A segunda etapa da Série C nem começou direito, persistem os riscos de cancelamento e já surgem as famigeradas projeções matemáticas quanto ao acesso para a Série B e classificação para a final do campeonato. No grupo E, que nos interessa diretamente, o Paissandu desponta com amplo favoritismo, segundo o Chance de Gol. Tem 80.9% de chances para o acesso e 49.8% para ser finalista.
O segundo classificado seria o Rio Branco, com 59.0% e 25.5%, respectivamente. O América (RN), com 57% e 24.2%, vem logo a seguir. O CRB, para os matemáticos do site, não tem a menor possibilidade de classificar ou ir à decisão.
Sou cabreiro com esses prognósticos. Já vi o mesmo Chance de Gol se atrapalhar todo para arranjar explicação plausível para a campanha de recuperação que o Fluminense fez há dois anos na Série A, escapando por milagre do rebaixamento. Existem também exemplos inversos, de clubes que pareciam a salvo e terminaram sendo rebaixados.
De qualquer maneira, trata-se de indicativo baseado na campanha e no histórico dos competidores. São cálculos, nem sempre precisos. Para o bem do próprio Paissandu, porém, acho prudente não ficar acreditando nesses números antes de a bola rolar.
Quanto à pontuação para obter o acesso e decidir o título, o Chance de Gol crava que com 16 ou 15 pontos um time se garante nas duas coisas. Com 14 ou 13 pontos, o acesso está no papo e as possibilidades de jogar a final são superiores a 91%.
Em resumo, a partir de 11 pontos é seguro comemorar a ascensão à Segunda Divisão. Abaixo disso, porém, o bicho pega. E aí vem a velha história de que ganhar todos os jogos em casa não é garantia plena de sucesso. Mais do que nunca, uma vitória fora de casa é fundamental para o Paissandu alcançar seu objetivo de subir à Série B. Levando em conta, é claro, que vencerá todos os seus jogos na Curuzu.
Fazia muito tempo que o Botafogo não cedia três atletas à Seleção Brasileira. Acho que desde os anos 70 não via isso. Desta vez, Mano Menezes chamou Jefferson, Cortês e Elkeson, que é quase um paraense, visto que foi criado em Marabá.
Os tempos mudaram e hoje pouco significa ter tantos jogadores convocados, ainda mais para uma seleção caseira. De qualquer maneira, deu para encher de orgulho o velho coração botafoguense. Só espero que o trio não me faça passar vergonha perante a galera papachibé. Que as tradições da mítica Sele-Fogo sejam honradas.
A fase alvinegra é tão profícua que, de uma só vez, o clube cedeu não três, mas quatro jogadores. É que Sebastian Loco Abreu foi convocado por Oscar Tabarez para amistosos da seleção uruguaia.
Direto do blog
“Técnicos de futebol em muitas coisas são iguais. Uma delas é não aceitar pressão de ninguém pra escalar jogador. E isso acaba sendo um complicador pro Tiago Potiguar, que, em minha opinião, é o melhor jogador do Paissandu. Se dependesse de mim, ele entraria no lugar do Luciano Henrique”.
De Édson Amaral, metendo-se a dar pitacos no time do Gaúcho.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 23)