Do Portal Terra
Dois anúncios de cosméticos que usavam fotos alteradas por computador foram proibidos na Grã-Bretanha sob a acusação de que eram ‘enganosos’. Os anúncios, das marcas Lancôme e Maybelline, da empresa L’Oreal, traziam fotos da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington manipuladas por computador. A decisão foi tomada em resposta à denúncia da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as propagandas “não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar”.
O órgão regulador da publicidade britânica, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta. Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a L’Oreal admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as duas propagandas fossem enganosas.
Swinson disse que, apesar de alguns retoques serem aceitáveis, os dois anúncios em questão eram “maus exemplos de propaganda enganosa” e poderiam contribuir para problemas com a autoimagem dos consumidores. “Deveríamos ter alguma honestidade nos anúncios publicitários e isso é exatamente o que a ASA está aqui para fazer. Estou contente que eles tenham apoiado estas denúncias.”
Ah se a moda pega por aqui…
Se o dito órgão regulador britânico um dia vier realizar atuações em caráter experimental aqui no Brasil, o mesmo terá muito trabalho com as propagandas enganosas nacionais, sobretudo aquelas de caráter político-eleitoreiro às vésperas dos pleitos.
CurtirCurtir
Por incrível que pareça, o DF Wladmir Costa apresentou um projeto de lei (desconheço o número) para que as fotos publicadas em anúncios, quando alterada pelo Photoshop, constem uma advertência sobre. A Playboy que o diga!
CurtirCurtir
Eu só lamento que esse cara “represente” os interesses do Pará
CurtirCurtir
FRASE DO DIA: marca enganosa.
” O LEÃO AZUL É O MAIS QUERIDO”
CurtirCurtir
Aqui no Brasil desde desodorante anti transpirante a creme dental enganam o consumidor, acho que eles poderiam dar uma chegadinha por aqui.
CurtirCurtir
Xará, tem até o setorista que grita aos 4 cantos que um determinado arroz não tem colesterol. Ora, qualquer tipo de arroz, por ser um vegetal, não contém colesterol. Na natureza, somente os animais pruduzem colesterol.E o pior, é o culto de prefeitos e assessores, cujo povo passa pelas maiores violências como falta de saúde, educação e principalmente saneamento básico, mas são transformados em grandes políticos.
Ps. Tem um setorista que “propangadeia” um tratamento de água confundindo os termos alcalina com cristalina. Aqui, se eu fosse o dono da empresa ou representação retiraria do ar devido o improviso excessivo do locutor.
CurtirCurtir
+Gérson, passa essa pra “eles”. Pelo menos parariam com tanta bobagem.
CurtirCurtir
Ja li em embalagem de óleo q naquele produto nao havia colesterol, fala dério ne?
CurtirCurtir