Definidos critérios para jogo Bota x Mundico

O São Raimundo não foi eliminado da Copa do Brasil pela escalação irregular de três jogadores, mas ficou em situação complicada na sequência da competição. A surpreendente decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na última sexta-feira, dia 26, de apenas retirar pontos do clube paraense, permitiu ao Mundico seguir na disputa, mas deixou dúvidas quanto aos critérios de desempate para o confronto com o Botafogo no Rio.

A solução saiu nesta terça-feira e surpreendeu ainda mais. De acordo com a CBF, o Botafogo terá ampla vantagem no duelo de volta, podendo garantir a vaga até com nova derrota. Se o Glorioso empatar ou vencer por qualquer placar, se classifica automaticamente. Se o São Raimundo ganhar, não importa a diferença de gols, a vaga será então decidida nos pênaltis. O jogo acontece na próxima quinta-feira, 11. Quem vencer enfrentará Santa Cruz (PE) ou América (AM) na segunda fase da competição nacional.

O imbróglio teve início quando o São Raimundo venceu o Botafogo por 1 a 0, em Santarém. A equipe paraense, porém, escalou três jogadores que não constavam do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF: João Pedro, Hallace e Beto. Os dirigentes do Mundico culparam a Federação Paraense de Futebol pela falha na inscrição dos jogadores. O próprio presidente da FPF, coronel Antonio Carlos Nunes, assumiu o erro. Julgado pelo STJD, o São Raimundo perdeu três pontos e foi multado em R$ 1 mil. (Com informações do site justicadesportiva.com.br)

13 comentários em “Definidos critérios para jogo Bota x Mundico

    1. Ricardo, que eu saiba, não está em nenhum regulamento ou código desportivo. Saiu da cabeça dos caras do STJD, certamente arrependidos da absurda “absolvição” do Mundico no julgamento. Todo mundo sabia que o time santareno deveria ser eliminado da competição, mas o tribunal fez a trapalhada e agora resolveu “corrigir” tudo. Duvido que não foi essa a história.

      Curtir

  1. Diogo, não é por aí. Remo e Passandú por acaso tem agindo como profissionais? Tantas erratas temos presenciado por aqui. Acho este desfecho um remendo. Se a intenção é proteger o Botafigo que eliminasse o SR no julgamento.

    Curtir

  2. Afrontou-me a decisão do STJD, mas, convenhamos, diante do adversário o S. Raimundo bateu no limite. Fez o que precisava fazer. Venceu em casa ganhando repercussão nacional e meteu um grana alta no bolso o que deixará seus dirigentes menos preocupados para o segundo turno paraense.
    Que isso não suba à cabeça dos mocorongos e nem passem a ver inimigos ocultos e nem pretendam direitos inexistentes (camarotes no Baenão ou Curuzu) para seus dirigentes. Dirigente fica na tribuna de honra (quando existe). Para lembrar, sou do tempo que no Maraca as emissoras de outros Estados transmitiam sob sol escaldante ou chuva torrencial. E nos orgulhosamente gritava´mos:
    “estamos no maior e mais belo estádio do mundo”.

    Curtir

    1. Ao caso de ver inimigos “ocultos” , isso provavelmente vai ser ventilado pelo SR.

      O motivo: Todos os times do Interior do Estado tema ” síndrome da perseguição discriminatória conspiradora”.

      É fácil perceber isso. Com a palavra: o Águia de Marabá e seus torcedores, que insistem em dizer que a FPF sempre favoreca os times da capital, mesmo tendo Águia e SR como vice campeões recentemente.

      Eu hem??

      Curtir

  3. A Decisão saiu à público na terça-feira, mas, ela, já estava consumada.
    No processo, a culpa foi dividida em duas partes: 50% da FPF e 50% do São Raimundo. Porém, o único punido foi o São Raimundo. A Trup julgadora, que “nunca” preteriu o futebol paraense, entendendo que a meia-culpa não seria suficiente para a eliminação do clube, teria que tecer uma outra teia seia saída para os santarenos, e a divulgada na terça, era a saida encontrada para apear o frágil mundico.
    Entendam uma coisa: o formato do processo contra o mundico, eles, jamais teriam poder para eliminá-lo, ou acham que não era esse o objetivo?
    Os meândros encontrados não foram suficientes, mas conseguiram passar a moto-serra nas quatro patas da pantera.
    E viva o futebol carioca, tido pelos saudosistas de, ainda, “charmoso”. Não seria, venenoso, malandroso??

    Curtir

  4. Me respondam: Onde faltou profissionalismo do São Raimundo? Pra quem não sabe, quem fez a trapalhada toda foi a FPF.

    O grande problema de alguns belenenses em especial alguns torcedores de Remo e Paysandú é de não aceitar a eminente projeção do clube santareno, digo projeção, porque grande o clube sempre foi para nós santarenos, a maior prova é que aqui não torcemos para os clubes da capital, aqui temos os clubes da terra para amar desde que nascemos, assim como vocês daí (exemplo para muitos estados do Brasil), o que é o correto a fazer, devemos amar o time da terra, e eu amo e defendo o São Raimundo desde a época em que o time não era profissional, o maior testemunho vivo na grandiosidade da nossa torcida é o estádio barbalhão com capacidade pra 20.000 pessoas erguido ainda na década de 80 quando a população de Santarém era a metade do que é hoje, o seja, já está pequeno.

    Curtir

Deixe uma resposta