
Por 2 a 1, o Remo venceu o clássico de nº 705 da história do Re-Pa, neste domingo, no estádio Edgar Proença, válido pela quarta rodada do returno do Parazinho. Marlon e Landu marcaram os gols remistas e Bruno Rangel fez o do Paissandu. O placar foi construído todo no primeiro tempo. Os remistas, mais agressivos nos primeiros minutos, chegaram ao gol num cabeceio de Marlon escorando cruzamento de Marciano, logo aos 3 minutos. Em seguida, num lance rápido, Gian quase ampliou. Aos 12 minutos, Tiago Potiguar cobrou falta, Adriano espalmou e a bola ainda bateu na trave. Aos 15 minutos, Gian bateu rasteiro e Fávaro salvou com os pés.
Veio, então, o empate do Paissandu. Aos 17 minutos, em cruzamento perfeito de Tiago Potiguar da esquerda, Bruno Rangel se antecipou a Raul e bateu para as redes. O jogo ficou mais equilibrado e o Paissandu continuou tentando o desempate. Aos 27 minutos, Moisés aparece finalmente em campo e recebe livre na área. Chuta forte, mas Adriano defende e a zaga afasta. O Remo, que parecia encolhido, arrisca uma saída ao ataque e chega ao segundo gol, aos 36 minutos. Marlon recebe pelo lado esquerdo da área e cruza. A bola resvala num defensor do Paissandu e é tocada de raspão por Landu, desviando de Fávaro.

Aos 38 minutos, um lance importante no jogo. Gian, que já tinha cartão amarelo, dá combate a Sandro junto à área do Remo. O volante força a jogada e o árbitro aplica o segundo cartão, expulsando o meia, sob protestos dos azulinos. Giba recompõe o setor de meio-de-campo, substituindo Marciano por Otacílio.
Na etapa final, com um a menos, o Remo volta recuado, aguardando o Paissandu em seu campo. Aos 7 minutos, a primeira grande chance de empate. Moisés recebe bola na área e bate rasteiro, a bola ia saindo mas Adriano ainda desvia. Charles troca Fabrício por Eanes, adiantando ainda mais o time na busca pela igualdade. Aos 17, cruzamento na área é rebatido pela defesa do Remo e Eanes bate de primeira, rasteiro, mas Adriano segura firme. No minuto seguinte, Cláudio Allax sai driblando e avançando rumo à área e fica frente a frente com Adriano. O chute sai à meia-altura e o goleiro pega.
Sob chuva forte desde o começo, o jogo é disputado mais na base do chutão. Charles promove a entrada de Zé Augusto no lugar de Alexandre, para pressionar ainda mais o Remo. Giba troca Fabrício Carvalho por Vélber. Aos 23 minutos, Sandro comete falta e reclama da marcação, acintosamente. O árbitro Marcelo de Lima Henrique aplica, então, o segundo cartão. Transtornado, o volante e capitão do Paissandu avança sobre o bandeirinha, xingando e culpando pelo recebimento do cartão. O árbitro se interpõe entre os dois, mas Sandro dá um empurrão no bandeira. “Você é remista…”, acusa. Agressivo, mesmo contido pelos companheiros, grita que o auxiliar só consegue apitar aqui no Pará.

O Remo substitui Marlon por Levy e o jogo volta a ficar parelho, com ataques de parte a parte, mas os times insistem nos cruzamentos aéreos, sem maior perigo para as duas defesas. Contundido, Tiago Potiguar é substituído por Marquinhos, mas o placar segue sem alteração até o final.
Com a vitória, o Remo passa a somar 9 pontos e assume o segundo lugar do returno, atrás do Águia, líder isolado com 12. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola)