Caso Cametá pode implodir Parazão 2010

Recebo e transcrevo comentário do amigo e baluarte Ricardo Camarão a respeito do caso Cametá, ainda envolto em muita discussão e sinalizando para um desfecho que pode até inviabilizar o Parazão 2010. Depois de amplo debate aqui no blog, o Ricardo volta ao tema, derrubando com fatos a tese de que os clubes participantes da 1ª fase avalizaram a decisão unilateral da FPF, quanto à substituição do Pinheirense pelo Cametá. Ricardo argumenta que a atitude irresponsável da entidade pode implodir o Parazão 2010. Acompanhe:

Por Ricardo Camarão

O regulamento 2010 do paraense não pode ter sido referendado pelos clubes na reunião do dia 14.09.2009 (artigo 1°), em toda sua totalidade, pois a 2ª divisão (acesso) somente seria definida em 25.10.2009, com o acesso de Independente e Santa Rosa. O Pinheirense decidiu oficialmente pela desistência no início de novembro e o Cametá foi incluído no mesmo período. No artigo 2°, estão incluídos Independente, Santa Rosa e Cametá, que teriam sido referendados como reza o artigo 1° do mesmo regulamento no dia 14.09.2009. Como? Alguns(da FPF, cronistas, comentaristas e juristas estão se agarrando a esse regulamento (1° e 2°art.), que deve ter sido concluído apenas em novembro, para sustentarem que os 9 clubes participantes da 1ª fase referendaram a entrada do Cametá em reunião do Conselho Técnico, Assembléia Geral e o escambau. Não é verdade!

A FPF decidiu sozinha e o sr. Paulo Romano foi quem defendeu a tese de índice técnico para entrada do Cametá, após a desistência do Pinheirense, fato este noticiado no Cartaz Esportivo (Rádio Clube) de 27.10.09, em entrada ao vivo via telefone. Nunca houve reunião nenhuma envolvendo os 9 clubes interessados para referendarem a entrada do Cametá. A FPF não perguntou nada! Foi uma decisão unilateral e comunicada ao Cametá somente via ofício. A inclusão no artigo 2° dos nomes de Independente, Santa Rosa e Cametá, somente foi efetuada em novembro. Se esse artigo tivesse sido elaborado na reunião de 14.09.2009, quem deveria constar seria o Pinheirense e não o Cametá. Esse regulamento somente em novembro foi colocado à disposição no site da FPF.

Gérson, só com bola de cristal, búzios, leitura da mão etc., os membros do Conselho Técnico em 14 setembro poderiam saber que o Pinheirense iria desistir e que o Independente seria o primeiro colocado no acesso, o Santa Rosa seria o 2° e que o Cametá, por ter sido o 3°, seria chamado a ocupar a vaga do desistente, sendo portanto referendada a inclusão do Cametá. Aquela reunião foi apenas para dizer que o regulamento de 2010 seria igual ao de 2009. É por isso que é necessário ir ao TJD e, principalmente, recorrer ao STJD. Isso foi abuso de poder, fato que está prejudicando vários clubes e, em especial, todos que pleiteiam uma vaga na Série D 2010.

Você leu o e-mail enviado dia 22.12.09 ao Clube na Bola, alertando em especial o jurídico do Remo. É mandado de garantia até 20 dias depois de domingo (20.12.09) para salvaguardar direito que  poderá perder, conforme art.88 do CBJD. Basta o Cametá ficar a frente com o Remo (e outros sem série) na fase principal do certame. Falo do Remo pela pressão da torcida e  maior poder que essa patota da 1ª fase. Paissandu, Águia e S. Raimundo podem perder a vaga para Copa do Brasil de 2011.

Gerson, isso é uma palhaçada, quando foi para mudar a excrescência da divisão de rendas do campeonato (artigos 43 e 44), a FPF arguiu o Estatuto do Torcedor, que não permitiria mudança antes de 2 anos. Remo e Paissandu não puderam nem colocar em pauta a proposta de mudança na divisão de renda. Para mudar essa divisão exdrúxula  de renda (que está atrapalhando os projetos de arrecadação do sócio-torcedor), foi dito que não se poderia mexer no regulamento. A norma é para todos, e a interpretação da lei é ato exclusivo dos juízes! Repito, a única reunião para tratar do campeonato 2010 foi a do CT/FPF, no dia 14.09.09.

7 comentários em “Caso Cametá pode implodir Parazão 2010

  1. Gerson, segundo ouvi, ontem, numa rádio, o Dr. Hamilton Gualberto foi contratado pelo Castanhal para tentar, via justiça, anular toda a 1ª fase do Parazão(como o mesmo já dizia antes).

    – DE SUA COLUNA, HOJE:

    Edição de 24/12/2009 Tamanho do Texto
    Convite:
    Afinal de contas, se o time do Cametá não foi convidado como diz o Coronel Nunes, qual foi o critério que o habilitou a disputar a primeira fase do Parazão? E onde a FPF se fundamentou para qualificar o time da simpática cidade do Tocantins? Hum, aí tem!
    Pergunta:
    A grande questão a ser discutida é a seguinte: se o Estatuto do Torcedor impede convites e se já existe precedente na própria FPF (caso do Vênus ano passado), porque a entidade resolveu incluir um terceiro clube na disputa, com a saída do Pinheirense?
    Acesso:
    Não há dúvida de que somente duas equipes teriam acesso à primeira fase do Campeonato. A regra está contida no regulamento que se adita ao Estatuto do Torcedor. Logo, a inclusão do Cametá foi por debaixo dos panos. Isso está muito claro.
    Classificado:

    A Tuna entende que a vaga do Cametá é dela. Há controvérsias. Mesmo sendo a nulidade uma questão de ordem pública como diz o presidente tunante, não é claro que a saída do time cametaense colocará a equipe tunante automaticamente na disputa. Não!
    Anulação:
    Nesse caso, como ficarão as equipes que foram derrotadas pelo time da terra do Mapará? Pela lógica, a fase deveria ser anulada, com todas as equipes remanescentes (NOVE) disputando entre si novamente a competição para classificar quatro. Certo?
    Leitura:
    E qual a medida correta para obter a nulidade da disputa? As declarações falam em mandado de garantia, aplicável nos casos de ilegalidade ou abuso de poder. O caminho das pedras, entretanto, é questão profissional. Quem quiser fazê-la que estude o CBJD.

    Curtir

  2. Com todo o respeito ao comentarista Ricardo Camarão, mais ele já escreveu tanta coisa sobre esse assunto, que eu sinceramente naum consegui tirar uma conclusao propria..

    Curtir

  3. Não há dúvidas que a medida correta seria a anulação da primeira fase.Simplesmente a exclusão do clube Cametá do torneio sedendo a vaga para o clube seguinte na tabela não iria satisfazer a idéia de um campeonato limpo e justo,haja vista que o Cametá prejudicou o campeonato como um todo,como por exemplo e os jogadores que foram expulsos ou foram suspensos por cartão amarelo num jogo contra o Cametá e não puderam jogar na rodada seguinte prejudicando seus clubes?Então por essas e outras se conclui que o campeonato foi contaminado e a solução sem dúvida seria fazer uma nova 1ªFase sem o Cametá,para reparar um erro gravíssimo cometido pela FPF,erro grave e lamntável mas que precisa ser reparado.

    Curtir

  4. Gerson,
    E colocando mais lenha na fogueira, se o Pinheirense desistiu, não seria o caso da vaga ficar com o Pedreira, que foi rebaixado em 2009?
    Essa FPF a cada ano se supera!

    Curtir

  5. vejo que está havendo uma pressão só porque a tuna ficou de fora da fase principal então quere tira o cametá mas olhando bem o cametá foi projudicado, pois a decisão da semi final da seletiva que deveria ser entre cametá e isabelense e independente santa rosa foi mudada pois poderia fica fora os dois time da capital então pusseram cametá e independente e isabelense e santa rosa, onde ficou independemte santa rosa clacificados e cametá fora e a pontuação do cametá foi melhor que do santa rosa nesta fase. não fica com medo que por que meu cametá veio para vencer

    Curtir

  6. A verdade que os clubes teriam de reclamar antes de comerçar o campeonato, agora querem derrubar os merritos do Cametá.
    Que também teve gastos para ficar no campeonatos.
    vcs não estão pensando nisso acordem. Vcs são contra os clubes do interior subirem de divisão e com qualidade e futbol. kkk

    Curtir

  7. Hoje a tuna quer melar o campeonato por causa da entrada do cametá, alega que a competiçao está desmoralizada, a final quem é a tuna para falar em moral, se no campeonato da 3 divisão se não me engano de 2005, ela se abriu para o moto clube do Maranhão levanvo aquela vergonhosa surra de 7 a 1, só para desclassificar o nosso Castanhal, vces lembram disso né. Na minha opiniao o Cametá merece está no cmpeonato, pois conseguiu a vaga para a fase principal dentro de campo e ainda em primeiro lugar.

    Curtir

Deixe uma resposta