A frase eterna

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

De Paulo Freire, educador.

4 comentários em “A frase eterna

  1. Nada mais verdadeiro do que isso que disse o Mestre: to simples!! Paulo Freire est vivo! Abraos fraternos…

    Em 23 de novembro de 2013 13:21, WordPress.com

    Curtir

  2. Superestimadado demais, ele é praticamente um Marx da educação, Marx passou a vida criticando o Capitalismo e nunca soube dizer como iria funcionar o socialismo/comunismo, Paulo Freie fez o mesmo, criticou os modelos educacionais, mas nunca apresentou um de fato que fosse transformador, considero que foi uma pessoal boa e bem intencionada, mas seus seguidores levaram a cabo a pedagogia do “coitadinho”, praticada em larga escala no Brasil, foi endossada pelo Marketing politico que precisa de índices para a população.

    Sempre digo e repito aos meus alunos, qualquer que seja a metodologia educacional, se ela insinuas que as coisas são fáceis, que vos seja por anátema.

    No meu modo de ver Lula, mesmo com o seus ensino médio, foi muito mais profundo, ao prever que com fome ninguém consegue comer

    As idéias de Paulo Freire levaram a um Socialismo Educacional, aonde a meritocracia é vista como um instrumento que desvaloriza o homem

    O que o Paulo Freire na verdade fez foi propor modelos que nunca foram testados, a grande maioria dos trabalhos derivados sempre é assim “segundo fulano….”, ora bola, como é que é? Segundo fulano? Imagine você propondo um remédio para o câncer e ai diz assim, “este remédio vai funcionar, por que fulano disse que iria”, é mais ou menos assim que boa parte das teorias educacionais no Brasil são, são propostas que nunca apresentam dados estatísticos aplicados com colégios e alunos e diversas situações.

    Curtir

Deixe uma resposta