No sufoco, Remo passa pelo Santa Rosa

O Remo, mesmo sob sufoco, conseguiu derrotar o Santa Rosa por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Baenão, e se manteve entre os quatro primeiros classificados do returno. Na etapa inicial, domínio azulino. Nos 45 minutos finais, reação heróica do Santa Rosa, que conseguiu empatar a partida, mesmo com um homem a menos. A partida foi decidida num pênalti discutível marcado pelo árbitro Joel Silva dos Santos, aos 37 minutos do segundo tempo, em lance que envolveu o lateral Marlon, provocou revolta entre os jogadores do Santa Rosa, que protestaram bastante contra a marcação. 

No primeiro tempo, apesar do excesso de passes errados (24) e falhas de posicionamento, o Remo foi superior e conseguiu estabelecer vantagem de 2 a 0. Pedro Paulo, depois de falta cobrada por Gian, abriu o placar aos 3 minutos. Aos 30, Fabrício Carvalho fez o segundo para o Remo, cobrando falta no ângulo direito do goleiro Flávio. Para tornar tudo ainda mais favorável ao time de Giba, o zagueiro George recebeu o segundo cartão amarelo ao derrubar o goleiro Adriano quando este se preparava para repor a bola em jogo.

Na etapa final, logo aos 6 minutos, Marclécio mandou uma bola no poste direito, assustando Adriano. Aos 11, o Santa Rosa finalmente diminuiu em bela jogada individual do centroavante Marcelo Dias, melhor homem em campo. Cinco minutos depois, Marcelo também conseguiu superar a marcação do zagueiro Jorge Santos e tocou a bola para Kevson empatar a partida. A surpreendente reação do Santa Rosa trouxe instabilidade ao setor defensivo do Remo, que cometeu outras falhas e quase sofreu o terceiro gol, em disparo de Marclécio que resvalou no travessão. 

O técnico Giba decidiu então alterar o sistema de três zagueiros, substituindo Jorge Santos por Levy. A modificação acalmou a defesa, que passou a ter Pedro Paulo e Raul como dupla central, mas não foi suficiente para fazer com que o Remo retomasse o controle do jogo. Giba fez novas mudanças: tirou Héliton e lançou Samir e substituiu Patrick por Alessandro.

O Remo aumentou a pressão, com jogadas pelas extremas com Landu e tentativas de fora da área com Fabrício Carvalho e Gian. Até que veio a jogada de Marlon, que invadiu a área pelo lado esquerdo. Recebeu o combate da zaga e caiu. O árbitro marcou e o próprio Marlon converteu o pênalti.

Apesar do gol, o Remo continuou com problemas na retaguarda e no meio-campo. Aos 45, Marclécio quase empatou de novo, acertando o travessão em chute de longa distância. Aos 47, Kevson foi expulso depois de agarrar Gian e impedir um contra-ataque remista. Em seguida, aos 48, Adriano fez grande defesa em cobrança de falta no ângulo esquerdo.

A renda foi de R$ 28.155, para um público de 2.084 pagantes, com 400 credenciados (2.484 no total). (Fotos 1 e 2: MÁRIO QUADROS; foto 3: TIAGO ARAÚJO/Bola)

29 comentários em “No sufoco, Remo passa pelo Santa Rosa

  1. O Remo continua tão fraco quanto antes. Como previsto, não houve qualquer evolução. Foi só fogo de palha: depois do início arrasador, o time voltou a repetir os mesmos erros. E, apesar de alguns jovens, morreu fisicamente no segundo tempo.

    O pobre Santa Rosa empatou e só não garantiu o resultado por causa de um indivíduo mal intencionado, tudo porque é preciso valorizar o clássico de domingo.

    Enquanto aqui tudo gira em torno do re-pa, em SP vimos Palmeiras e Corinthians eliminados, simplesmente as duas maiores torcidas de lá.
    Embora também existam erros de arbitragem em SP, vemos que eles tem um campeonato bem mais sério que o nosso… Vemos tambem como foi ruim ter centralizado o futebol paraense em cima de remo e paysandu.

    Conclusão óbvia: o desempenho ruim dos nossos times em nível nacional está ligado ao fato de que no Brasileiro não tem “apito amigo” para carregar a dupla re-pa até a final…

    * A nota cômica foi o comentarista da TV Cultura: empolgado com a vitória parcial de 2 x 0 do Remo, ele dizia que o time tinha “melhorado muito”, era outra equipe, estava com novas jogadas etc.
    Depois do vexame, ele mudou de opinião e passou a dizer que os gols iniciais tinham sido injustos, de bola parada etc…

    Curtir

    1. Cleiton, concordo com sua opinião, é triste ver e ouvir “comentaristas” sem nenhuma condição para tal, teve alguns deles que tiveram a cara de pau de achar que o Remo teve alguma evolução, que mereceu a vitória e que o penalti foi discutível(só olhando a TV), te dizer.
      Há também torcedores que acham que entendem tudo, que só treinador de fora que presta, observem um dos comentários abaixo:
      O primeiro tempo houve evolução devido o trabalho do Giba, já no segundo tempo o Remo apresentou os defeitos do Sinomar (não sei se é pra rir ou pra chorar), quanta discriminação com o profissional local. Se fosse um treinador local que tivesse a frente desses três jogos do remo, já teria rodado há muito tempo, nem no Columbia de val de cans ele resistiria.

      Curtir

  2. A dupla Re-Pa ficou mal-acostumada a jogar só em casa desde época em que o campeonato era metropolitano e os adversários não tinham estádio. Hoje o campeonato se democratizou um pouco, mas ainda há resquício do passado a maneira que Santa Rosa e Ananindeua beneficiam a dupla Re-PA a terem mais jogos em casa que os demais concorrentes. Ocorre que a FPF dá com a mão direita e toma com esquerda, pois para bancar as despesas das partidas de Santa Rosa e Ananindeua, ela (FPF) estipula cotas salgadas das rendas de bilheterias que prejudicam a dupla RE-PA.

    Curtir

  3. E no duelo entre Guaiamun e Giba, quem deu “nó tático” em quem? Aguardemos a análise/justificativa do Cláudio e o comentário/provocação do Nazareno.
    O fato é que o “IDH de Melgaço” neste 2º turno vai do drama (diante do ananin “oficial” e do santa “empresarial”) à tragédia (diante dos romualdos). No domingo – mesmo assim – alguém pode adiar mais uma vez o acesso a alguma coisa de nível nacional.

    Curtir

  4. Uma constatação: se os futuros adversários do Remo trouxerem árbitro de fora, o Remo não vai para as semifinais, muito menos para a quarta divisão. O time é muito fraco para ganhar as pedreiras que tem pela frente.

    A arbitragem do Pará é indefensável. Depois de tantos erros, mais este, igualmente vergonhoso. Por que só erram a favor dos grandes? Ninguém pode criticar os times pequenos pela mania de trazer árbitros de fora…

    Curtir

  5. Gerson, eu não vejo o Remo tão fraco assim não, como falou o Cleiton. Penso que o Remo do 1º tempo foi bem, apenas repetindo alguns defeitos da era Sinomar(Muitos passes longos, Gian correndo demais, as vezes, …), o que penso ser natural, afinal, ninguem muda em 6(foram seis e não dez) dias de trabalho, os erros cometidos em 11 meses. O esquema 3-5-2, nada tem haver com a queda de produção do Remo, no 2º tempo. Foi dito pelo Giba, que o P.Paulo, seria o homem da sobra e, ele não estava nela, na hora do 2º gol do SR. Samir não conseguiu mostar, ainda todo seu futebol, na era Giba. O Condicionamento físico da equipe, ainda não é dos melhores e, nem poderia, pois ninguem faz milagre em 6 dias, só não perguntem pro Abelardo, pois pra ele o Remo está voando(cara de pau). Agora gostei da busca pela vitória, até o último minuto, isso é típico dos times treinados pelo Giba. Falei, no meio de semana, que esses garotos sub 20, tem que ser colocados aos poucos pra jogarem, pois, nenhum deles teve base adequada, então, quando vc força um treinador a colocá-lo, vc estará prejudicando e muito o time. O Time do Remo está passando por ajustes e, como sempre, passará por aperto. Com Marciano e Velber, acredito na recuperação do Leão. Penso que, na hora que der, Giba irá aos poucos substituindo essa garotada.Agora os jogadores rodados, que ele tem pra substituir… . Vi, no jogo de ontem, uma boa evolução tática. O Tempo vai provar isso.
    – Bobagem do dia: Nas primeiras do Esporte, o Ailton Silva, mostrando que entende e muito de planejamento de um time, soltou essa: ” E saber que o Remo interrompeu todo um bom(?) trabalho que o Sinomar vinha fazendo no Remo e, o Giba, já fez duas partidas e não conseguiu agradar”. Te dizer. Amigos, tem gente que ainda chega ao cúmulo de lembrar do Sinomar, depois de tudo errado que ele fez e, o Giba a bom mostrar a todos. Só me preocupa uma opinião dessa, pelo fato de ser da Imprensa, que é sim formadora de opinião. Agora, o que me deixa um pouco menos preocupado, é que o torcedor, hoje, não é mais bobo, até na Imprensa, quem entende e quem não entende de futebol.

    Curtir

    1. Pô, fala sério!
      Ver evolução em um time desorganizado, isso é demais. Assim, deverias trocar este teu nick, para assessor deste timinho. Todo mundo viu, não havia muita coisa fora do normal que estamos acostumados em ver este em ação, mudou-se o técnico, mas naum o endereço de mal eficiência e eficácia. É o retrato do nosso futebol que através de um ciclo vicioso de administrações desastrosas, imcopetente e acima de tudo, falta de respeito com o quem move os grandes, à tocida! Não temos como visualizar o futuro, pois, nada sem planejamento, chega-se a lugar algum.
      Fica apenas a lição e daqui a alguns anos, o Pará vai ser o Estado do JÁ TEVE. infelizmente!

      Curtir

  6. Desculpe.
    Agora o que me deixa um pouco menos preocupado é que o Torcedor, hoje, não é mais bobo e, sabe muito bem distinguir, até na imprensa, quem é que entende e quem não entende de futebol.

    Curtir

  7. Amigos, se alguém perguntar a você o que é abuso de autoridade o comportamento do juiz de ontem é exemplo de fácil explicação. A situação pode provocar outra indagação em seguida que poderia ser, mas juiz não é para fazer justiça? Joel Silva dos Santos é uma razão a mais para que clubes desprezem árbitro local e o sindicato, por intermédios dos que prezam a boa arbitragem e a imagem destes, fazer pressão para que não idôneos seja, banidos deste convívio. Ficam todos desprovidos de questionamentos dos por quês os árbitros locais não avançam a nível nacional. Uma vergonha na medida certa como é trabalhado o esporte paraense, dirigentes, arbitragens e negociações. Nosso futebol está tão enganoso que quando encara a realidade de uma copa do Brasil resulta no que vimos. Uns caem de 4 e dão graças a Deus de não ter que se disporem ao ridículo nos grandes centros ou se apequenar para não passarem maiores vexames e haja festeja se perder de pouco para continuar essa vidinha provinciana. Domingo tem REPA, mas longe do que era tempos atrás. Detalhe, tudo Pode acontecer afinal a vitória de ontem não basta para atender o maior interessado. O morto ainda não está fedendo. Em nome do Pai, filho, espírito santo. Amém…

    Curtir

    1. Só olhos de colesterol iguais aos seus, caro Soeiro para querer igualar situações de equivocos. O técnico do Santa Rosa declarou N vezes que o Remo é GRANDE e NÃO precisa de ajuda, claro que expressando deboches, mas ontem foi providencial, domingo mais ainda. Este REPA de domingo será a prova final do Charles. Se o time não convencer diante da fraqueza que é o Remo pode pegar a mochila, mas considerando a arbitragem para que não haja injustiça.

      Curtir

  8. É pessoal, o PSC, venceu o Ananindeua tambem no sufoca, e foi duramente criticado pela imprensa e pelos secadores, mais oque falar do “Remo”, ontem e do melhor tecnico do mundo, como tem uns aqui no blog, que exaltam as alturas esse Gibinha, ontem o sistema defensivo do leãozinho, se mostrou um pouco melhor em relação a todos os outros jogos, mais ainda continua fraco, vulneravel, e sem preparo físico, do meio pra frente sabemos da qualidade do Gian, mais o Landu eu heim, so veio enganar os remistas, acho que o Remo não melhorou muita coisa, parece ser o mesmo Remo da era Sinomar apenas com um pouco mais de vontade, mais isso ate os 15 do segundo tempo, depois o preparo vai todo por aguá abaixo, espero que domingo o meu PSC, sai do mangueirão com mais uma vitória encima do fraco time do Remo.

    Outra o juíz amigo do Remo, tirou um no primeiro tempo. Quando o jogo estava 2×0 para a leoa, e no segundo tomou um sufoco do Santa Rosa, que empatou o jogo, ai acho que alguem chegou no pé do ouvido do arbitro e deve ter dito expulsa um deles, e passa depois do jogo para receber o teu tambem e arruma mais um penalti, ai não deu outra, tirou o Kevison que tinha feito o gol de empate e ainda teve tempo para arrumar um penalti mandrake pro Remo, depois e so o PSC, que e beneficiado pela arbitragem vo te dizer…

    SAUDAÇÃO BICOLOR!!!

    Curtir

  9. É pessoal, o PSC, venceu o Ananindeua tambem no sufoca, e foi duramente criticado pela imprensa e pelos secadores, mais oque falar do “Remo”, ontem e do melhor tecnico do mundo, como tem uns aqui no blog, que exaltam as alturas esse Gibinha, ontem o sistema defensivo do leãozinho, se mostrou um pouco melhor em relação a todos os outros jogos, mais ainda continua fraco, vulneravel, e sem preparo físico, do meio pra frente sabemos da qualidade do Gian, mais o Landu eu heim, so veio enganar os remistas, acho que o Remo não melhorou muita coisa, parece ser o mesmo Remo da era Sinomar apenas com um pouco mais de vontade, mais isso ate os 15 do segundo tempo, depois o preparo vai todo por aguá abaixo, espero que domingo o meu PSC, sai do mangueirão com mais uma vitória encima do fraco time do Remo.

    Outra o juíz amigo do Remo, tirou um no primeiro tempo. Quando o jogo estava 2×0 para a leoa, e no segundo tomou um sufoco do Santa Rosa, que empatou o jogo, ai acho que alguem chegou no pé do ouvido do arbitro e deve ter dito expulsa um deles, e passa depois do jogo para receber o teu tambem e arruma mais um penalti, ai não deu outra, tirou o Kevison que tinha feito o gol de empate e ainda teve tempo para arrumar um penalti mandrake pro Remo, depois e so o PSC, que e beneficiado pela arbitragem vo te dizer…

    SAUDAÇÃO BICOLOR!!

    Curtir

  10. Eu já vi que não entendo é nada de futebol.
    Não observei melhora nenhuma no rival.
    Vi sim um Santa Rosa desconcentrado nos primeiros minutos de jogo, do que se aproveitou o rival, com aquela famosa correria.
    Vi ainda uma arbitragem confusa que comprometeu o bom segundo tempo do Santa Rosa.
    De resto…

    Curtir

  11. sigo naum entendendo algumas coisas.
    o Sinomar perdeu apenas um jogo para o papão chegou às finais do paraense e terminou a primeira fase com mais pontos q todos os outros, praticamente asseguranda a vaga do remo pra série D. E ainda assim foi demitido.
    Engraçado é q quando o remo faz um boa jogada (q são raríssimas) é a mão do giba atuando, mas quando joga feio (a maior parte) são as mazelas da era sinomar.
    Outra coisa, dos 25 pts do remo sinomar fez praticamente 20. tenho certeza de q se o sinomar tivesse continuado o Remo já estaria na série D.

    e ele ainda é o lobo mau da história.

    É muita injustiça com esse senhor.

    Curtir

  12. O que a arbitragem tem feito nesse campeonato é um escândalo. Não dá mais para aceitar que são somente erros e despreparos. A arbitragem usou e abusou nos beneficiamentos ao PSC o que ajudou em muito a conquista do primeiro turno. Não é exagero afirmar que metade da conquista do PSC deveu-se a arbitragem. Ontem, outro escândalo. O penal foi marcado com a plena intenção de dar vida ao clássico de domingo, pois caso o Remo perdesse ou empatasse, a vaga na série D estaria seriamente comprometida e o RexPa esvaziado. Não há mais como tergiversar. Fiquei envergonhado como torcedor azulino por essa vitória de Pirro.

    Curtir

    1. Não esqueça dos dois jogadores expulsos.
      E o massacre não parou por aí: o juiz vai colocar na súmula que sofreu diversos insultos e no final ainda vai ter vários jogadores do Santa Rosa suspensos e também gente da comissão técnica.
      enquanto isso o juíz vai lá pra moca tomar uma água de coco deitado a sombra de uma árvore na orla. vai gastar um pouquinho do dinheirinho suado q ele ganhou ontem.

      Curtir

  13. Ao amigo, Paulo Bentes, ex- Jogador profissional, tenho a dizer, que eu, aqui no blog, não me coloco e nem me acho “Comentarista”, apenas dou a minha opinião, como a de qualquer Blogueiro. O que eu falo, aqui no blog, acredito, que qualquer um pode falar. Agora pra falar com antecedência e acertar, é pra quem conhece e não apenas pra quem jogou futebol, quer pelada, quer profissional. Alguns falam que o começo de Sinomar, foi melhor que o do Giba. Atentem pra uma coisa: Samir, Gian, Marciano, Heliton, Danilo, Fabricio, Velber, P. Paulo,.. fizeram um trabalho inicial e, outros já estavam muito bem preparados fisicamente, pois estavam jogando ou fizeram pré-temporada. Acontece, que o Preparador físico do Remo, José Jorge, fez um trabalho, que ao final do 1º turno(ou bem antes), o Time do Remo cansou, Fisicamente e Psicologicamente( em decorrência das derrotas para Santos e Paysandu, perda da Invencibilidade…), ou seja, a preparação física foi mal planejada. O inicio do Giba, são os mesmos jogadores, só que muito mal fisicamente. Então, não dá pra comparar. Aliás quando Giba salvou o Remo do Rebaixamento, (lembram?), que todos diziam: Tem que mandar todos esses jogadores embora e jogar só com sub-20. Já caiu mesmo(torcedores e Imprensa). Giba chegou e disse: ‘ o Problema do Remo, não são os jogadores, gente, o problema é FÍSICO. O Fachini(prepardor do Giba) fez um bom trabalho, recuperou os mesmos jogadores e, o resultado, todos já sabem. Só um detalhe: O Treinador do Remo, era Samuel Cândido(prata da casa). Sabem que era o Preparador físico? José Jorge, o mesmo de hoje. Desculpe, amigo, mas como já disse várias vezes, sempre vou dar apoio aos COMPETENTES, independente de onde sejam, se daqui ou de fora, daqui, por exemplo, gosto muito do João Galvão e do Arthur Oliveira. ok?

    Curtir

    1. Caro Cláudio, em nenhum momento me refiro a você ou outro participante deste espaço como “comentarista”, mas me refiro a alguns profissionais radialista (seja comentarista e/ou repórter) que ouví ontem em algumas emissoras de rádios logo após o jogo (pois tenho esse costume de ouvir opinião de todos). Respeito e sempre respeitarei suas opiniões, mesmo não concordando com algumas delas, como tenho certeza que a recíproca é verdadeira, afinal toda unanimidade é burra.

      Curtir

  14. Engraçado, não era o Paysandu que em toda partida era favorecido com expulsão de jogadores da equipe adversária? não era o Paysandu que só vencia com gols de penalty? Alguma coisa está errada, pois até os discursos de alguns leitores/comentaristas deste prezado blog mudaram. Realmente muito engraçado (pra não dizer triste).

    Curtir

  15. Dizer que foi um penalti discutível ? seja claro e diga que foi um penalti inexistente. Agora é óbvio que o Clube do Remo ganha mais torcedores: a imprensa paraense, nota dez para o comentarista João Cunha que foi claro e contundente com todas as letras ao dizer, não só uma vez mas várias, que NÃO houve a penalidade, parabenizo não por ter visto o lance diversas vezes pela televisão, mas pela coragem de continuar dizendo o que realmente ocorreu, em contrapartida outros mesmo depois de ver e rever a imagem preferem se calar pra não machucar corações e interesses. Certamente da mesma forma seria se a situação fosse com o Paysandu. Como diria Luís Eduardo Anaice Ô Pará paid’égua.

    Curtir

    1. Caro Eduardo, lá no Baenão na hora do jogo achei que o penal havia ocorrido. Quando fui ver as imagens na TV, fiquei na dúvida, pois fica a impressão de que o jogador do Santa Rosa não pega só a bola. Um lance um pouco parecido com aquele pênalti marcado pelo Héber Roberto Lopes contra o S. Raimundo, no primeiro turno, quando o zagueiro santareno tira a bola de carrinho mas também atinge de raspão o pé do Didi.

      Curtir

  16. As mucuras listradinhas já estão com medo do REPA. Fazem de tudo para menosprezar o mais querido como se o timinho deles fosse grande coisa. Se voces querem dar de quatro, a gente come.

    Curtir

Deixe uma resposta