De olho nos esquartejadores

Da coluna de Guilherme Augusto, no DIÁRIO

Diga lá, Duda!

No Painel Político, ontem, a coluna, que este jornal publica junto com a Folha de S. Paulo, diz que a divisão da Bahia voltou à pauta no estado depois da aprovação pelo Congresso Nacional da realização de plebiscito para decidir sobre a possível separação do Pará. É o caso de se perguntar ao publicitário baiano Duda Mendonça, que deverá capitanear a campanha publicitária pela criação do Estado de Carajás e, também, do Estado do Tapajós, se ele continua ou não antiseparatista no seu Estado?

Passado antiseparatista

Só para lembrar, Duda foi o responsável pela criativa campanha, que poderá ser copiada pelos antiseparatistas paraenses, idéia defendida pelo secretário de Estado, Zenaldo Coutinho (Casa Civil), contra a divisão territorial da Bahia. Com emoção à flor da pele, bem ao estilo do publicitário, a campanha conquistou corações e mentes dos baianos. Se aqui daria certo, aí são outros quinhentos.

Plebiscito barrado

Na Bahia, ao contrário do que acontecerá no Pará, em dezembro, não houve plebiscito. A proposta da consulta sobre a divisão ou não do Estado foi barrada na Câmara dos Deputados, em 2007, por pressão de vários parlamentares baianos antiseparatistas, entre eles, o então todo-poderoso ACM.

9 comentários em “De olho nos esquartejadores

  1. Perguntem se dividindo a Bahia terão mais empregos para ver ser eles aceitam? Melhor assim 365 dias do ano sem fazer nada e dale carnaval.

    Curtir

  2. Ontem saiu uma pesquisa altamente preocupante, que mostra vantagem dos anti-separatistas por apenas cinco pontos, quase um empate técnico, enquanto que os indecisos são vinte e dois por cento. Sem dúvida, as chances da divisão do estado são imensas!

    Curtir

    1. Eu iria fazer essa pergunta, mas vc ja respondeu, realmente é muito preocupante, moro em Manaus e eles aqui estão torcendo muito pra essa divisão, todos sabem que eles tem uma rixa com paraenses e estão adorando a ideia do nosso estado ficar dividio e bem menos que o amazonas….

      Curtir

  3. Caro Gerson,
    Nós aki nos sul e sudeste do Pará somos a favor dessa divisão, pois com a imensidade do estado fica muito difícil de administrar e com isso sofremos bastante. Moramos por aki e sabemos das dificuldades que encontramos para ter uma vida masis digna. Os poucos recursos que sobram para essas bandas, ficam pelo meio do caminho. Uma das provas disso, exemplificamos o descaso em Tucuruí, onde se encontra a maior hidrelétrica genuínamente nacional e basta o céu escurecer que já ficamos sem energia, imagina quando chove!!!Outro exemplo são os casos da Transcametá e BR 422 (Tucucurí/Novo Repartimento), à tempos estão só na promessa de asfalto e assim por diante. Vou me abster de mais exemplos por falta de espaço e tempo rsrsr…. mais essa é nossa realidade.

    Curtir

    1. Amigo Matheus,

      Lêdo engano seu e dos demais, que pensam que com a divisão do Estado vocês terão essa tão anunciada vida digna. Já ficou provado em outras divisões que a penúria, os descalabros e a falta de recursos continuará a mesma para as populações mais pobres. O que falta para melhorar a situação dessas pessoas é um MP mais atuante, fiscalizando com mais rigidez as prefeituras locais e as suas corrupções. Verifique em sua cidade se o prefeito fez o uso correto das verbas do FPM e do FPE que foram repassadas em prol do município, e também verifique se as verbas que a União repassou do FNS (Sistema Único de Saúde), e da Educação (A parte que é aplicada para o ensino fundamental) foram aplicadas corretamente no seu Município. Acho que além do MP a sociedade precisa fiscalizar com uma maior intensidade.

      Curtir

  4. AQUI É DIFERENTE, DESDE O GOVERNADOR ATÉ DEPUTADOS ESTADUAIS, QUE DEVERIAM REPUGNAR TAL IDÉIA, SÃO OS PRIMEIRO A LAVAREM AS MÃOS. NUNCA O PARÁ ESTEVE TÃO MAL REPRESENTADO EM SEUS INTERESSES DE CRESCIMENTO NA FEDERAÇÃO.

    Curtir

  5. Simão Jatene, em cima do muro, Jader Barbalho,( a favor da divisão
    por motivos eleitoreiros e óbvios financeiros), PT de Ana Julia, libera seus filiados, Almir Gabriel, a favor de Tapajós, isso sem falar nos inumeros deputados estaduais e federais, que apoiam a divisão. TRISTE PARÁ.
    É por isso que o Pará, esta cada vez mais rápido chegando ao fundo do poço.
    TRISTE PARÁ.
    Nosso amor pelo Pará, não é o mesmo amor que esses homens tem pelo Pará.
    TRISTE PARÁ.

    Curtir

  6. Sinomar acaba de ser contratado pelo Remo.Coitado do treinador.Foi “desneuronizado”.Assim como os homens de preto(mib em ingles,MAN In Black)fazem com quem tem contato de terceiro grau com ETs ,assim os diretores da Remo fizeram com Sinomar.Ele esqueceu o que passou ano passado e vai reviver tudo de novo igualzinho.Pode desengavetar a coluna de uns dias depois da demissão do Remo SR.GERSON e esperar a oportunidade pra republica-la.Vai mudar só a data,te dizer.Dá vontade de rir.Sinomar já provou que é um bom treinador ,não precisava passar vexame de novo.

    Curtir

  7. Quanto ao Pará vou repetir o que me disse dr Alonso meu patrão.Abram aspas
    ” Meu Caro pastor e amigo ,meu reverendo seu estado vai ser dividido em breve.Já tem até os possiveis nomes para quem será o primeiro governador.”
    Detalhe me disse isso ano passado ,tem um ano.Ainda nem saia nada na imprensa.Saia de forma velada.
    Fiquei calado porque tudo que ele falava acontecia ,não sei sobre suas fontes e nem pergunto ,apenas ouvi e está aí.Acham que o esforço solitário de alguns jornalistas como o sr.Gerson que luta bravamente vai adiantar?Acham que os nossos politicos que tem coragem de desviar recursos de merenda escolar de crianças vão se esforçar ou ser sensivel a quem quer que seja.Essa turma quer é PODER ,DINHEIRO E FAMA.Infelizmente.
    Simples Assim

    Curtir

Deixe uma resposta