O escritor e roteirista americano Elmore Leonard, autor de mais 45 livros, vários best-sellers, muitos deles transformados em filmes por Hollywood, morreu nesta terça-feira (20) aos 87 anos, anunciou o site do próprio autor. Leonard, que sofreu um acidente vascular cerebral no mês passado, faleceu às 7h15 (10h15 de Brasília) em sua residência de Detroit, ao lado da família, de acordo com o site. “Elmore morreu esta manhã, às 7h15 em casa, cercado por sua amada família”, diz o comunicado no site elmoreleonard.com.
Nascido em Nova Orleans (EUA) em 1925, ainda criança Leonard mudou-se com a família para Detroit. A cidade foi cenário de vários de seus livros. Leonard começou a carreira como publicitário. Passou a escrever livros de western e mais tarde se especializaria em thrillers e romances policiais. Entre suas obras mais famosas estão “Ponche de Rum” (adaptado para o cinema por Quentin Tarantino como “Jackie Brown”/foto abaixo), “Bandidos” e “Os Comparsas”– transformado em filme por Steven Soderbergh (“Irresistível Paixão”, de 1998, com George Cloney).
Os quase 50 livros e contos do escritor inspiraram mais de 20 filmes, além da série de TV “Justified”. O último livro de Leonard, “Raylan”, lançado em 2012, tem como protagonista o policial da série de TV “Justified”, produção baseada em três contos do escritor – o principal deles, “Fire In the Hole”, é a trama da primeira temporada.
Leonard, que havia declarado que iria se aposentar, mudou de ideia após receber um prêmio da fundação literária nacional dos EUA pela contribuição com as letras americanas, em novembro do ano passado, e trabalhava em sua 46ª obra. O filme “Life of Crime”, que participa do Festival de Toronto deste ano, é baseado em romance do escritor. A produção tem no elenco Jennifer Aniston, John Hawkes, Mos Def e Tim Robbins e acompanha dois pequenos delinquentes na Detroit dos anos 70, que sequestram a esposa de um promotor corrupto. (Da Folha de SP)

