
Apesar de estar há mais de 100 dias encarcerado, a dianteira de Lula é maior do que a soma de todos os outros adversários apontados na pesquisa que estão exercendo o seu direito constitucional de fazer a pré-campanha. A soma de todos os outros adversários alcançou 29%, sendo que Jair Bolsonaro (PSL), tem 12%, mantendo a mesma percentagem da pesquisa de maio, reforçando a tese de que esgotou a margem de crescimento.
Ciro Gomes (PDT) alcançou 5%; Marina Silva (Rede) que caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%.
Manuela D’Ávila (PCdoB) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos. Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiu 2%, incluindo o candidato do governo Michel Temer, o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB). O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18% e não sabem ou não responderam, 12%.
Pesquisa por região
No Nordeste, Lula mantém a sua larga vantagem sobre os adversários, sendo o preferido pelo povo da Região. Ele tem 58% das intenções de votos entre os nordestinos contra os 8% alcançado por Ciro, seguido por Bolsonaro, com 7%. Alckmin aparece com 3% e Marina caiu de 6% para 2%. Os demais não pontuaram.
No Sul, por sua vez, aumentou de 31% para 34% as intenções de voto em Lula. Em segundo lugar aparece Bolsonaro, com 19%, seguido por Álvaro Dias, que caiu de 10% para 5%, empatando com Ciro Gomes (5%). Marina e Alckmin também aparecem empatados com 4% cada. Manuela tem 1% e outros 4%.
No Sudeste, Lula tem 33% das intenções de voto contra 12% de Bolsonaro. O candidato tucano, Geraldo Alckmin, apesar de governar São Paulo por quase 14 anos, aparece com apenas 6% das intenções de votos na Região. Marina tem 4%; Ciro 2%; Manuela e Álvaro Dias 1% cada; e outros 3%. O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos atingiu o maior índice no Sudeste, sendo a opção de 25% dos entrevistados.
No Centro-Oeste e Norte, Lula também é o preferido pelo eleitorado e tem 39% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece Bolsonaro com 17%, seguido por Marina (8%); Ciro (6%); Alckmin (2%); Álvaro Dias (1%); e outros (1%).
Cenário espontâneo
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos postulantes, Lula também está bem na frente dos demais candidatos, subindo de 34% para 37% das intenções de votos. Bolsonaro se manteve em segundo lugar, com 10%; Ciro tem 3%; Alckmin caiu de 3% para 2% e segue empatado com Marina Silva (2%) e com o ex-presidente FHC, citado por 2% dos entrevistados.
Joaquim Barbosa, Sergio Moro, Aécio Neves, Eduardo Jorge e Álvaro Dias aparecem com 1% das intenções de voto cada.
Os que disseram que vão votar em outros candidatos alcançaram 3%. Ninguém, brancos e nulos 18% e não sabem ou não responderam 18%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria todos os adversários com tranquilidade. O ex-presidente tem 50% das intenções de votos contra 16% de Bolsonaro (em maio Lula tinha 47% e Bolsonaro 16%).
Lula também ganharia com folga da candidata da rede com 50% dos votos contra 12% de Marina (em maio o placar era de 45% contra 14%).
Contra Ciro, o resultado é semelhante. Lula tem 50% das intenções de voto e o candidato do PDT apenas 11%.
Já quando o adversário é Alckmin, o ex-presidente Lula passa dos 50% para 52% das intenções de votos contra apenas 10% do candidato tucano (em maio, Lula tinha 47% contra 11% de Alckmin).
A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.
Foram ouvidas 2000 pessoas, em entrevistas feitas em 121 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Do Portal Vermelho, com informações da CUT
O cara tá voltando!
CurtirCurtir
Lula livre… Lula presidente, eleição sem Lula é fraude… Fora globo lixo, MPF, TRF4, STJ, STF… Moro golpista.
CurtirCurtir
Não sei porque insistem em fazer pesquisa com esse presidiário, o correto é fazer pesquisa com quem de fato e de direito vão disputar as eleições.
CurtirCurtir
E aqui no PA, tudo indica uma dobradinha PT/PMDB.
CurtirCurtir
Se você não sabe, explico a insistência. Desde muito antes da prisão, Lula era o primeiro na preferência do povo. Pronto, explicado. Lula está preso porque as elites não o querem presidente novamente e não por terem provado a culpa dele nos crimes de que é acusado. Lula é inocente e o judiciário é parte do esquema da manutenção do poder aos que servem os poderosos. Essa é uma explicação curta, mas podemos expandir se você quiser. Um abraço.
CurtirCurtir
Lopes Junior, parabéns pela aula para os golpistas, coxinhas analfabeto político,complementando sua explicação, Lula tá preso por governar para os pobres..
CurtirCurtir
Lula é vítima de um judiciário a serviço da classe rica e da mídia conservadora. Se houvesse justiça verdadeira neste país, os encarcerados deveriam ser os seus algozes do judiciário, do ministério público e os cabeças das famiglias que controlam os grandes meios de comunicação no país. O crime? Atentarem em conluio contra a Constituição e o regime democrático.
CurtirCurtir
Prezado Gerson, sou seu leitor assíduo e sempre que posso participo do blog dando minhas opiniões sobre futebol e politica, postei ontem sobre o que penso sobre a situação do Lula e hoje ao tentar postar novamente a moderação não permitiu.Não faltei com o respeito em nenhum momento, apenas tenho opinião diferente da sua, isto não é censura?
CurtirCurtir