Eu logo vi. Diferentemente do que o blog publicou na manhã desta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disse a frase “Ronaldinho Gaúcho não merece ir à Copa”. Alan Clendenning, diretor de redação da Associated Press no Brasil, agência de notícias que fez a entrevista com Lula, o material foi traduzido de forma errada pelo site Goal.com. Outros veículos de todo o mundo usaram o material traduzido erradamente como referência, explicou Clendenning. Daqui, nossas desculpas pelo erro involuntário.
Confira abaixo trecho da entrevista concedida por Lula à AP na qual ele fala sobre Seleção Brasileira e Copa do Mundo. A entrevista está, na íntegra, à disposição no site da Presidência da República.
AP: Presidente, eu queria aproveitar para pedir um palpite para o senhor sobre a Copa do Mundo na África do Sul. Como acha que vai estar o Brasil aí nessa Copa? Dunga falou uma coisa: que jogador que está fora da seleção é melhor do que o que está dentro. O senhor acha que está faltando algum jogador na Seleção?
Lula: O que o Dunga falou?
AP: Que jogador bom é aquele que está fora, que não é convocado, não é? O jogador ruim é aquele que está dentro. Acho que, um pouco, falando sobre o caso Ronaldinho.
Presidente: Bem, eu acho que o Dunga fala com autoridade moral. É importante lembrar que em 90 o Dunga foi acusado do fracasso da Seleção brasileira na Itália, não é? E, em 94, o Dunga voltou e foi campeão do mundo nos Estados Unidos, como capitão da seleção brasileira. No Brasil é o seguinte: cada um de nós é um técnico. O Brasil tem 190 milhões de técnicos, todo mundo é metido a entender de futebol. Então, normalmente acontece. O técnico, que tem a responsabilidade de consultar seus assessores e convocar, de repente as pessoas ficam dizendo: “Ah, mas tal jogador que não foi convocado é melhor”. Se tem uma coisa que eu gosto no Dunga é que ele está convocando jogadores que, naquele momento, estão jogando melhor. Esse é um critério. O outro critério é o critério da confiança. Não basta o jogador ser bom, é preciso saber se o jogador tem a confiança do técnico no cumprimento das orientações táticas que o técnico dá, porque futebol é um esporte coletivo, ou seja, não basta você ficar rebolando sozinho, você tem que chegar no gol do adversário e marcar gol. E eu acho que o Dunga está fazendo um bom trabalho de equipe. Então, eu … O Dunga tem sido um técnico de sucesso no Brasil, mais do que muita gente famosa que dirigiu a seleção brasileira.
Dá pena ver o Gaucho jogar, realmente não tem mais nenhuma condição física para jogos competitivos. Se ele vier jogar no Brasil talvez ainda faça ulguma graça.
CurtirCurtir
Cláudio, que voce acha da explicação técnica do LULA sobre o Ronaldinho?
CurtirCurtir
Amigo, Berlli, me fez lembrar das explicações do Luiz Omar. Como diz o Cearense(que minha mulher não leia isso): Pense em dois cabras que não entendem nada de futebol.
CurtirCurtir
Lula não quer o Ronaldinho Gaúcho na seleção e ponto. Esta é a verdade. Não concorda com o Dunga? Então…
CurtirCurtir