Genoíno e a batalha final

Por Paulo Henrique Amorim

genoino1A filha de José Genoíno, Miruna, telefonou para denunciar:
– Genoíno não recebe na prisão a alimentação adequada a quem acaba de quase morrer com uma doença no coração: ele come o que todos comem e, como se sabe, Genoino não pediria qualquer tipo de privilégio; – família não tem nenhuma garantia de que ele esteja tomando os cinco remédios que precisa tomar, por dia; – vestiram um macacão de preso comum nele; – ele passou mal na viagem – desnecessária – de avião até Brasília; – foi a primeira viagem de avião depois da cirurgia;
– a pressão dele se alterou; – ele ainda tem um problema pendente de coagulação do sangue;
– um médico da família recebeu autorização para entrar no presídio, diz que ele está estável, e teme que a coagulação se altere de forma grave; – por causa do problema da coagulação, Genoino não pode ficar muito tempo de pé e tem sido obrigado a ficar; – Genoino não tem data para sair do regime fechado a que o submetem (ele foi condenado a semi-aberto, ou seja, só dormiria na prisão); – a prioridade da família, neste momento, é garantir a saúde dele.

13 comentários em “Genoíno e a batalha final

  1. Uma coisa é condenar quem é culpado e/ou prender um condenado. Mas, coisa diferente é torturar o detento. Há que se apurar se a denúncia é verdadeira e corrigir o abuso. E ISSO O MAIS URGENTEMENTE POSSÍVEL. E se a dignidade da pessoa humana não for motivo suficiente para se impor a brevidade exigida na apuração e correção, que se faça ao menos para evitar que uma medida de justiça (prisão de um condenado), seja transformada num instrumento de criação de um mártir.

    Curtir

  2. Concordo, Antônio. Mas as cadeias do Brasil sempre tiveram esse lado obscuro. Desconheço casas de detenção que fornecessem subsídios adequados para a pessoa pagar sua pena de modo digno e, ao mesmo tempo, possam voltar melhores de lá.
    É uma lástima.

    Curtir

  3. Edson, a questão é que se o sujeito está doente merece receber o tratamento compatível. Ademais, não se pode perder de vista que a condenação dele é para passar somente a noite encarcerado, o que me parece não está acontecendo.

    Curtir

  4. Joaquim Barbosa, futuro cidadão paraense, segue um script muito pessoal. Se as condenações foram justas, quais as razões para o show midiático? Será que ele pretende ser candidato?

    Curtir

  5. Pergunta: Os parentes levaram os remédios que ele precisa tomar?
    Ou pretendem que comprem para ele? Por que os ladrôes de galinha não tem direito. Por que o Genoino ou qualquer outro teria.
    O ladrão de galinhas é ladrão. Os deputados, presidentes de banco, e demais figuras também são. Ou nâo, só porque tem dinheiro?

    Curtir

    1. Não tiveram acesso a ele, Luiz. Por isso, o pedido para que receba atendimento médico. Antes que alguém entenda que é malandragem, Genoíno fez cirurgia cardíaca no final de maio e está em fase de recuperação.

      Curtir

  6. Bom, seja o que ele seja, tenha o que ele tenha, o que não pode é ele morrer, como de resto qualquer outro detento, sem receber o tratamento adequado de que precisa. Máxime se a sentença que manda que ele passe apenas a noite encarcerado não está sendo cumprida corretamente.

    Curtir

  7. Nem de longe e muito menos de perto o Genoíno chega a ser mártir ou herói, aliais raras exceções no Brasil merecem tal alcunha. Tudo o que falam não passa de blá-blá-blá, se passar um ano na cadeia será muito, todos nós cometemos erros, e temos que refletir que um dia poderemos estar ali na mesma situação, pagando pelos erros e tendo o dedo apontado por todos, não queria estar no lugar dele, acho que eu já tinha endoidado, agora ele deveria ser punido sim, as avacalhações nesse país só vão parar quando os infratores forem punidos, por outro lado não sou como a enorme maioria que diz que nunca faria isso ou aquilo, tudo papo furado, 90% dos que postam aqui neste blog se um dia tiverem com poder na mão fazem o mesmo, já vi isso muito nos meus 31 anos de existência, já vi nego que quando eu era moleque andava de bicicleta velha na rua e vendia chope, e o hoje tá com o bolso cheio de dinheiro depois de tempos mamando num DAS, cargo comissionado ou por que foi assessor de uma secretaria, e é claro 99,99% vai negar dizendo que é honesto, que se um dia chegar nunca faria tal. Na minha consciência peço a Deus que não deixe eu cair em tentações desse cunho e que me dê sabedoria pra me afastar de situações em que me levem a cometer atos administrativos de má fé, nem mesmo quero ser tentado, por que dinheiro é foda, todo mundo nega que gosta dele, mas o bicho e desgraçado e escraviza o homem, dinheiro e poder estão relacionados. Ele tem que ser punido, mas cuidado, amanhã pode ser você ou eu ( Deus me livre e guarde!!!).

    Curtir

Deixe uma resposta