O plenário da Câmara dos Deputados aprovou há pouco o requerimento de urgência do projeto de lei do plebiscito para a criação do estado do Tapajós. A matéria foi encaminhada pelo deputado federal Lira Maia, na condição de vice-líder do Democratas. Foram 265 votos a favor, 51 não e 13 abstenções. Como há quorum, o projeto em si pode ser votado ainda hoje à noite. Neste momento, os deputados encaminham a votação do regime de urgência para o plebiscito do Estado do Carajás. (D’O Estado do Tapajós)
Dia: 14 de abril, 2010
Águia treina para encarar “luar” na Curuzu
O Papão que se cuide porque o Águia, animado com a bela campanha no returno, vem buscar a vitória domingo, às 10h, na Curuzu. Quase ao meio-dia desta quarta-feira, o elenco do Águia treinava a todo vapor no estádio Zinho Oliveira sob o sol escaldante. Não se tratava de castigo para os atletas que lideram o 2º turno do campeonato. É que a comissão técnica do Azulão precisou alterar a programação dos treinamentos para que o time possa se habituar ao novo horário da partida contra o Paissandu neste domingo. Com 12 pontos, o Águia ocupa a liderança isolada do returno, mas, apesar da situação confortável, o time de Marabá não quer saber de “salto alto” na partida contra os bicolores. O elenco azulino viaja, de avião, somente no sábado rumo a Belém, por isso na sexta-feira ainda realiza o coletivo apronto, em Marabá.
O clima é de tranqüilidade, mas o técnico João Galvão pode enfrentar alguns problemas para escalar a equipe que entra em campo no domingo. O treinador não poderá contar com o zagueiro Bernardo, que cumpre suspensão após receber o terceiro cartão amarelo contra o Santa Rosa. Gustavo também fica de fora e Samuel Lopes, Aldivan e Ari ainda têm presença incerta, pois se recuperam de contusão.
Após o treino desta quarta-feira, onde o desgaste extra por causa do sol forte era visível nos jogadores, Galvão concordou que o horário marcado para a partida contra o Paysandu será cruel para os atletas, caso a temperatura esteja alta na capital. “Sabemos que o desgaste é maior, então temos que cuidar de alguns detalhes extra, como a alimentação dos jogadores antes da partida, assim como a hidratação, que é fundamental. É desumano jogar nesse horário, mas será ruim para os dois times e não podemos deixar cair o ritmo”, acrescenta. (Com informações de Mariuza Giacomin)
Ele merece
Informa a assessoria da Federação Paraense de Futebol: o coronel Antonio Carlos Nunes foi sorteado, na tarde desta quarta-feira, na CBF, para viajar como delegado da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na África do Sul. Além dele, participaram do sorteio os presidentes das federações gaúcha e goiana.
Oremos…
Djalminha inventa a super paradinha
Contribuição de JuniKaren e Kayke Pietro.
Ora, bolas
Acabou a novela mais monótona dos últimos anos. A CBF, em assembleia realizada com representantes das federações estaduais, reconheceu o São Paulo como primeiro clube pentacampeão brasileiro e definiu que a chamada “taça das bolinhas” deve seguir para o Morumbi. A CBF também informou que o troféu deve ser entregue ao clube tricolor pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com quem o São Paulo vem tendo uma série de divergências nos últimos anos. O presidente do clube, Juvenal Juvêncio, e o mandatário da FPF, Marco Polo Del Nero, são desafetos. (Com informações da ESPN)
Incrível como conseguimos sobreviver até hoje com essa dúvida cruel a atormentar nossas mentes… te dizer…
Como ludibriar incautos, em nome de Jesus
São os mesmos ladinos que vivem repetindo aquela patuscada de “Deus é fiel”… vou te dizer.
Aliciamento de jovens atletas na mira do MPF
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo instaurou um Inquérito Civil Público para apurar o aliciamento ilícito de jogadores profissionais e não profissionais de futebol no Brasil que vão jogar no exterior. A ideia é apurar junto à CBF e ao Ministério dos Esportes como têm lidado com a cooptação de jogadores para envio a outros países.
O MPF enviará à CBF um ofício cobrando o envio dos atos normativos da confederação que regulam a transferência de jogadores para fora do país, assim como a relação das pessoas e empresas que atuam neste ramo do esporte. De acordo com o artigo 206 do Código Penal, o recrutamento de trabalhadores mediante fraude com o objetivo de enviá-los para outro país é crime passível de pena de 1 a 3 anos de detenção.
Quero só ver…
Edinaldo pode estrear contra o Águia
Para se ambientar à temperatura do horário da partida (domingo, 10h) contra o Águia, Charles Guerreiro comandou treino coletivo nesta manhã na Cruzu. Pela movimentação, o time titular deverá ser escalado da seguinte forma: Fávaro; Allax, Leandro, Paulão e Edinaldo; Alexandre Carioca, Zeziel, Tiago Potiguar e William; Moisés e Didi.
Capa do DIÁRIO, edição de quarta-feira, 14
Coluna: Um grupo indigesto
Depois de dois anos batendo na trave, na busca pela ascensão à Segunda Divisão, a confirmação do grupo que abrigará os representantes paraenses na primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C deve ter aumentado bastante a preocupação de dirigentes, técnicos e jogadores dessas equipes.
Uma chave composta por Águia, Fortaleza (CE), Paissandu, Rio Branco (AC) e São Raimundo, de onde sairão dois classificados para a fase de mata-mata, pressupõe um confronto dos mais equilibrados e apresentando um sério risco para o trio paraense.
Fortaleza e Rio Branco, os dois forasteiros, são equipes competitivas e que certamente irão brigar em pé de igualdade pela classificação. Mais que isso: o clube acreano já logrou verdadeiras proezas contra Paissandu e Águia nas duas últimas edições da competição, transformando-se em adversário dos mais difíceis tanto dentro quanto fora de seus domínios.
O Fortaleza, pela história e grande torcida, à primeira vista seria candidato natural a uma das vagas. Pesam contra essa avaliação o fraco retrospecto recente e a queda livre dos últimos anos, despencando de divisão em divisão, processo que normalmente leva ao fundo do poço.
Um primeiro olhar, centrado apenas na tradição e na fama, elegeria Paissandu e Fortaleza como favoritos à classificação. Acontece que o formato de disputa da Terceirona e suas características específicas, como o confronto entre rivalidades regionais, tornam qualquer previsão temerária.
O Águia, que já conhece a Série C e esteve perto de obter passagem à Série B há dois anos, começa a se reestruturar, usando o campeonato estadual como laboratório para solidificar o time que irá disputar a competição nacional. Líder invicto do returno, já começa a colher os frutos do entrosamento e da adaptação de reforços que passaram em branco no primeiro turno.
Outro competidor respeitável é o São Raimundo, que estréia na C, depois de vencer a primeira edição da Série D. Para corresponder às expectativas, porém, os alvinegros santarenos terão que superar turbulências internas que ameaçam desmontar a estrutura responsável pela conquista de 2009 e podem até comprometer a campanha deste ano.
Pelas forças envolvidas e a distribuição que matematicamente desfavorece os clubes paraenses, é recomendável que Paissandu, Águia e São Raimundo apressem-se em reforçar seus times porque o risco de eliminação logo na primeira etapa é praticamente igual para todos. Olho vivo.
Entre todos os cinco times do grupo, cabe ao Paissandu a maior responsabilidade de classificação. A bem da verdade, os bicolores não podem nem pensar em eliminação na primeira fase. Pelos anseios da apaixonada torcida e o anunciado projeto de voltar à elite do futebol nacional, tem a obrigação de brigar pelo acesso à Segunda Divisão. Para isso, não pode mais repetir os erros primários do passado recente.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 14)
Capa do Bola, edição de quarta-feira, 14
A quem interessar possa…
Agenda do presidente Lula nesta quarta-feira, 14:
2h30 Chegada a Brasília (DF), na Base Aérea de Brasília
11h Abertura oficial da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
14h30 Partida para São Paulo (SP), na Base Aérea de Brasília
16h Chegada a São Paulo (SP), no aeroporto de Congonhas
16h40 Visita à ExpoAço 2010 e à Vila do Aço – Transamérica Expo Center, em Santo Amaro
17h Cerimônia de abertura do 21º Congresso Brasileiro do Aço
20h Marcelo de Carvalho Fragali, vice-presidente da Rede TV, no aeroporto de Congonhas
20h40 Partida para Brasília
22h10 Chegada a Brasília
(Fonte: Secretaria de Imprensa da Presidência)


