Carlinhos Brown musicará blog de Bethânia

Do blog The í-Piauí Herald 

AMARALINA – O músico, compositor e neologista Carlinhos Brown anunciou que enviará um projeto ao Ministério da Cultura para criar um afro-cyber-cripto-hype-neoblog de músicas para as poesias recitadas por Maria Bethânia. “É um blog, uma blague, um bug. É big, é bic, é bobó barroco na boca mole da maria mole do bororo borocoxô. É hora da Bahia. Rá, tim, bum!”, declarou Brown. No final da manhã, quando o dia germinava nos guetos do Candeal, Maria Bethânia saudou a iniciativa de Brown lavando com os cabelos as escadarias do Senhor do Bonfim. Pelo twitter, Nizan Guanaes convocou uma manifestação de enaltecimento a si mesmo e contra Lobão. Foi prontamente atendido pelos Filhos de Gandhi, Ilê Aye, Dona Canô, Paul Simon, o imperador Akihito, Spike Lee, Caetano Veloso, os colunistas do Segundo Caderno de O Globo e pelos espectros de Glauber Rocha, ACM e Jorge Amado. Salvador parou para festejar o espetáculo.

“Chega de tentar dissimular, disfarçar e esconder o que não dá mais para ocultar e adiar, não posso mais calar, quero mais é me abrir e que essa vida entre assim como se fosse o sol desvirginando a madrugada, não dá mais para segurar, viva Iansã e a Lei Rouanet e Mãe Menininha do Gantois”, explodiu Bethânia, acompanhada, em coro, pelo Olodum, pelos Meninos Cantores de Viena, por Caetano Veloso e pelos colunistas do Segundo Caderno de O Globo. “Roberto Marinho era baiano”, gritava, em transe, Arnaldo Jabor.

11 comentários em “Carlinhos Brown musicará blog de Bethânia

  1. O pessoal musical da Bahia, digo os da “velha guarda”,infelizmente esqueceu sua brasilidade, aquela que era temperada com acarajé, água de côco na sombra, mpb de embalo de rede vadia a “la Caimmy e guitarra elétrica psicodélica no melhor stilo tropicalista. O que é pior, essa brasilidade anda sendo requentanda por lá, algo pra enganar trouxa e pra inglês ver como atestam máximas celebrizadas por frases do tipo “na ‘Baêa’ é carnaval o ano inteiro”. Resultado: presepadas como essa de Carlinhos Brown atestam que hoje não há muita diferença entre a turma “velha guarda” da “Baêa” e artistas insossos como os infames Pisirico, Cláudia Leite e Ivete Sangalo. Todos demostram, pelo visto (e pelo que é lido e ouvido ultimamente), aquela felicidade de plástico, que se perde no clic instantâneo de câmeras a acompanhar os trios elétricos e que montou guarda na Boa Terra, que não tem carnaval o ano inteiro, pelo contrário, mas que vive esbaldada numa ressaca e num refluxo carnavalesco de proporções titânicas e fúteis… musicalmente falando.

    Curtir

    1. Se bem, meu caro Daniel, que esse texto do pessoal da revista Piauí é apenas uma sátira bem anárquica a essa ditadura midiática da Bahia.

      Curtir

      1. Gerson, essa ditadura midiática a que tu te referes já se impôs há pelo menos uns 15, 16, 17 anos, quando no refluxo do rock nacional pintaram aquelas bandas de pagode farofa e axés sem pé nem cabeça. Hoje, os estilos apenas se “reinventaram”… pra pior, mas o maldito “axé” vem perdendo espaço para outra tranqueira: o “sertanejo” pop de duplas mais do mesmo e cantores com fama de pegadores, mas que na verdade tem outra opção. Como disse profeticamente Marcelo Nova, nos idos dos 80 com a ótima Camisa de Vênus, “isso é só o fim”.

        Curtir

    2. Hj um amigo me falou q está havendo uma certa polêmica sobre um financiamento q a maria betanha está recebendo do ministério da cultura. não sei se tem relação com o post. vou checar.

      gostaria de parabenizar o colega daniel pelo texto.
      as vezes me surpreendo com o que é postado aqui no blog.
      e tem gente q diz q o nível do blog não tá bom.

      Curtir

  2. O VELHO EDIR PROENÇA JÁ DIZIA : “OPINIÃO NÃO SE DISCUTE”. PARAFRASEANDO O SAUDOSO EDIR EU DIGO : “GOSTO NÃO SE DISCUTE, MAS SE CRITICA”, POR ISSO, DIGO QUE ESSAS DUPLAS PSEUDO SERTANEJAS ATUAIS FAZEM PARTE DO QUE HÁ DE PIOR NA MUSICA BRASILEIRA, JUNTAMENTE COM AS PRESENTES BANDAS DE FORRÓ SERTANEJO E AS BANDAS DE AXÉ MUSIC´, TODAS SE DESTACANDO PELA QUALIDADE ABAIXO DA CRITICA. COMO A MÚSICA É ATEMPORAL, PREFIRO LUIZ GONZAGA, NOCA DO ACORDEON, EMILHINHA BORBA, ALTEMAR DUTRA, CARLOS ALBERTO, ANISIO SILVA, BIENVENIDO GRANDA, ELIZ REGINA, JORGE BEN (O DE ANTES DE JORGE BENJOR), NELSON GONÇALVES, LUIZ KALLAF, DOMINGUINHOS, CREEDENCE, BEATLES, ROBERTO CARLOS (ATÉ O LP DE 1972), PAULINHO DA VIOLA, AS MUSICAS DA JOVEM GUARDA E O ROCK DOS ANOS 80. GARANTO QUE SAIO GANHANDO, EM SE TRATANDO DE MUSICA.

    Curtir

  3. “É um blog, uma blague, um bug. É big, é bic, é bobó barroco na boca mole da maria mole do bororo borocoxô. É hora da Bahia. Rá, tim, bum!”

    DROGAS MEU AMIGO!! DROGAS FAZEM ISSO NO CÉREBRO!!…RSRSR!

    Curtir

  4. Muito gozada a sátira… E ainda vem muito chumbo grosso pra cima de Bethânia & Cia por conta de ciúmes da grana que a dita vai embolsar pelo tal blog.
    Concordo com praticamente tudo que o Daniel escreveu no comentário, mas faço uma pequena observação: o carnaval da Bahia é uma bosta muito legal.

    Curtir

  5. Nada obstante a verba a ser aplicada no blog da baiana pudesse ter melhor destino noutras áreas deste necessitado Brasil, creio que se a Dilma cancelasse o indecente “cala boca” que o governo deu à finada UNE, este “sarau cibernético” ficaria bem mais palatável.

    Curtir

Deixe uma resposta