Na semana marcada pela conquista do turno pelo Paissandu é obrigatório eleger a seleção ideal da primeira metade do campeonato paraense. Para começo de conversa, vou montar o time a partir do ataque, setor mais glamuroso do time. Nesse particular, salta aos olhos a inspirada performance de dois jogadores que brilharam intensamente, contribuindo para a excelente média de gols do campeonato, a melhor dos últimos seis anos. Sem sombra de dúvida, Rafael Oliveira e Leandro Cearense foram as duas grandes figuras da competição e tiveram papel decisivo para a boa campanha de seus times. Rafael é explosivo, veloz e raçudo. Leandro é mais cérebro, precisão e técnica. Qualquer time estaria bem servido com ambos no ataque, cujos estilos se combinam perfeitamente.
Para o meio-de-campo, começo definindo os meias de criação. Robinho foi, disparadamente, o mais criativo jogador da competição. Destacou-se pela qualidade dos lançamentos e também como condutor de bola, revelando-se por vezes um avante arisco e driblador, como no gol contra o Paissandu na primeira partida da final. O segundo meia do escrete é Marçal, principal peça do Independente Tucuruí. De seus passes e gols viveu a equipe de Sinomar Naves.
Os volantes têm perfil operário, como bons volantes devem ser. O primeiro é Alexandre Carioca, que se consolidou como um dos mais regulares do Paissandu, capaz de afetar a produção geral da equipe quando não jogava. O outro homem de marcação é Billy, que também é a revelação do Parazão. Firme no combate, sabe sair jogando com desembaraço e tem excelente presença ofensiva, contribuindo para lances de ataque, como no passe certeiro para o gol de Mendes em Cametá.
Os zagueiros de área são Rafael Morisco e Rubran. O primeiro se salvou pela regularidada ao longo da campanha remista, embora tenha vacilado em gols importantes das semifinais com o Cametá. Já Rubran foi responsável pela estabilização da retaguarda do Cametá, que viva intranquila quando por lá atuava o veterano Pedro Paulo. Bom no jogo aéreo, é também eficiente na cobertura. Uma das boas surpresas do turno.
Nas laterais, Elsinho foi o melhor na competição direta com Américo e Ley. Rápido e habilidoso, o lateral direito transformou-se diversas vezes em mais um atacante no esquema de Paulo Comelli. A lateral-esquerda teve Mocajuba e Fábio como destaques, mas o lateral do Cametá leva a melhor pela agressividade no apoio ao ataque e a firmeza no combate.
Finalmente, no gol, Adriano é o escolhido pela regularidade. Evandro e Fávaro tiveram grandes presenças, mas o tunante esteve sempre bem, salvando-se em meio às ondas de incertezas que rondam a nau cruzmaltina.
Grande parte da torcida do próprio Paissandu vai discordar, mas Sérgio Cosme foi o melhor técnico – não só pelo título, mas pela indiscutível capacidade de reorganizar o esquema depois da perda de Tiago Potiguar nas semifinais contra o Independente. Quando o meia-atacante foi negociado, ninguém apostava um tostão furado no futuro do time na competição. Cosme apostou em Alex Oliveira, mesmo sabendo das limitações físicas do veterano meia. E foi além: liberou mais o atacante Mendes, que até então vivia afastado da grande área. Nas semifinais, Mendes já mostrou serviço. Nas finais, revelou-se crucial para a conquista, marcando três dos cinco gols que valeram o título. Sem ser brilhante, o Paissandu de Cosme soube driblar as fragilidades defensivas e foi sempre eficaz no aproveitamento das chances criadas.
Rapidez no gatilho não foi o forte do Remo neste primeiro turno. Custou a se decidir e perdeu Rafael Oliveira. Teve Mendes na mão e Comelli vetou. Como também desaconselhou a contratação de Leandro Cearense. Finalmente, podia ter contratado Quirino, artilheiro do campeonato potiguar, que estava a fim de disputar o Parazão e não custa caro. Perderam tempo procurando jogador no interior paulista e o veterano centroavante foi parar no Mixto (MS). O Remo precisa acordar.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste domingo, 27)
Quanto a seleção, amigo Gerson, na minha opinião quase concordo com vc 100%, não fosse o esquecimento do Thiaguinho em relação ao Marçal, que nem de longe pode ser comparado a esse meia habilidoso que o Remo tem que, ao lado de Robinho, fariam uma ligação de encher os olhos. Quanto ao Sérgio Cosme, acredito sim, mas que ele tenha sido o menos pior, por isso concordo com vc.
– Quanto ao Remo, o Comeli deu uma entrevista ao Caxiado dizendo que o Rafael foi jogador dele em São Paulo e, pediu(e eu lembro na época) a contratação desse jogador, mas como vc mesmo diz, acima, os Dirigentes estão dormindo, como estão até agora. Eles estão perdidos, Gerson, como falei que íam se perder antes de começar o Campeonato, após perceber tantas besteiras que eles estavam cometendo.
– Gerson, esses dirigentes(aqueles mesmos que tínham muitas idéias no tempo do Amaro), estão loucos e, não vou mais perder meu tempo com o Remo e, vou logo torcer para Paysandu e Águia de Marabá para que possam dar uma ajuda ao Leão derrotando seus concorrentes e, botando o Leão na série D e, 2011. Te contar….
CurtirCurtir
Concordo com voce Cláudio quanto ao Thiaguinho, agora FRAN COSTA foi mais eficiente levando o Cametá a decisão que Sergio Cosme ganhando título. Cosme de sorte de ter um elenco melhor.
CurtirCurtir
Pelo amor de Deus, meu caro Berlli. O Fran só foi eficiente pelas burradas do Comelli naquele jogo em Cametá. Depois, viveu do bom nível de seu meio-campo e da excelente fase do Leandro Cearense. Na Curuzu, no jogo final, quando deveria ter mostrado essa capacidade, afundou a equipe ao trocar o Mocajuba por Balão. Tinha um jogador a mais e não conseguiu ser superior ao Paissandu do Sérgio Cosme que caía pelas tabelas de tanto cansaço.
CurtirCurtir
Todos os azulinos deveriam seguir esse belo exemplo – torcer pelo Papão, sempre. Tá bom, alguns podem torcer pelo Águia, Cametá, São Riamundo e Independente.
A campanha é: vamos esvaziar o Baenão!!!
CurtirCurtir
Sidny mesmo jogando poucas partidas mostrou o suficiente para ser o dono da lateral direita, Marlon foi o melhor na esquerda, Potyguar no lugar do Marçal (aliás, eita barrigada baionense essa). No mais, achei a seleção do Gerson coerente.
É a minha opnião (me empresta aí Cláudio rsrsrs).
CurtirCurtir
rsrsrsrs. Concordo, amigo Marcelo, apesar de pensar que enquanto o mocajuba cresceu(nada que se possa dizer: ‘Oh que crescimento”) no quadrangular, o Marlon desapareceu e, acredito que o Gerson tenha levado isso em consideração.Quanto ao Sérgio, amigo Berlli, foi pelo fato de ter sido Campeão. Só isso. Agora Marçal, te dizer esse conterrâneo.. rsrsrsrsrsrs
CurtirCurtir
Amigo Claudio, não há patriotada no caso da escolha do Marçal. Que outro jogador é mais importante para o Independente que ele? Gian? Não me venha com brincadeira. Além de armar jogadas, Marçal passou a ser fundamental no ataque, marcando gols.
CurtirCurtir
Amigo Maciel, o Potiguar começou bem o turno, mas depois caiu de produção em função das seguidas contusões. Quando saiu não era o jogador decisivo de outras jornadas. Como diria o amigo Cláudio, é minha opinião.
CurtirCurtir
Enteda: deu sorte.
CurtirCurtir
Finalmente Entenda: deu sorte
CurtirCurtir
TODOS DORMIRAM. ACORDA LEAO
CurtirCurtir
Concordo com o Marcelo e lembro ao Cláudio que não basta o Paysandu, Águia e São Raimundo ganharem o segundo turno, é necessário também que o rival, caso não ganhe o segundo turno, tenha uma pontuação maior que a dos postulantes à Série D
CurtirCurtir
O CLAUDIO VIVE NO MUNDO DAS ILUSÕES. O REMO PROVOU QUE TEM CONDIÇÕES, BASEADO NO NIVEL ATUAL, DE SER CAMPEÃO. NAO SE PODE MEDIR UM TIME POR UM FATIDICO JOGO. A MUCURINHA, POR EXEMPLO, PERDEU DE 3 A 1.
CurtirCurtir
Pessoal da galinha tá todo raivoso, pra vcs só falta a extrema -unção.
CurtirCurtir
O Gerson Nogueira deveria tambem fazer a lista dos piores do campeonato.
Todo campeonato tem a lista dos melhores e dos piores. O nosso poderia ter essas duas listas. O primeiro dessa lista deveria ser o técnico do SR que foi anterior ao Charles Guerreiro.
Pelo que eu li, desde que ele assumiu o time, não conseguiu uma vitoria.
Com toda certeza, não faltariam candidatos.
CurtirCurtir
Olá o Quirino não foi negociado ainda com ninguém, informação que tém um pré-contrato com o América para o Brasileiro.Continua no Santa Cruz para o 2º turno, chegou algumas propostas mais o Sanyta não o liberou.Ainda está em tempo de levar o artilheiro do Nordeste até o momento com 10 gols!!!
CurtirCurtir
Concordo com o sr.Gerson ,mais axo que Sidny do papão é superior a qualquer outro na lateral direita e axo que os goleiros Evandro e Alexandre Favaro são os melhores disparados.
CurtirCurtir
Conheça um pouco do artilheiro do Nordste até o momento com 10 gols!!!
Quirino “O Cara” já marcou 167 gols em várias equipes do Brasil e até do exterior:
Vejamos:
2001 – pelo Sergipe( 06 gols)Pelo Mirassol/SP(07gols)
2002 – pelo Corintians/AL(09 gols) – Rússia(Exterior)(18 gols) – Barbalha/CE(06 gols acesso da 3 p/ 2ª Divisão/CE)-
2003 – Estrela do Norte/SC (14 gols)
2004 – Estrela do Norte/SC (12 gols)
2005 – Estrela do Norte/SC (08 gols)
2006 – Mirasol/SP(12 gols) – Piauí/PI(06 gols)
2007 – Barras/PI (08 gols)
2008 – Potyguar/CN (09 gols) – Santa Quitéria/MA (07 gols)
2009 – Potyguar/CN (09 gols) – Centenário/RN (Acesso a primeirra divisão -02 gols)
2010 – Potyguar/CN (07 gols) – Santa Quitéria 2ª Divisão(04 gols) – Santa Quitéria 1ª Divisão 13 gols )
2011 – Até o momento no Santa Cruz/RN(10 gols)
CurtirCurtir
É, Garrincha, pelo visto esse Quirino só jogou em times pequenos e sem expressão. Logo, a recomendação está de bom tamanho para o remo.
CurtirCurtir
Gerson, o Rafael Oliveira foi recomendado pelo Comelli para ser contratado, pois o referido jogador atuou com o Comelli em SP, acontece que o Paisandú foi na frente com contrato na mão e ficou com o jogador, quanto ao L. Cearense nos 2 jogos em que foi avaliado pela CT do Remo, ele não foi bem, paciência, não sei se faltou sorte ao jogador ou ao Remo, e quem esteve melhor nas avaliações presenciais da CT do Remo foi o Fininho, que depois foi contratado. Coisas do futebol não achas, certa vez conversei com um jogador paraense que jogava pelo Sport Recife, ele não sabia, mas estava sendo avaliado para ir jogar em um clube da Europa, no dia em que os “olheiros” foram avaliá-lo ele não esteve bem, acabou ficando por aqui mesmo.
O Remo não esteve bem quando deveria estar, e seu maior adversário, perdeu quando podia perder, frase dita repetidas vezes pelo jogadores bicolores ao final do RExPA, quando os azulinos venceram a partida. Eu penso que se o Remo não ganhar bem seus primeiros 2 ou 3 jogos, difiilmente vai se recuperar para decidir o título do campeonato de 2011.
CurtirCurtir
O Sidny com uma perna só foi o melhor na direita.
CurtirCurtir
Eu lembro quando eu era pré- adolescente que veio um agente para contratar um atacante do REMO .O jogo era Tuna e Remo no Mangueirão que só tinha uma banda e a gente chamava Bandão.Aí a Tuna venceu com um pé nas costas e o lateral direito da TUNA ,Quaresma é que foi contratado porque mesmo sendo evangélico ,fez o diabo no campo naquele dia e claro foi contratado.O atacante do Remo observado naqule dia não pagou ingresso para assistir o jogo de dentro das quatro linhas e ninguém disse nada hahahahahhaha até porque ele não foi contratado e depois virou reserva.
CurtirCurtir
égua, agora me deu medo, esse tem a mesma doença do velho bunda dura, sabe tudo do Leão, será mais um clone do velho, não duvido, ti contar
CurtirCurtir
vai dormir velho bunda dura, todo mundo já sabe que o sr não sai de casa, pra disfarçar fica mandando os clones, esse velho não tem jeito, só a morte, ti contar
CurtirCurtir
pré- adolescente kkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
colega apezar de suas palavras baixas e vulgares vou lhe responder.NAUN sou cópia de ninguém,apenas comecei recentmente nesse espaço e se voce naun se importar vou continuar postando por aqui sem ofender ninguém,respeitando a todos porque amo futebol.Naun tenho intenção de xingar e muito menos de ser desrespeitado porque de acordo com o sr.GERSON esse espaço é ara debates em nivel aceitavel.Caso o sr.naun consiga ser civilizado e naun saiba aceitar os argumentos dos outros que poste algo inteligente.Tenho um blog e lhe convido a acessar o mesmo.Estou torcedo pelo futebol paraense e escrevo aqui os nomes dos clubes ,naun diminuo usando palavras jocosas ,posto sempre com respeito.Escrevo claramente Clube do REMO,PAISSANDU,TUNA E OUTROS.Minha intenção é apenas participar e deixar minha opinião e na minha modesta e quase naun abalizada opinião o seu time apezar da tradição e da força da torcida caminha para uma sombria fase.Desde 2009 sempre sendo desclassificado por times do interior e correndo risco de ficar sem serie de novo só me dar razão.Tenha uma boa noite e acesse meu blog,por favor , escadaprofuturo.blogspot.com
CurtirCurtir
Bom dia Gerson Nogueira e Amigos do Blog;
Concordo com a seleção escalada caro Gerson, só não deixaria de citar a decisiva participação do Sidny, que foi infinitamente mais eficaz que o titular escalado, então, um voto de louvor a ele.
Quanto ao técnico Sérgio Cosme, crítico ácido do trabalho dele, já lhe tributei os votos de reconhecimento, POSTADO EM DIA POSTERIOR AO JOGO, pela conquista, principalmente, por haver assimilado trabalhar sob pressão, pressão que continuará, pois, “não mais queremos chorar sobre leite derramado e sim evitar, que este, se derrame”, sem hostilidades é claro, aliás, que o comportamento hostil de grande parcela da torcida celeste, foi motivado pela improdutividade do conjunto, já que mesmo vencendo, o time não convencia, associado a falta de habilidade e à clássica intempestividade do aLOprado, este sim, agressivo com alguns torcedores, a partir daí, alguns eventos também contribuíram tais como, a continuidade em contratar carradas e carradas de bondes, que só faz denegrir a imagem do GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, em contrapartida a dispensa de reconhecidos valores existentes no plantel, que não tiveram chances, antes foram por eles queimados, os mais exponenciais foram o Álvaro e o Vaninho, junte-se ainda a queimação que continuam sofrendo o Hélinton, Djalma, Tobias, Diego Ourém, Neto, pô! as divisões de base produzem sob tremenda dificuldade e até sem apoio das diretorias do clube e na hora de serem aproveitados vem um tremendo loroteiro e só traz nego de fora e de capacidade técnica duvidosa, qual é?!?!?!?! por isso que estamos felizes sim pela conquista!!! Méritos a quem os tem, Parabéns ao Sérgio Cosme, mas,
A PRESSÃO CONTINUA!!!!
ESTAMOS DE OLHO!!!!!
CurtirCurtir