El País critica “jogo sujo” da campanha no Brasil

Da BBC Brasil

O jornal espanhol El País diz na sua edição desta quinta-feira que o “jogo sujo está ofuscando o debate político no Brasil”. Para o jornal, o aparecimento de escândalos às vésperas das eleições está se tornando um costume que os cidadãos brasileiros assistem com impotência. “Milhares de brasileiros sonhavam com uma campanha eleitoral sem sobressaltos e centrada nas propostas dos candidatos, mas mais uma vez o jogo sujo está eclipsando o debate político.” O El País diz que, apesar das acusações de corrupção e tráfico de influências no círculo de confiança da candidata petista Dilma Rousseff, “tudo parece indicar que a novata de Lula pode mais que qualquer acusação jogada aos quatro ventos”.

7 comentários em “El País critica “jogo sujo” da campanha no Brasil

  1. Em política, um ditado popular pode ser aplicado com total segurança e veracidade: Não há almoço grátis.
    Enquanto o povo brasileiro segue alienado e cooptado pela “incrível” máquina movida apenas a crédito e pelas conquistas do governo Lula, que já se mostraram um castelo de cartas diante da primeira crise, os escândalos de corrupção e as negociatas se sucedem numa velocidade nunca vista.
    Nunca na história “dessepaís” se viu tal máquina de corrupção e de solapamento da democracia e das estruturas democráticas que sustentam a sociedade brasileira. Depois do Mensalão de José Dirceu – chamado de chefe de quadrilha pelo ministro Joaquim Barbosa do STF – a Casa Civil, mais uma vez, virou centro arrecadador de verbas ilícitas para campanhas eleitorais e para engordar as contas bancárias no exterior da canalhada que assumiu o poder em nosso país.
    É claro que os denunciados recorrerão à justiça. Cobertos de falsa indignação acorrerão à imprensa para refutar as denúncias com mais retórica, com mais promessas de bolsas, benesses sociais do tipo “calaboca” e derramarão mais migalhas sobre a população que segue faminta e iludida por um crescimento que é bancado pelo Tesouro enquanto este possuir fôlego (que já mostra o seu fim) na bonança atual.
    Infelizmente, a verdade não será conhecida do grande público porque a mesma imprensa que denuncia a “todo volume” as mazelas e os gritos indignados dos acusados, teima em não oferecer, com o mesmo alarde, o acompanhamento dos tais processos e das ações movidas pelos corruptos contra este ou aquele órgão da mesma imprensa.
    Pouca gente sabe, por exemplo, que o filho do presidente Lula passou de um medíocre sócio de uma obscura empresa de games para um dos homens mais ricos do Brasil, num verdadeiro “passe de mágica”, ao intermediar o crescimento da OI no mercado telefônico. Na época das denúncias de favorecimento, ele se mostrou indignado e disse que processaria a revista que fez as denúncias provando a sua inocência. Pois é. O processo aconteceu mesmo. Mas, o resultado… foi bem diferente do que Lulinha esperava. A revista tinha provas e ele perdeu a ação. A juíza que deu o despacho ainda relatou na sentença a consistência das provas e a clareza da denúncia. Na verdade, ela citou o próprio presidente Lula que comparou o filho a Ronaldo “O Fenômeno” pela forma rápida como ele enriqueceu (esse era um dos pontos da ação).
    Enquanto eles enriquecem e enganam o povo com as migalhas que sobram, o brasileiro pobre continua desamparado e morrendo à míngua por falta de hospitais ou condenado a ser uma massa de manobra eternamente ignorante, graças às escolas deficientes.
    Mais um exemplo do descaso dessa gente foi dado, nesta semana, pela morte do menino Fabinho. De família pobre, não pode ser internado em hospitais luxuosos de São Paulo ou de Brasília (sempre pagos com nossos impostos ) e ainda teve que entrar na justiça apenas para ter o direito de respirar. Mesmo com a decisão favorável do Judiciário que lhe garantia o respirador artificial que precisava , foi solenemente ignorado pelo Governo Federal, pela Prefeitura local e pelo Governo do Estado em que vivia, o Rio de Janeiro. A justificativa dos governos para negarem o tratamento: “Era muito caro”.
    O “muito caro” era um valor mensal de R$520,00. Isso mesmo, quinhentos e vinte reais. Afinal de contas, se esse valor fosse gasto com o pobre Fabinho, certamente sobraria menos para pagar as viagens e as propinas do pessoal e de seus filhos.
    Lembre-se o desenvolvimento e a prosperidade não são vendidos em prestações. Eles se traduzem em saúde eficiente, educação de qualidade e condições de vidas dignas. Não se deixe enganar por falsos profetas e reflita se a sua vida realmente melhorou ou se te deram um “calaboca”. Sua vida não poderia estar ainda melhor e o crescimento do país ser mais sustentável e sólido se não houvesse tanta roubalheira?
    Enquanto o presidente vem a público, em cadeia nacional, pedir votos para criminosos e corruptos que estão na cadeia e continuar a defender quem se corrompe e é apanhado em flagrante (da forma mais banal possível) continuaremos tendo “Fabinhos” e outros anjinhos morrendo por falta de atendimento médico, por falta de saneamento básico e pela ignorância que condena nossas crianças ao convívio das drogas e da violência.

    Pense nisso.

    Curtir

  2. Já pensamos nisso – de muito tempo. Desde a era FHC.
    A quem está dirigido o texto: “Não se deixe enganar por falsos profetas e reflita se a sua vida realmente melhorou ou se te deram um “calaboca”. Sua vida não poderia estar ainda melhor e o crescimento do país ser mais sustentável e sólido se não houvesse tanta roubalheira?”
    Talvez aos cadastrados no Bolsa Família? Aos militantes do MST? A turma do Conlutas? A quem, afinal?
    Esse o problema da campanha do Serra! Os tais que recebem o “calaboca” somente no governo Lula passaram a ser vistos.
    Olha, 83% de aprovação pessoal não é fácil!

    Curtir

  3. A que ponto desce o senso “julgatório” dos inimigos do metalúrgico. Eu acho que o José Serra está normal em seu desespero ao utilizar tudo que lhe chega às mãos. Afinal, à esta altura o que lhe resta? O problema reside em quem teria, ou pelo menos, deveria, estar à margem do processo, para manter um mínimo de responsabilidade. Instituições como imprensa, ministério público, OAB… Francamente, tratar um ladrão condenado duas vezes, um recém-presidiário como “consultor”??!. E lhe dar todos os créditos, como se ele fosse o mais honrado dos cidadãos. Será que eles acham que a sociedade brasileira é tão imbecil de achar que a simples acusação de um desqualificado desses é suficiente para derrubar um governo de tanto sucesso e tão bem julgado?. O que é?… Agora qualquer vagabundo pode fazer qualquer acusação e o cidadão tem que provar sua inocência?
    Olha, o Lula (mais uma vez) tem toda razão quando afirma que essa grande mídia golpista não lhe faz falta.

    Curtir

    1. Sérgio,ainda bem que existe a “mídia golpista”, só assim saberíamos o que se passa nos porões do Planalto Central. Não devemos ouvir simplesmente quem acusa,o que importa é ver as provas, isto sim é mais consistente. Se olharmos por este lago, como podemos acreditar em uma mulher que foi guerrilheira cometeu barbaridades e ainda pode ser presidente deste país.

      Curtir

      1. Guerrilheiro ou “terrorista” que lutou contra um regime político terrorista e se instaurou à margem da lei não comete atrocidades… é um contra-senso!

        Curtir

  4. ALBERTO BASTOS: Eu, como muitos brasileiros, esperávamos um PT com ética, diferente do PSDB e DEM e PMDB. Do PSDB que houve deputado dizendo que recebera 200 mil para votar pela reeleição de FHC,. Isso não é mensalão? Do caso Sivan, em que o trambiqueiro deveria ser punido, não. Ele foi colocado em cargo ainda melhor. Não é corrupção?, E quanto ao DEM e PMDB, para mim, não passam de partidos de aluguel, onde recebem ministérios e secretárias, para tirarem proveitos financeiros. Vejam o secretario de saude, no Pará, em 6 meses desviou 800 mil. Poderia enumerar outros casos. Mas, meu caro, eu consegui reformar minha casa, com prestações decrescente. E que no governo FHC não tinha nem com prstaçoes crescentes. Dizem que você deve votar em candidato que te ofereceu algum benefício ou à coletividade. E Lula, com a sua desintelectualidade, fez. Até pagou divida e emprestou ao FMI. São mais de 30 anos para concluir as eclusas e só agora está sendo feito. Rapaz, com isso, o cara elege até um cachorro. E mais: denuncie toda irregularidade. E mais: O FHC foi para paris quando terminou a sua gestão, o Lula volta para São Bernardo para tomar a sua cachacinha. O que fazer.

    Curtir

Deixe uma resposta