Lennon pede para nobreza chacoalhar as jóias

?????????????

Por Jamari França

Há 50 anos, no dia 4 de novembro de 1963, os Beatles se apresentaram diante da rainha mãe, da princesa Margaret e demais realezas no Royal Command Performance ou Royal Variety Performance, um evento anual de caridade da família real. Naquela data eles já tinham a Grã-Bretanha a seus pés, mais venerados do que a rainha por uma multidão de súditas histéricas. O programa tinha 19 atrações, entre elas a bela atriz alemã Marlene Dietrich e o chansonnier francês Maurice Chevalier, com The Beatles em sétimo, mas, obviamente, foco de toda a atenção do Prince of Wales Theatre. Mesmo quem não gostava se interessou em ver a nova sensação britânica. Estavam nervosos e pouco conformados em se apresentar diante da caretice e pompa da nobreza.

Entraram com seus ternos, cabelos compridos penteados e atacaram com dois hits, From Me To You e She Loves You. A seguir a acústica Till There Was You, que Paul anunciou ser do musical Music Man e brincou que tinha sido gravada pelo grupo americano favorito deles, SophieTucker (nome de uma comediante americana). John Lennon então mandou: “Precisamos da ajuda de vocês no último número. Os que estão nos assentos mais baratos batam palmas. O restante basta chacoalhar as jóias. Esta canção se chama Twist and Shout.” Sentado em sua poltrona, o empresário da banda, Brian Epstein, respirou aliviado, porque John ameaçara pedir que “chacoalhassem a porra das jóias”. Encerrada a apresentação, se curvaram diante do público, depois na direção do camarote real e saíram.

41_38-alt-beatles royal

“A gente recusou um monte de coisas que ninguém sabia. Fizemos o Royal Variety Show (sic) e nos pediram discretamente que voltássemos todo ano, mas sempre dissemos “enfia.” Então todo ano vinha aquela conversa nos jornais: “Por que os Beatles não se apresentam para a realeza?” Era engraçado, porque não sabiam que recusamos. Aquele show foi uma porcaria mesmo. Todo mundo nervoso e preocupado, ninguém se apresentou direito. Eu fiz aquela piada no palco, estava muito nervoso, mas quis dizer alguma coisa meio rebelde. Foi o melhor que consegui,” disse John Lennon em 1970, citado na Antologia Beatles.

George Harrison manifestou seu desagrado para a imprensa: “Não quero parecer ingrato, mas não sei o que os Beatles estão fazendo no meio de tantas estrelas do show business. Somos apenas quatro caras comuns que tiveram alguns sucessos. Numa ocasião dessa gostaríamos que nossos fãs estivessem presentes. São eles que tornaram tudo possível para nós,” disse ele, citado na biografia Here Comes The Sun, de Joshua Greene. Ringo fez questão de cumprimentar Marlene Dietrich e disse que mandou um olhar comprido para as pernas dela quando estava sentada e concordou que era tudo que falavam mesmo.

41_38-alt-beatles marlene dietrich

Àquela altura os Beatles já eram os verdadeiros monarcas britânicos, com três singles no número um das paradas – Please Please Me, From Me To You e She Loves You. Seu primeiro LP, lançado em 22 de março, ainda estava em primeiro lugar. No dia 22 de novembro lançariam With The Beatles, que desalojaria o antecessor.

1963 foi praticamente todo dedicado a turnês pela Grã-Bretanha, quatro no total, ascendendo de mais uma banda no programa para titular absoluta. No começo do ano ainda se apresentaram seis vezes em janeiro e três em fevereiro no seu reduto de Liverpool, o Cavern Club. Foi lá, em 19 de fevereiro, que receberam a notícia de que Please Please Me chegara ao primeiro lugar. A partir daí foi “adeus Liverpool”, mudança para Londres e um trabalho maciço de divulgação que os levou a programas de televisão e rádio, a dar muitas entrevistas e a tocar em clubes, cinemas e salões de baile até que a histeria chegou ao ponto de Brian Epstein só aceitar apresentações em teatros para a segurança dos quatro.

Era comum na Grã-Bretanha shows itinerantes com uma série de artistas e os Beatles participaram de muitos, com a cantora teen Helen Shapiro, com os americanos Roy Orbison, Chris Montez, Tommy Roe e outros, com os quatro no meio, mas subindo de posto à medida que o sucesso aumentava. Os shows próprios tinham uma duração que, hoje em dia parece absurda, 20 a 25 minutos e tudo numa histeria tão grande que não conseguiam se ouvir, iam no piloto automático. Ringo conta que se guiava pela batida dos pés dos três que estavam na sua frente e tentava manter o ritmo.

41_38-alt-aroyal1Para eles era tudo festa. Com idades entre 20 anos (George), 21 (Paul) e 23 (John e Ringo) o deslumbre era total. Garotas caíam em cima deles e transavam com todas que agüentassem. Ao final de cada show, os roadies Neil Aspinall e Mal Evans selecionavam as mais bonitas e as encaminhavam para o hotel, onde iam para os quartos dos Beatles. Mesmo com tudo isso, o mais quieto deles, George, já demonstrava desagrado com a pressão e o isolamento, daí a primeira canção que compôs se referir a isso, Don’t Bother Me – “So go away, leave me alone, don’t bother me”.

A única incursão no exterior foi uma turnê na Suécia em outubro, onde foram recebidos com entusiasmo. Na volta a Londres, no dia 31 de outubro, o famoso apresentador americano Ed Sullivan ficou retido no aeroporto pela recepção histérica dos fãs e achou que seria interessante levar ao seu programa aquela banda inglesa que mobilizava multidões. Brian Epstein seguiu para Nova York dia cinco de novembro com seu cantor contratado Bily J. Kramer numa viagem promocional. Lá se reuniu com Sullivan e fechou um contrato no valor de 10 mil dólares para três apresentações no Ed Sullivan Show, duas ao vivo nos dias nove de fevereiro de 1964 em Nova York e 16 em Miami, além de uma terceira, pré-gravada, para ser transmitida no dia 23.

Um comentário em “Lennon pede para nobreza chacoalhar as jóias

Deixe uma resposta