
A sessão Cineclube Prata da Casa, do Cineclube Alexandrino Moreira, exibe na próxima quinta (29), às 19 h, “Jango”, de Sílvio Tendler, com entrada franca. O Projeto Prata da Casa incentiva a divulgação de filmes nacionais, promovendo a exibição das obras em circuito alternativo.
O documentário refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar em 1964. Goulart era popularmente chamado de “Jango”, daí o título do filme, lançado 20 anos após o golpe.
A reconstituição da trajetória de Goulart é feita com a utilização de imagens de arquivo e entrevistas com importantes personalidades políticas, como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto. O slogan do filme é “Como, quando e por que se derruba um presidente”.
A obra pode ser considerada como uma das mais importantes do Brasil e ganhou diversos prêmios, como o Troféu Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1984; o Prêmio Especial do Júri, Prêmio do Público e de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado (Rio Grande do Sul), no mesmo ano, e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana (Cuba).
Cineclube Prata da Casa – Exibição do filme “Jango” (1984), de Sílvio Tendler, nos dias 22 e 29 de novembro, às 19 h, no Cineclube Alexandrino Moreira, na Casa das Artes – ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Entrada franca.