Tribuna do torcedor

Por Andréia Nóbrega (andreiassnobrega@hotmail.com)
Amigos do blog,
Com a proximidade do centenario bicolor constatei a nossa gritante superioridade frente ao nosso rival. Vou começar pelos estaduais, apesar do paysandu ser mais novo, temos plena vantagem, somos o maior campeão com 45 títulos. Nos Brasileiros nossa vantagem aumenta ainda mais, na série A são 21 participações do Paysandu contra 14 do remo ( vale observar que a última vez que nosso adversário disputou a elite no longíguo ano de 1994, a vitória ainda valia 2 pontos e o goleiro ainda podia pegar bola recuada, haja tempo rsrs) na serie B nem se fala, somos bi campeões nacionais, pra aumentar essa diferença ainda mais, somos campeão dos campeões, da copa Norte e encantamos o Brasil com nossa brilhante participação na Libertadores.
Clube que está sem divisão desde 2009 e todo ano mendiga participação na serie D querendo comprar vaga dos outros times do seu mesmo nível só pode ser considerado “time nanico” indigno de se fazer a miníma comparação com o maior campeão da amazônia.
Contra fatos não há argumentos, portanto amigos remistas, é muito mais digno vcs aceitarem nossa infinita superioridade do que ficarem pagando mico quando discutem futebol. 
Vou encerrar com a linda crônica do Armando Nogueira. Parabéns, Paysandu!.
 
PAYSANDU, A ALMA PARAENSE
“O Paysandu está pegando um Ita no Norte e desembarca com toda corda no Campeonato Brasileiro. É tricampeão dentro de casa, é campeão do Norte e acaba de ser pra sempre consagrado na Copa dos Campeões. Pra mim, que também sou daquelas bandas, o Paysandu é bem mais que um bom time de futebol. Se o Flamengo é um estado d’alma, o Paysandu é a própria alma paraense. É pimenta de cheiro, é o Círio de Nazaré, é tacacá com tucupi, é Eneida de Morais, tia de Fafá, mãe de Otávio, campeão botafoguense. É palmito de bacaba, é Billy Blanco, é açaí, é Jayme Ovalle, inventor do Azulão, tom profundo do azul-celeste, campeão dos campeões. E sempre será também Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Jane Duboc, canto e contracanto ao violão de Sebastião Tapajós, fluente como o rio que lhe dá o sobrenome.
O Paysandu é feijão de Santarém, é farinha de mandioca, é jambu, é manga-espada, é maniçoba que Raimundo Nogueira servia, declamando Manuel Bandeira:
“Belém do Pará, onde as avenidas se chamam Estradas. 
Terra da castanha
Terra da borracha
Terra de biribá bacuri sapoti
Nortista gostosa 
Eu te quero bem. 
Nunca mais me esquecerei 
Das velas encarnadas, 
Verdes, Azuis, da Doca de Ver-o-Peso 
Nunca mais
E foi pra me consolar mais tarde
Que inventei esta cantiga: Bembelelém, Viva Belém! Nortista Gostosa
Eu te quero bem.”
 
Paysandu, permita-me parafrasear Caymmi, cantando teu troféu de imensa glória: 
“Agora, que vens para cá
Um conselho que mãe sempre dá
Meu filho, jogue direito que é pra Deus te ajudar.”

64 comentários em “Tribuna do torcedor

  1. Parabéns Andréia Nóbrega, pelo resgate histórico dessa crônica do Saudoso Armando Nogueira, seria muito interessante que também a postasses, no sítio do Grande Bicolor Celeste Amazônico.
    Belíssima contribuição.
    Parabéns!!!

    Curtir

  2. Andreia, aplausos e mais aplausos, a melhor tribuna do torcedor que já foi postado aqui no Blog até hoje.

    Desde 94 quando valia 2 pontos e o goleiro ainda podia pegar a bola recuáda, eles não participam da 1° divisão?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Como é bom torcer pra um time que fará 100 e podemos ter o orgulho de dizer que ele fez desgraça no cenario estadual, nacionale internacional.

    Papãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Curtir

  3. Os invejosos vão ja posta ai quer ver? Kkkkkk, essa foi boa jogaram a serie A quando uma vitoria valia 02 pontos e o goleiro podia pegar a bola recuada kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  4. Sem palavras. Sensacional!!!
    Lembrei do hotclassics das 17 às 19h kkkk
    Os caras sempre vem com coisas antigas. Podiam dizer com Petshop Boys, Ricky Astley ao fundo: essa é do tempo em que o remo era da primeira divisão, em que chuteira era preta e a bola branca kkkkk

    Curtir

  5. Pobre coitado.
    Acho que se não pode, nesses casos, utilizar termos genéricos e adotá-los como verdade absoluta. “Superioridade” mostra o quanto algo é melhor do que outra coisa. Então vamos lá:
    “Gritante Superioridade” em relação a que?
    A títulos? Pode até ser.
    Mas e quanto a torcida presente? A superioridade é gritante, mas do lado Remista.
    Melhor colocação em um Brasileiro?
    Número de vitórias sobre o respectivo rival?
    Finanças? Paysandu está 4 milhões mais quebrado que o Remo.
    Administração?

    Acho que a liderança do Remo faz muito mal pra cabeça dos bicolores. Eles perdem as estribeiras e iniciam o complexo de Napoleão.

    Curtir

  6. Há tempos venho procurando uma crônica da mesma época, de ninguém menos que José Trajano, publicada no Lance!, intitulada “A nova geração Paissandu”. Coisa linda também.

    Curtir

  7. 1 – Torcida presente em estádio NÃO é título;
    2 – Melhor colocação é brasileiro NÃO é título;
    3 – Numero de vitórias no confronto direito NÃO é título;
    4 – Situação financeira NÃO é título;
    5 – Rainha das Rainhas É título (de concurso de beleza).

    Curtir

  8. E outra: colocação por colocação, ser 8º no Campeonato Brasileiro vale menos que ser 11º na Taça Libertadores da América… Mas, claro, nenhuma das 2 coisas é título.

    Curtir

  9. Mas bicolor é assim mesmo. Quero saber o que tinham antes de 94. Ou mesmo antes de 2000.
    Ninguém lembra. Não lembram nem da cor que era o verdadeiro uniforme do clube, que não é este azul calcinha.
    Também desconhecem como se escrevia o nome do próprio time de coração – Já perceberam quantos vieram encher o saco do Gerson por conta do “Paissandu”?
    E do hino? Será que sabem qual é o verdadeiro? Marchinha de carnaval não vale.
    É essa a história de vocês. Um clube centenário, que começou a aparecer no cenário nacional há apenas 20 anos, após compra de arbitragem por um bicheiro e de lavagem de dinheiro da SUDAM.
    O Paysandu que vocês conhecem não tem 100 anos nem aqui, nem lá na China. Lidem com isso.

    Curtir

  10. Emanuel. O concurso de beleza foi ótimo. Parece aquele comercial do cano tigre (acho que é isso). Os venezuelanos (que parecem os remistas) gritam Miss Universo… kkkkkk Aqui eles gritam Rainha das Rainhad do Carnaval!!!!

    Curtir

  11. Pede para vasculhar também os subterrâneos na época do Manuel Ribeiro presidente do lião nos empates e vitórias do regionalzinho kkkkkk. Não dava para ser nacional tinha que ser no regional. kkkkkkkkk

    Curtir

  12. A Torcida do time SEM DIVISÃO, como não pode discutar títulos já que a superioridade bicolor nos campeonatos paraenses e brasileiros é INCONTESTÁVEL pois como todos sabem contra FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS tenta se ILUDIR com o fato de comparecer em maior número aos jogos que a torcida do papão.se número de torcedores ganhasse campeonato a CHINA seria imbatível na copa do mundo.

    Curtir

  13. Vamos relembrar coisas de 1994 em homenagem ao remozinho. Ônibus Telégrafo, Sacramenta Nazaré, Jurunas Marambaia, Guamá Montepio etc
    Casas noturnas, Olê olá, Escápole etc
    Cinema Palácio, Iracema, etc…
    Que mais? Faz tempo…

    Curtir

  14. Faltou neste inventário feito na Tribuna o mais recente feito do listrado: E dava tempo de ter constado. Mas, enfim, é feito digno de nota passar dois dias apanhando do adversário. Foi a derrota mais demorada de que se tem notícia. Começou na noite de um dia, entrou pela madrugada, rompeu a alvorada e só foi acabar na hora do almoço do dia seguinte.

    Curtir

  15. O dia em que o PAYSAMERDA ganhar um título brasileiro legítimo SEM COMPRÁ-LO, eu pensarei se podem comparar.
    O Dia em que botarem mais de trinta jogos sem perderem pro maior rival eu pensarei se podem comparar.
    O dia em que encherem os estádios, continuamente, independente de competição e time adversário, eu pensarei se posso comparar.
    O dia em que apresentarem um Rei do futebol, tipo Pelé ou Eusébio vestindo o uniforme deles, eu pensarei se podem comparar.
    O dia em que apresentarem estádio reformado, arena, e pelo menos um ônibus para trasladar seus atletas, eu pensarei se posso comparar.
    Por enquanto amiga Andreia, voces são apenas mais um querendo ser maiores do que são.
    Abs

    Curtir

  16. BORA BORA, SAUDOSA MALOCA, A CHACÁRA, MIRALHA, GATO E SAPATO, KALAMAZOO, SORVETERIA TIP TOP, PIZZARIA NAPOLITANA,PASTELARIA E PIZZARIA MAMMA MIA, JB 254, CASA PERNAMBUCANAS,MESBLA , LOBRÁS, …KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  17. Considerações sobre o post.29 do Jorge Alves :

    O dia em que o PAYSAMERDA ganhar um título brasileiro legítimo SEM COMPRÁ-LO, eu pensarei se podem comparar.(RESPEITE A INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA, TEUS PAIS NÃO TE DERAM EDUCAÇÃO?)

    O Dia em que botarem mais de trinta jogos sem perderem pro maior rival eu pensarei se podem comparar.(Vocês tem mais vitórias e o papão tem MAIS TITULOS)

    O dia em que encherem os estádios, continuamente, independente de competição e time adversário, eu pensarei se posso comparar.( torcida bicolor não é ILUDIDA, o parazão é uma competição secundária para nós que temos calendário garantido para o ano inteiro com a disputa da série C, bem diferente do teu time SEM DIVISÃO)

    O dia em que apresentarem um Rei do futebol, tipo Pelé ou Eusébio vestindo o uniforme deles, eu pensarei se podem comparar.(Dá dó de ler esta pobreza de espirito)

    O dia em que apresentarem estádio reformado, arena, e pelo menos um ônibus para trasladar seus atletas, eu pensarei se posso comparar.(Ônibus que era usado por funerárias com 11 anos de vida e que foi reformado para encantar os ILUDIDOS)

    Por enquanto amiga Andreia, voces são apenas mais um querendo ser maiores do que são.(Por mais que seja difícil de aceitar, a realidade mostra que o Paysandu é clube que deu AS MAIORES GLÓRIAS PARA O ESTADO DO PARÁ)

    Reflita meu caro,repense os conceitos que certamente lhe farão bem.

    Curtir

  18. Kkkkkkk Mistura Fina, tempo de jogar moeda para os poraquê na Lobrás, comer um lanche na Boss. Ir na mercearia e comprar 1 bolachão e um guaraná vigor, guarasuco ou guaraná cerpa…..kkkkkkkkkkkkkk bão demais

    Curtir

  19. A torcida do liaum ainda está de mi, mi,
    Isso vai virar piada: “a última vez que nosso adversário disputou a elite no longíguo ano de 1994, a vitória ainda valia 2 pontos e o goleiro ainda podia pegar bola recuada, haja tempo rsrs.”
    hahahahahahah……..

    Curtir

  20. Interessante, a Nação Celeste Amazônica, estava curtindo e se deliciando com o post da Andéia Nóbrega, que apenas, traz à baila, reedita, a saga, a História real do mais vitorioso time do Norte deste País,chamado Brasil, que é conhecida nacional e internacionalmente, coisas de quem tem História, mas, a inveja é realmente uma M—, que é que os sem coisa alguma, tem que tentar meter o bedêlho, onde não lhes diz repeito? estamos tratando de coisas do Grande Bicolor Celeste Amazônico, dá licença???

    Curtir

  21. Lembrei da Fábrica Palmeira, do Grande Hotel, do Pagode Chinês, do Arraial de Nazaré na praça Justo Chermont, hoje CAN, do LaraSuco, da Grapette e dos 7 a 0!! KKKK!!!!

    Curtir

  22. De fato, inveja é uma MERDA! Mas, porque ela apenas não curtiu a saga como tinha todo o direito. Teve que fazer referências negativas ao Mais Querido. O que deu pra entender é que não adianta nada toda esta história porque o que importa mesmo é o Leão. É freudiano. Então, mexeu com quem estava quieto…

    Curtir

  23. Em 1994 o LP estava morrendo. Acho que nem havia mais a Gramophone, by Dom Floriano, onde comprava meus Rock. Mas o videocassete ainda reinava.
    Faz tempo, bichano.

    Curtir

  24. Égua, esqueceram do troféu Lúcia Penedo kkkkkkkkkk criaram esse troféu quando a mucura de peruca ficou sem divisão kkkkkkk é mentira Edson porteiro? kkkkkkkkkk faltou também aí as duas carreiras o Bacuri q ganhou no chiqueiro, sem falar no troféu COITADO CAMPEÃO kkkkkkkkkk é uma merda mesmo kkkkkkkkk

    Curtir

  25. Esse que é o hino da mucura de peruca kkkkkk muito escroto, acho q aquele cantor usou um baseado kkkkkk acho que tem merdinha que nem sabia q era essa porcaria kkkkk por isso q eles cantam aquela marchinha, eles tem é vergonha kkkkkkk sei não, mas essa Andréia é estranha, será ?????

    Curtir

  26. Que me descupem os grandes remistas sensatos e conscientes como Antônio Oliveira, mas tenho de afirmar que em debate sobre futebol, a maioria do tocedor remista quando pensa, peida…….e quando fala, caga! Pois querer insistir que 8º lugar numa primeira divisão é mais importante que o 9º lugar numa Libertadores da America é o fim da picada ou a picada do fim kakakakakakakakakakakakakakakakakaka

    parabens pela belissima postagem Andreia Nóbrega, so que acho que não falastes nenhuma novidade.

    Papãoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoao
    100 anos de glória e tradiçãoOOOOOOOOOOOOO

    Curtir

  27. Andreia Nóbrega

    Eu disse anteriormente, que apesar da sua belíssima postagem em homengem ao Paysandu Sport Clube, o mais glorioso do norte, você não relatou nenhuma novidade. Tudo que você relatou em materia de glória do Paysandu, todo o povo do Pará já sabe. Então permita-me relatar uma novidade em termos de glória do Paysandu Sport Clube, que muitos não sabem porque a maioria da imprensa local não divulgou ou fez pouco caso, e essa glória caiu no esquecimento, So Não me pergunte os motivos do descaso da midia local com essa grande conquista porque não saberei responder. O que tenho a relatar é o seguinte: Todo mundo lembra que de 2000 a 2002 o Paysandu ganhou um uma enome serie de titulos oficiais e outros amadores. ou seja, ganhava tudo o que disputava. O que muitos não sabem é que o Paysandu é o maior campeão de titulos oficiais do Brasil em 2002, ganhando 03 titulos oficiais e uma honrosa, vaga na Taça Libetadores 2003, onde foi o 9º colocado. Como o Paysandu ganhou em dezembro de 2001 o titulo da segunda divisão, em fevereiro de 2002, a Copa Norte, em março de 2002 o tri estadual e em agosto de 2002 a Copa dos Campeões, isso siguinifica uma média de um título oficial a cada 2 meses Andreia e demais bicolores. Ora, se considerarmos as dificudades, e que existem milhares de time no mundo, inclusive milionários, que as vezes se preparam o ano inteiro e não ganham um título sequer na temporada ( vide o poderosos Corinthians que ficou 23 anos sem o gosto de um titulo) podemos considerar esse feito biolor como um dos maiores feitos do futebol, so restando saber se isso não foi um recoorde mundial, guardadas as devidas proporções, é claro. Então acho que o Paysandu é o único clube do mundo que no seu país de origem ganhou numa so temporada o título de uma competição teve o nome de Copa dos Campeões do Brasil e ao mesmo tempo foi considerado o maior vencedor de títulos oficiais do mesmo país. Isso é uma grande conquista e se não foi recorde, concerteza o Paysandu está entre o pequeníssimo grupo seletos de gloriosos que sentiram esse gosto doce de comemorar a conquista de muitos títulos em tão curto espaço de tempo.
    papãoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaoaeu te amooooooooooooo

    Curtir

  28. Eu acho muito engraçado discutir com os remistas. Olha do que eles se gabam, de ônibus, de encher estádio, de um oitava lugar no brasileiro, e deverem 4 milhões a menos. Kkkkkkkkkkk
    Algum título por favor?
    Gostei muito desta tribuna do torcedor!!! Parabéns ao time que mais deu glórias ao norte do Brasil.

    Curtir

  29. Não oliveira, és um azulino que respeito os comentários. Mas é por uma parte de azulinos que mesmo reconhecendo que tem o direito de enaltecer seu remo , mas os caras fazem certas comparações equivocadas entre as conquistas de Remo e Paysandu, que realmente não dá para entender porque afirmar que um 8º lugar numa primeira divisão e mais vistoso que o 9º lugar numa Libertadores da América, competição na qual, muitos clubes sulamericanos querem e ja mais conseguiram participar. O próprio poderoso Fogão do Gerson, passou 17 anos sem conseguir uma vaga, é surreal. me desculpe.

    Curtir

  30. Sem palavras…ufa!!!!! Parabéns grande Andréia e renato, casal bicolor de alma,suor e sangue . emocionado… o resto e só choro dos mendigos.apesar de tanto esperneio no fundo eles sabem quem reina. Valeu muuuiitooo…..

    Curtir

  31. E tem outra Antonio, eu como bicolor nunca deixei de reconhecer ou desmerecer que nas décadas de 60 e 70 o time azulino era a maior força do futebol da região, formava grandes equipes, boas campanhas na primeira divisão, lutava passo a passo com o Paysandu pelos estaduais. Mas hoje, tu sabes que tudo isso mudou. mudou muito em favor do Papão. E por isso hoje comemoro ou me exalta por assim dizer. Mas tem muitos azulinos que preferem viver naquela época passada, tipo aqueles personagens da serie Tunel do Tempo, que viver o presente, porque este tem sido muito amargo para os azulinos. Aí vivendo naquela epoca ou sonhando com ela, esses azulinos se alimentam de conquistas de torneios do norte, Torneios da Venezuela, do Suriname, da Liderança no ranking oficial, das grandes participaçoes azulinas na primeira. Aliais que a propria diretoria atual azulina, ainda vive naquela época, e um diretor azulinos postou aqui no blog essas “conquistas” para fazer frente a diretoria bicolor. Mas quando caem na realidade, fazem comparações sem nexo, porque não não se conformam que o Papão é hoje o maior rakiado do norte, o maior ganhador de titulos nacionais e estaduais , o único do norte em 100 anos, que participou de Libertadores, que o time zulino ja está a 20 anos longe da primeira divisão, que não consegue sequer uma vaga na quarta divisão, e caiu para terceiro lugar no ranking oficial. Teve um dirigente azulino que relatou até que o remo é um dos maiores vencedores do rainha das rainhas do carnaval, título que eles dizem que o Paysandu não possui e nunca vai possuir. Imagine???????kakakakakakakakak

    Curtir

  32. Em 1994 os brasileiros gritavam é TRETA TRETA TRETA kkkkkkk

    Marituba era vila e não sabia se era roubada por benevides ou ananindeua.

    Ainda existia a empresa de ônibus Perpetuo Socorro

    Ainda tinha a Panificadora Pão para a viagem na entrada de marituba.

    As partidas valiam 2 pontos
    E o goleiro podia pegar a bola em recuo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  33. Em 94 havia 1° de Dezembro, Tv Itororó e Rua Conceição. Em 94 Cruzado virou real e o finado Telê Santana era bi mundial com o SPFC de Raí e cia. Ayrton Senna morreu em 94. Aliás, parabéns remo, em 2014 vinte anos fora da elite. Kkkkkkk

    Curtir

  34. Armando Nogueira escreveu essa crônica porque não sabia que os dois títulos de vcs da série B foram comprados com ajuda de árbitros. Se soubesse nunca escreveria isso. Deve estar se remoendo no céu de tanto arrependimento por ter dedicado uma crônica a um time espúrio desses.

    Curtir

  35. Aos desinformados de sempre o Clube do Remo é apenas 1 ano mais velho que o Paysandu no Futebol apenas como clube que é mais velho. Melhor campanha de um time do Norte na Série A e Copa do brasil até hoje é do Clube do Remo.O Paysandu é só o maior do Norte em ser o freguês do Remo e até hoje continua com 30 derrotas de desvantagem. Realmente o Paysandu está de parabéns pois comemorar 100 anos como freguês não e para qualquer um!!rs

    Curtir

  36. Mauricio, você esqueceu da famosa “PALHOÇA” lá na Marambaia. Outra coisa, nós torcedores do maior clube do Norte do Brasil, deveríamos discutir sobre títulos brasileiros apenas com o amigo Harold, torcedor ilustre da Tuna Luso Brasileira, essa sim a segunda colocada em títulos nacionais no Pará. O resto, bem, o resto é apenas o resto.

    Curtir

  37. Valeu Gerson pela publicacao agora q li os comentarios, e so para refrescar a memoria dos azulinos o brasileiro de 1993 foi dividido em 4 grupos (nao houve serie B nesse ano) , o grupo onde estava o remo eram so os times da serie B, portanto se classificou sem jogar com nenhum time da serie A. Na segunda fase enfrentou os times da elite onde ficou na lanterna do grupo sem nenhuma vitoria, e ainda levou a maior goleada da competicao, guarani 8×2 remo. Portanto é furada esse maior feito de vcs em mais de 110 anos de triste historia rsrs

    Curtir

  38. Sarros e brincadeiras a parte, só lamento uma coisa, o Remo no fundo do fundo do poço, e o Paysandu é o time do “já foi… já teve… já ganhou…” incapaz de perceber a realidade atual, pois disputou a Série B de nível técnico sofrível e foi rebaixado, seria realmente o fim do nosso futebol amigos?

    Curtir

  39. Belíssimo comentário amigo Augusto. Você falou a realidade do nosso futebol de hoje e o temor pelo futuro do mesmo. Contudo amigo, lhe afirmo que nesses tempos de carência de conquistas nacionais e internacionais dos nossos clubes, eu como um grande bicolor , torcedor apaixonado do Paysandu, prefiro fazer uma párodia de uma das músicas do Rei Roberto Carlos que diz: “SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE MUITAS EMOÇÕES NO FUTEBOL EU JA VIVI”””” Agora quem não viveu emoçoes e so viveu sofrimentos, so tem mesmo a lamentar hoje nessa fase ruin que vive nosso futebol.. Além disso amigo Augusto, você esqueceu uma grande conquista que o Paysandu possui até hoje e ninguém nunca tirou que foi a Copa dos Campões do Brasil. Ou seja, não se pode dizer que o Paysandu ja teve essa conquista, na verdade o Paysandu possui essa conquista atualmente por ter sido o último campeão e permanece com o titulo até hoje porque ninguém no Brasil nunca tirou do Papão. Igual aquela honrosa Taça Jullis Rimet que a Seleção Brasileira ganhou definitivamente em 1970, essa Taça dos Campeões que o Papão ganhou so sai da Curuzu se for roubada igual a Jullis Rimet da seleção, porque no futebol dentro de campo é impossível.

    kakakakakakakakakakakakakakak
    kakakakakakakakakakakakakakaka
    kakakakakakakakak
    Alô Wandick, coloca segurança para vigiar essa taça, pois tem muita gente que vai querer roubar para dizer que o Paysandu não é mais o atual Campeão dos Campeões do Brasil

    kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakk

    Curtir

Deixe uma resposta