Cuba é o país com a maior proporção demográfica de pessoas com mais de 100 anos, à frente até do Japão, afirmou o presidente do Congresso sobre Longevidade Satisfatória, Eugenio Selman, evento cuja nona edição foi inaugurada nesta quarta-feira em Havana. Em declarações a jornalistas, o médico lembrou que Cuba conta atualmente com 1.551 centenários em uma população de 11,2 milhões de habitantes. Esses dados mostram que quintuplicaria a proporção existente no Japão, país com maior número de centenários em termos absolutos.
Selman, que durante anos fez parte da equipe médica do círculo de governo cubano e que preside a Associação Médica do Caribe (Ameca) assim como o “Clube dos 120 anos”, afirmou que há seis aspectos fundamentais para avançar na “longevidade ativa”, entre eles, alimentação e ambiente saudáveis, atividades física e cultural, motivação e saúde. O encontro contará com a participação de 180 diretores que, neste ano, focarão na análise dos fatores ambientais que influenciam na qualidade de vida da terceira idade.
A expectativa de vida em Cuba, uma das mais altas da América Latina, atingiu a marca de 78 anos – 76 anos no caso dos homens e 80 no das mulheres. O Governo espera que a média chegue a 80 anos, declarou o vice-ministro de Saúde, Luis Struch, na abertura do seminário. Cerca de 2 milhões de cubanos têm mais de 60 anos, segundo dados oficiais, e a estimativa é que, em um prazo de 15 anos, chegue perto de 3 milhões, o que representaria 26% da população. (Da Ag. EFE)
E o blogueiro tá esperando o que pra se mudar pra lá?
CurtirCurtir
Camarada, podia devolver com outra pergunta bem cavernosa, mas deixa pra lá. Apenas lamento a ignorância.
CurtirCurtir
Apóia ditaduras comunistas e eu sou o ignorante? Então tá…
CurtirCurtir
Não apoio ditadura alguma, cidadão. Apenas, por dever de ofício, costumo me informar. E, por dever de inteligência, gosto de pensar. Simples assim.
CurtirCurtir
Nossa, mostrar dados de pesquisas é apoiar ditaduras? Esse povo é muito paranoico…
CurtirCurtir