Novo juiz dos réus é filho de ex-deputado tucano

O colunista Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, divulgou o envolvimento com o PSDB do novo juiz que ficará responsável pela execução penal dos condenados da Ação Penal 470, chamada de “mensalão”. Bruno André da Silva Ribeiro, tem 34 anos e é filho de Raimundo Ribeiro, que foi deputado distrital em Brasília pelo PSDB. Bruno assume o caso substituindo o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar Silva de Vasconcelos, que teria se desentendido com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Segundo informa Fernando Rodrigues, o juiz teria antecipado a volta de suas férias para assumir o processo de execução penal.

Seu pai, Raimundo Ribeiro, fez carreira na política de Brasília, onde se elegeu deputado distrital em 2006 (com 8.303 votos), pelo nanico PSL, e em 2010 (com 12.794 votos), pelo PSDB. No momento, não exerce o mandato porque sua posse ficou pendente por causa de um outro candidato que conseguiu a vaga por meio de decisão judicial. Ribeiro foi durante quase um ano (de janeiro a outubro de 2007) secretário de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania de Brasília, na gestão do governador José Roberto Arruda (ex-PSDB e ex-DEM), que perdeu o mandato durante um escândalo de recebimento de propinas que ficou conhecido como “mensalão do DEM”.

Raimundo Ribeiro e sua mulher, Luci Rosane Ribeiro, têm páginas na rede social Facebook. Ela compartilhou em seu perfil uma imagem de Joaquim Barbosa com a seguinte frase: “Eu me matando para julgar o mensalão e você vota no PT? Francamente!”, seguida do comentário “Uma andorinha só não faz verão, acorda meu povo”.

6 comentários em “Novo juiz dos réus é filho de ex-deputado tucano

  1. Isso, em princípio, não quer dizer nada. Afinal, trata-se apenas da execução da pena. Situação verdadeiramente grave foi a de um dos Ministros do Supremo que foi advogado do pt, foi subordinado do Dirceu e demais petistas e foi guindado ao Supremo exatamente por este vínculo, eis que currículo para assumir o topo da magistratura nacional não tinha, e ainda assim não se julgou suspeito e participou ativamente do julgamento. Isso a midia lullopetista não lembrou de trazer à tona. Por que será?

    Curtir

  2. E continua a ditadura da “esquerda caviar” q nao se conforma em ser julgada e condenada por Roubalheira e ainda querem transformar em heróis bandidos da pior espécie aquela q tira nossa dignidade como cidadão q paga seus impostos e querem retorno em melhorias espero q esse juiz seja oposição mesmo e bote pra ferrar com essa corja demagoga…

    Curtir

  3. Foi dito por advogados dos condenados, que nao iriam pedir transferencia p Sao Paulo pq o estado é administrado pelo PSDB e em Brasilia quem governa é o PT, entao concluiram que teriam regalias patrocinadas pelo sistema penal petista, so nao contavam com a astucia de JB, que antes de decretar a prisao ja tinha se precavido dessa artimanha.
    ps: esse JB é o do bem…

    Curtir

  4. É incrível como querem defender a todo preço os mensaleiros, acho que tem uma ponta de compaixão com esses ipoctras politicos, que um dia defenderam a não corrupção e hoje fazem parte dela.
    Pow, Gerson, você tem um intelecto a cima da média não vamos querer fazer as pessoas de bobo.
    Nós sabemos que lá atrás antes das diretas – já, partidos chamados de esquerda já estavam envolvidos com sistema ditatorial e corrupção. O fanatismo de alguns militantes de esquerda levou ao esquecimento o que o partido comunista fez antes de termos o nosso sistema democrático.
    Depois veio o PT com a sua política contraditória e outros partidos que se aliaram a ele como o PMDB, que por sinal têm varios dados históricos que mensionam corrupção ativa desses partidos pós ditadura.
    Por isso não vamos arranjar desculpas para defender aqueles que os embaraçam.

    Curtir

Deixe uma resposta