, simplesmente ignoram o fato. Meu Deus quanta hipocrisia! Se fosse a Dilma a fazer um aborto, a notícia estaria em todos os meios de comunicação. ATÉ QUANDO TEMOS QUE AGUENTAR ISSO? Temos o direito de saber a verdade!
A IMPRENSA BRASILEIRA É DIGNA DE VERGONHA!
CurtirCurtir
Já fizeram a mulher do Serra abortar? Essa estória está mal contada, por que pelo que sei na época da DITA DURA quem conheceu o pau argentino foi uma peruquenta.
CurtirCurtir
E ne Berlli! Quando o negócio acontece dentro de casa, nunca e verdade, mais quando e na dos outros e verdade! Se liga amigo, se o PT de Lula, Dilma, é Ana Júlia, não presta e são safados, como você e outros comedores de barro falam por aqui, o seu PSDB, não fica atráz não, fica muito na frente, pois vocês fizeram escola !!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Calma André, os vampiros são os que se avermelham com o PT. Barro é cardápio do futuro. He, he, he…..
CurtirCurtir
E mesmo é Berlli! Só não se esqueça, que o teu preferido candidato à presidente da república, desviou verbas públicas para à conclusão do “rodo-nel” de São Paulo, para financiar a sua própria campanha.
As notícias, so tem veracidade quando é, em relação ao Partido dos trabalhadores, mais quando é contra o teu PSDB, e uma calunha contra os coitadinhos, e anjinhos . Te dizer!
CurtirCurtir
Para o desespero dos amarelos aqui de Belém, à atual governadora a Ana Júlia, encostou no cara de macaco, é já existe um empate técnico aqui em nossa capital, pequizem na net, é quem não for à favor tire suas duvidas!!!
CurtirCurtir
Correção: Pesquizem.
CurtirCurtir
vai sonhando clone, vai sonhando, sonhar não custa nada e ainda vira pesadelo kkkkk
CurtirCurtir
E o lobo vestido de cordeiro, e agora, enquanto a Dilma pegava choque na genitalia, o Serra tomava vinho chileno.
O Diabo consegue recitar ate o evangelio como forme sua conveniencia.
Dilma Neles! Que Deus nos ajudem, eu em….
CurtirCurtir
Dia o Dia´rio do Pará:
Diante de um cenário de redução da dianteira que tinha em relação a José Serra (PSDB), a campanha de Dilma Rousseff (PT) alterou sua previsão de gastos, dobrando a expectativa de desembolso no segundo turno -de R$ 47 milhões para R$ 94 milhões.
Mais um desfalque no cofre público autorizado pelo LULA LÁ.
CurtirCurtir
Se o povo brasileiro fosse mais inteligente, não seríamos usados como somos. A imprensa não estaria nas mãos de meia dúzia de empresários que sempre ditaram as regras do jogo, que sempre publicam o que querem. Vejam o que eles fazem com a Dilma. Se uniram em torno da candidatura de José Serra e fizeram de tudo para derrubar a candidata do Lula. começaram tentando ligar Dilma às invasões fiscais, que nada tiveram a ver com política e que já havia acontecido a mais de um ano atrás, mas só agora eles fizerem questão de dá audiência. depois ao escândalo da Casa Civil. Como nada do que eles tentavam dava resultado, partiram para a baixaria e deram publicidade total às calúnias difundidas no meio dos fanáticos religiosos, entre as pessoas mais desinformadas e sem a mínima capacidade de raciocínio. E nesse ponto eles acertaram em cheio, pois criaram o pânico e o terror entre os mais humildes e ignorantes. E o sr. Serra e sua digníssima família sempre explorando esses episódios da forma mais perversa possível, levando inclusive para os seus programas de televisão. Agora, que a máscara caiu, com toda a certeza, não será dado sequer notícia dessas informações. Ou será que você imagina ver estampada uma manchete sobre esse assunto na capa dos jornais Estadão, Globo, das revistas Veja, IstoÉ ou sendo informado por algum apresentadorzinho da Rede Globo? Claro que não. Portanto, os ingênuos nunca saberão disso. Algum pastor ou padre falará que a mulher do Serra já fez aborto, durante o seu sermão? Pobre povo brasileiro!!! É isso que a mídia, pertencente e a serviço dos grandes empresários, quer: que o povo continue na miséria, por isso, eles pregam para não votar na Dilma.
CurtirCurtir
SIM, o Padre Léo, da Canção Nova, já falou que o Serra, ministro da Saúde de FHC, foi a favor da legalização do aborto. SE QUISER o vídeo, eu mando (é só informar o e-mail). MAS claro que nada disso a grande mídia vai divulgar. O estrago já está feito.
CurtirCurtir
è, parece que Andre e Berlli, não sao de sao paulo, meus amigos eu sou, e posso dizer que no momento peço as forças do bem que regem este planeta que nos salvem não só do Serra (PSDB) como dessas religiões que tem como personagens pedofilos, crimes horrorosos contra inocentes(idade média) e que pregam o odio entre as pessoas.
Peço a você também, que deseja que nosso país e os brasileiros
continuem desfrutando das melhorias conseguidas a tão duras penas que no próximo dia 31 vote com amor, vote numa mulher!
CurtirCurtir
É O SERRA, ministro do Planejamento de FHC, cargo que estranhamente ele não gosta de citar no horário eleitoral, que quer voltar e vender o restante do Brasil. Até a Petrobrás, ele tentou vender e antes tentou mudar o nome para ‘PETROBRAX’, pois isso facilitaria a pronúncia em inglês. AQUI no Paraná, o Requião não vendeu a Copel, e ela permanece como patrimônio do povo paranaense, gerando energia de qualidade a preço baixo, incluindo a tarefa ZERO para pessoas de baixa renda. ALGUMA comparação com a CELPA, que os tucanos venderam?
ACORDA, povo!!!
CurtirCurtir