Por Gerson Nogueira
Não sem percalços, a França garantiu ontem passaporte para a Copa do Mundo de 2014, juntando-se aos demais campeões mundiais – levando em conta que o Uruguai goleou a Jordânia por 5 a 0 na primeira partida da repescagem e praticamente liquidou a fatura. Um gol de Benzema em flagrante impedimento ajudou os franceses a superarem a Ucrânia, em Paris.
A irregularidade vem se juntar a um histórico de benefícios que a França vem colecionando em falhas de arbitragem nas eliminatórias de Copas do Mundo. O erro não diminui o tamanho da façanha, pois a Ucrânia tem uma das melhores defesas da Europa e tinha a vantagem de 2 a 0.
Outra seleção tradicional, embora não campeã, a assegurar presença no mundial brasileiro é Portugal. Sob a liderança do craque Cristiano Ronaldo, o escrete luso derrotou a Suécia de Ibrahimovic em seu próprio campo, mostrando gana e futebol superior. Fez diferença, acima de tudo, a excepcional forma de CR, que parece decidido a fazer de 2013 o ano de sua consagração.
Marcou gols fundamentais no cruzamento com os suecos e pode afirmar, batendo no peito, que é sem contestações o astro da companhia. Não fosse por ele, Portugal provavelmente teria ficado pelo caminho.
A reunião de todos os campeões mundiais, que se confirmará na próxima semana com a classificação do Uruguai, faz da Copa de 2014 ainda mais especial. Será uma oportunidade única de exposição da nata do futebol mundial, por mérito atual e por tradição histórica.
Se há algo a lamentar é a ausência forçada de craques como o sueco Ibrahimovic, um dos mais completos atacantes do futebol moderno, admirado por onde passou e atualmente pontificando no Paris St. Germain. Ibra, por questão de geografia, provavelmente encerrará a brilhante carreira sem o prazer de comemorar um gol em Copa do Mundo. Acontece.
———————————————————–
Entrosamento e intensidade
A grande notícia do amistoso com o Chile ontem, em Toronto, é que o Brasil de Neymar continua em ritmo de competição, como se a Copa das Confederações não tivesse terminado ainda. Nem tanto por vencer, mas pela maneira como venceu. O time enfrentou um adversário tecnicamente respeitável com disposição digna de jogo decisivo. Buscou o gol de maneira feroz, sem jamais recuar ou cozinhar o galo.
Velocidade, força e movimentação intensa, marcas da equipe sob a batuta de Felipão, voltaram a aparecer em doses que permitiram ao Brasil superar a excelente troca de passes da equipe chilena. Neymar, Maicon, Paulinho e Robinho, que entrou no segundo tempo, foram destaques, mas o que brilhou de fato foi o jogo coletivo.
O escrete está adquirindo uma força de conjunto que, em determinados momentos do jogo, passa a ideia de um grupo invencível. O maior temor que havia em relação a Felipão era o conhecido pendor para a cautela – ainda mais tendo o pragmático Parreira como auxiliar. Pode-se dizer que seu time afasta por completo essas preocupações.
A opção por jogadores jovens (David Luiz, Tiago Costa, Paulinho, Luiz Gustavo, Neymar, Hulk, Oscar) garante fôlego e rapidez ao time. Com a repetição dos jogos vem o entrosamento necessário. A seis meses da Copa, os prenúncios são os melhores possíveis, embora não seja recomendável abraçar o oba-oba tão ao gosto da pachecada.
O ponto negativo é ainda o setor de criação, onde Oscar ainda e não demonstra ser o organizador que o futebol moderno exige. Deveria ser o parceiro de Neymar nas articulações, mas acaba se limitando a ser mais um jogador a correr muito na faixa intermediária. Caso o nosso Paulo Henrique Ganso estivesse a fim de jogar a sério ainda poderia se candidatar a essa vaga.
———————————————————–
Mudança de planos
Na escalação que anunciei aqui do provável Remo de 2014 começa a se consolidar uma alteração. Na linha de ataque. Nada a ver com a camisa 33.
———————————————————-
Direto do Twitter
“A Seleção virou seguro-desemprego do Julio Chester”
De Fernando Molica, jornalista.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 20)
Gostei da presença de todas as seleções campeãs mundiais… Isso, engrandece a Copa do Mundo, no Brasil.. É bom para o futebol mundial..
– Também lamento muito pela ausência do Ibra… Um grande jogador, fora da copa.. Infelizmente..
– Essa do seguro desemprego, foi demais…rs.. Te dizer
CurtirCurtir
Vishi, amigo Gerson dá uma de Arthurzinho, com mudanças de última hora no time..hehehe… Quem sai? Leandrão ou Zé Soares? Ou será que vamos com 3 atacantes? Vamos aguardar… Amigo Gerson é uma pessoa bem informada, e sabe das coisas..
CurtirCurtir
Ageu Sabiá rs…
CurtirCurtir
Tiago Costa? Não seria Silva, Gerson?
E já não é mais garoto, talvez o mais velho do grupo, exceto os goleiros. Mas a seleção mudou muito mesmo.
CurtirCurtir
Hahaha, ato falho, amigo Maurício. Lembrei do ex-zagueiro do Papão.
CurtirCurtir
Só uma pergunta, alguém conseguiu comprar ingresso para a Copa ?
Acho que está na mão da nata, a Copa será dos ricos, culpa de Lula e da Dilma.
A um detalhe, a nata mandou prender Genoíno e Dirceu.
CurtirCurtir
Égua amigo Gerson, tu é terrível, diz logo quem é a grande contratação do Remo? Kkkkk
CurtirCurtir
Sobre o escrete canarinho também tenho a mesma impressão, realmente a equipe esta ganhando conjunto, apresenta uma proposta de jogo confiável principalmente quando sofre pressão do adversário. Notem que os jogadores diminuiem os espaços pro adversário em qualquer setor do campo de jogo, os atletas estão correndo mais, se entregando, marca do estilo Felipão de jogar. Como temos ainda tempo suficiente para aprimorar o conjunto, creio assim como você amigo Gerson, creio que sao auspiciosas a nossa participação na copa 2014, mudando a minha opinião de meses atrás, quando não via possibilidade de uma grande participação nessa copa. Quando ao Ganso, ainda acredito que ele possa ser convocado, pois esse meio campo precisa de um jogador com a clarividência que ele tem.
CurtirCurtir
É o Marcelo Brás, juntamente com o Marclésio e o Sid, amigo Lucilo. Francamente, homem, como não percebeste isso?
CurtirCurtir
A grande contratação do CR, será a nova, grande, estátua para o Baenão, substituindo a atual.
CurtirCurtir
A grande contratação do Remo pode ser :
Cristiano Ronaldo
Bruno Rangel
Messi
Neymar
Papai Noel
Te dizer, ainda tem marmanjo igual a Xuxa, que acredita em duendes. rsrsrs
CurtirCurtir
O problema da seleção foi a volta do Robinho. O Neymar estava virando atleta profissional após ir para o Barça, mas, com o Robinho por perto voltou toda aquela ………..
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkk, amigo Thiago.
CurtirCurtir
Enfim, vamos aguardar.
CurtirCurtir