Por Camila Mattoso, do ESPN.com.br
Enquanto o Campeonato Brasileiro segue sem definição sobre quais times vão ser rebaixados para a Série B, clubes se articulam para decidir o torneio na Justiça. Com a liderança de Coritiba, e a participação de Vasco e Fluminense, as diretorias conversaram para verificar súmulas da competição. O resultado obtido, segundo a visão desses cartolas, mostra que Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma poderiam perder pontos.
Em contato com o ESPN.com.br, dois dirigentes explicaram que a regra que está sendo avaliada, que teria passado a valer neste ano, é uma que limita em cinco o número de jogadores transferidos de outros clubes da Série A. Os documentos de relatos dos jogos estão sob os olhares dos departamentos jurídicos dos times e também de especialistas do direito desportivo.
O Regulamento Específico da Competição, no capítulo III, artigo nono, no seu parágrafo único, diz que “cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas”.
m exemplo que, segundo os clubes reclamantes, fere o regulamento acima, seria a Portuguesa. Para a temporada de 2013, a diretoria paulista conta com pelo menos 13 atletas emprestados, sendo que desses, pelo menos dez chegaram de outras equipes da Série A.
A visão da CBF é diferente. Segundo Virgilio Elíseo, diretor do departamento técnico da entidade, o regulamento vale a partir do início do Campeonato Brasileiro e para jogadores que tenham disputado pelo menos um jogo do torneio pelo clube cedente. Assim, só haveria desrespeito ao regulamento caso um clube tenha mais de cinco jogadores que atuaram por outros clubes da Série A em 2013.
O plano dos que se queixam é terminar o estudo ainda no início desta semana. Se a conclusão dos advogados for de que o assunto procede, eles enviarão uma denúncia para a CBF e para o STJD, que deverá julgar o caso.
De acordo com o Código Brasileiro da Justiça Desportiva, a inscrição irregular de atletas na súmula implica na perda de três pontos. Com o que já foi analisado e interpretado, os dois paulistas e o catarinense deveriam perder, cada um, pelo menos seis pontos.
Assim, Portuguesa e Criciúma substituiriam Vasco e Coritiba na zona da degola.
Considerando a atual classificação, teríamos a seguinte mudança:
14 – Fluminense – 42 pontos
15 – Coritiba – 42 pontos
16 – Vasco da Gama – 41 pontos
17 – Portuguesa – 38 pontos
18 – Criciúma- 37 pontos
19 – Ponte Preta – 30 pontos
20 – Náutico – 17 pontos

Isso tinha que vir de Vasco e Curitiba, o vale tudo começou.
A grande mucura listradabicolor da amazonia tentou derrubar o ABC e o Sao Caetano, nao deu em nada e foi castigada pelos deuses do futebol…
rapaaaaaaaaaaa eu xoooooooro…
CurtirCurtir
Custa-me crer. Virada de mesa a essa altura do campeonato? Certamente falta bom senso a esses cartolas.
CurtirCurtir
Gerson Nogueira, esse regulamento só vale para a série A? pois se valer para a B, o que dizer do ABC de Natal que contratou 102, jogadores para este brasileirão? como postei em dia anterior, quando surgiu polêmica similar envolvendo o Icasa, que no ABC, se fuçar, encontra, se bem que não alimento ilusão alguma, já estou conformado com a série C em 2014, não dá para acreditar no desempenho desse time.
CurtirCurtir
Certamente, Marlos. No entanto, será que CBF e STJD tem bom senso?
Abs
CurtirCurtir
A Ponte já caiu, o resto briga com vasco e Flu, se estiverem errados tem que ser punidos sim.
O Paysandu deveria fuçar esse caso do Icasa e do ABC, pois se fosse ao contrário fariam o mesmo.
CurtirCurtir