Por Cássio de Andrade
No antigo teatro grego, a farsa e a tragédia rivalizavam-se nos anfiteatros. Dos dois estilos, surgiram as máscaras símbolos da arte dramática. Sob características diferentes, usualmente os enredos acabavam com um mesmo fim.
No século XIX, Marx aciona os dois estilos para na “Comuna de Paris”, afirmar que a “história só se repete na farsa e na tragédia”, ao descrever o sobrinho de Napoleão Bonaparte. Na segunda-feira, um novo dezoito brumário arrebenta no Baenão e nos trouxe de volta à alegoria marxiana.
Farsa e tragédia, marcaram o enredo das trajetórias remistas nos últimos vinte anos. Depois dos tempos de glória dos anos 70, a prédica do fracasso entoou firme na litugia azulina. Recuando mais, poderíamos afirmar que o mito de origem reside no remoto 1984 quando em pleno Mangueirão, perdia o título da taça de prata ao Uberlândia do triângulo das Alterosas.
A primeira década do século atual, não tem sido generosa. Central, Palmas, Vila Aurora, Joinville, foram protagonistas de vergonhas somados ao Juventude e ao próprio Corínthians. Este, graças ao Castor, virou drama nacional com direito à lamentos da atriz global Patrícia Pillar.
Muitos frequentadores dos anfiteatros futebolísticos locais devem ter esquecido qual última grande perfórmance do elenco azulino. Dívidas, planejamentos pueris, amadorismos, têm se tornado atores principais nos enredos do melodrama azulino. Mais do que isso, a alma em frangalho da equipe, sugere a cada ano, a síndrome assimilada do fracasso. Seria o Leão Azul um autêntico vira-latas rodrigueano?
Mais um ano, novo fracasso, numa história de repetição que juntam a farsa e a tragédia e vão se enraizando n’alma da imensa nação azul. Um fenômeno azul, sem dúvidas, de amor e sofrimentos. Fizeram os dirigentes azulinos o ingrato dever de fazer o Clube do Remo padecer no inferno, de onde, parece, tão cedo não sairá. E as novas farsas já começam a ser escritas para o segundo turno.
Para um treinador que já tem um sobrenome próximo à comédia, talvez uma dura ironia. Após o tsunami tucano, que “cabeça” de burro estaria enterrada no cemitério do Carrossel?
Aos torcedores, resta a resignação e a espera por um novo revés. Cabem aos “atletas azulinos”, tão endeuzados no belo hino de Tavernard, cumprirem o dever dos antepassados e sair do determinismo de Parmênides. Que tal voltar a Héráclito?
Nossa, mas como foi perfeito seu comentário, amigo Cássio. essa de sair de Parmênides e voltar a Héráclito, foi demais. Parabéns.
CurtirCurtir
Excelente comentário . Uma comparação perfeita. Reflete a verdadeira e cruel situação do clube.
CurtirCurtir
Depois dessa vou abrir uma latinha.
CurtirCurtir
Égua, boa idéia, amigo Acácio. Vou abrir uma(ou seriam, umas?), também, pra ver se consigo esquecer o Levy e o Comeli. Te dizer.. rsrs
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, cuidado com a indigestão,pois ambos são uma verdadeira carne de cabeça !
CurtirCurtir
É verdade, amigo Manoel. rsrsr
CurtirCurtir
Caraca!
que grande texto.
Parabéns Cássio!
vou abrir já uma latinha também. hehe
CurtirCurtir
abri
rsrs
CurtirCurtir
Cheguei agora e já providenciei algumas latinhas, 7 para ser mais preciso, Muito bom texto e realista. Cássio de Andrade é uma blogueiro remista que eu admiro pelas suas acertadas colocações e ponderações. Parabéns Cássio e vamos esperar por melhores dias para o Leão de Antônio Baena.
CurtirCurtir
E assim se passaram mais de 100 anos e ganharam dois titulos: TIME SEM HISTÓRIA e SOFRENÔMENO AZUL.
CurtirCurtir
vai dormir bunda dura, nem pra arranjar namorada(o) tu presta kkkkkkkk
CurtirCurtir
Pior seria se fosse ¨bunda mole”, né ?
CurtirCurtir
Esse torcedor da Elza hehehe tá delirando 18 de brumário, Marx o pai da mais-valia hehehehehe não viaja , que comparação péssima.
CurtirCurtir
O Remo hoje é quase um cadáver insepulto.
Pelo fato de ter uma grande torcida, talvez vez nunca venha a ser um Avante, um União Esportiva, um Liberato de Castro, um Combatentes, um Tiradentes.
Constatamos um inaudito esforço dos cartolas que passam, ao longo do tempo, em garantir o féretro. Mas sua torcida teima em manter o pulsar do coração, ou o bombear de oxigênio para o cérebro – por meio, por exemplo, da presença nos estádios ou empolgações a partir das provocações baratas de setoristas.
A tragédia não é do Remo e sim de sua torcida (mormente dos mais jovens), que sangra em praça pública. E em cada episódio falimentar.
O Clube Remo de algum tempo (se olharmos com rigor para suas diretorias) é mesmo, como instituição uma rotunda farsa.
Em contraponto, o Papão somente sobreviverá, de fato, com a presença de uma grande rivalidade, de um outro lado – alguma espécie de oposição. Lamentavelmente, a morte do Remo será possivelmente a morte também do Paysandu. São paradoxais irmãos siameses. Um depende do outro – e isso é duro reconhecer. Esse é o candente dilema das duas grandes torcidas.
A solução seria o surgimento de outro grande clube/time de futebol no Pará. Mas hoje esse desiderato é apenas uma utopia.
CurtirCurtir
Discordo que o Lobo depende da vivência do JAVALI, Se o maior do norte se fortificar e se manter a n´pivel de B ou A, como outrora, o Javali pode ser enterrado. O estadual paraense, esse sim será exterminado, mas neste caso o Time Negra passaria a ser adotado pelos sem série, ema espécie de cuspir no prato. Prosseguindo, o campeão dos campeões ficaria inativo caso não se enquadrasse por incomptência hoje conhecida, em nenhuma das série oferecidas pela CBF. Enfim, se o Javali é um cadáver insepulto, para semente é que não vai ficar.
CurtirCurtir
vai dormir bunda dura kkkkkk é a falta kkkkkkk
CurtirCurtir
Deu a louca nos sofredores, Te contar.
CurtirCurtir
O HASTA LA VISTA É CASO A GENTE SE VEJA …MAS NO BLOG NÃO POSTO MAIS.ABRAÇOS.
CurtirCurtir
E rapaz deixa disso, como muitos falam aqui em Belém! Não liga para a torcida e, continue mesmo que vc pense está sendo ignorado, pois ate os ignorantes tem sua devida atenção, vc não ve os clones indesekados daqui blogue, ate eles são percebidos. Minha opnião!
CurtirCurtir
quero mandar um recado pro deputadinho de m. lá na assembleia legislativa tá cheio de diploma falso ok
CurtirCurtir
kkkkkkk ele fala serie a e b pq sabe que a mucura não lota o mangueirão contra time pequeno (c e d) kkkkk não adianta velho eu sei que o sr adora um enterro, passa a vida toda falando em defunto, mas o Leão é eterno, agora amucura vai ser sempre nosso eterno freguês kkkkkk né bunda dura kkkkkkk
CurtirCurtir
O Clube do Remo não tem mais volta. Ainda vão acontecer coisas piores, muito piores. Se nos próximos 5 anos isso continuar, vai ser o que a Tuna é hoje.
As dívidas do time são praticamente impagáveis. O Paysandu ainda tem uma pequena chance de se salvar. Sua situação é menos pior. Ainda tem a série C, porta de entrada para a série B.
CurtirCurtir
5 anos é muito. Se o Javali não criar vergonha na cara e se tornar sério, para ano morre.
CurtirCurtir
FRASE DO DIA:
Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota.
Napoleão Bonaparte.
CurtirCurtir
Infeliz realidade a colocada pelo Cássio. O Leão precisa voltar, para o bem de todos.
CurtirCurtir
banana nao tem caroço mas tem o filamento grosso, que dificulta a mastigaçao..
CurtirCurtir
banana nao tem caroço mas tem o filamento grosso, que dificulta a mastigaçao
CurtirCurtir
O problema do Remo é que as diretorias, desde a década de 70, com algumas efêmeras exceções, buscam base financeira na política. Articulam uma arte maçônica de clocação de peças chaves e cargos públicos de modo a favorecer o Remo. Só que de uns tempos pra cá, não vem dando certo e aí por falta de endinheirados – estes, não cosseguem espaço dentro do clube pois o senadinho não deixa – o clube vem afundando por falta de capital e pelas dívidas passadas. Por exemplo, o que esperar do Cabeça, Levy, Passarinho, Tonhão? Só articulações políticas, pois idéias e dinheiro este grupo não tem.
CurtirCurtir
Lisos querem comprar Mapará, não dá né, tem que se contentar mesmo com gó.
CurtirCurtir
Égua, amigo Berlli, pensei que vc tinha dito que temos que nos contentar Ró, mas é gó. Te dizer….rsrs
CurtirCurtir
Desculpe: Temos que nos contentar com o Ró. Só de falar em Ró, já me atrapalho sozinho.
CurtirCurtir
Faz sentido, são gémeos na qualidade.
CurtirCurtir
Sobre RÓ, amigo Cláudio, acho que foi atração mútua negativa. Veja bem, o jogador estava jogando um fino no Cametá, fazendo gols e tudo mais e o Remo não andava mancando. Em resumo um atrapalhou o outro,
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, pelo Catarinense a 4a rodada será toda amanhã e já deve começar a clarear quem de fato vai mais longe. O Metropolitano é um time que lembra o Remo, apenas no sentido de resultados, começa quente mais na hora H pifa. Joga em casa contra o forte Chapecoense. Criciúma joga com o Brusque em casa e deve garantir 3 pontos; O Imbituba recebe o Avaí e tudo pode acontecer, sendo jogo para empate; O Figuerense recebe o Marcílio Dias e deve confirmar os 3 pontos e por fim o Joinvile recebe o Concórdia e pode se dar bem, tem todas as condições para isso. Acho que Figueirense, Chapecoense e Criciúma podem fechar nesta rodada colocando uns 3 no paredão.
CurtirCurtir
Amigo Berlli, estou indo à feira, mas antes,gostaria de lhe perguntar: O jogo do JEC não foi antecipado pra hoje, conforme consta em seu site? Aliás, ele poderá assumir a liderança hoje.
CurtirCurtir
Confere Claúdio, foi antecipado para hoje. É que consulteir na tabela que tenho para conferir os jogos. Coisas que acontece muito por aí, também.
CurtirCurtir
Em tempo: Acontecem.
CurtirCurtir
Valeu.
CurtirCurtir
Falando em farsa, Para variar, FRED não joga a um mês por conta de uma contusão e é dúvida para hoje. O triturado das laranjeiras joga contra o Boa Vista.
CurtirCurtir
BEM articulado texto, sem medo de expor as nossas vísceras. Venho, ainda que não compreendido, tentando mostrar todas essas dificuldades. Tais problemas, como Cássio de Andrade expôs neste espaço não são de agora. Padece o doente de uma doença grave, cujo sintoma mais visível é o grande passivo apresentado. A dívida é consequência de um modelo de administração ultrapassado, que a extrema rivalidade – própria dos clubes populares do Pará – induz à perpetuidade. De nada adianta tentar atacar os sintomas (má fase, resultados pífios etc) à base de analgésicos se não se ir fundo nas causas do mal que acomete o paciente. Mas, antes de tudo, é necessário que o paciente (ou seus familiares, que são muitos) tomem consciência da gravidade da situação, para quem tenham coragem de atacar a raiz do problema.
A venda de um patrimônio permitirá liquidar todo o passivo, investir em estruras modernas para o time e para o Clube em si (com o associado vindo a bancar a agremiação), montar em fim uma super-estrutura capaz de levar o glorioso Clube do Remo ao seu real status de grandeza, que é a sua vocação natural, podendo ombrear com os principais clubes deste país.
CurtirCurtir
EM tempo: Bom dia a todos.
Hoje, 19mar., é dia de São José, o protetor das famílias, também é dia do artesão, do carpinteiro e marceneiro. Congratulações deste blogueiro a essas laboriosas classes.
Pensamento de hoje: “A ALEGRIA está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.” Mahatma Gandhi
CurtirCurtir
Cassio, e os gregos homéricos e trágicos sublimavam-se na catarse. Vem a pergunta, será que Marx alguma vez admitiu, pensou , que tudo seria uma farsa a se transformar em tragédia provando o determinismo da historiana com a repetição dos fatos. Leia Karl Mannheim (Ideologia e Utopia) e compreenderá melhor do que eu a preocupação de reformular o unicverso teorico do passado às realidades do presente. Vc não perderá seu tempo, com certeza.
CurtirCurtir
Apesar das divergências no campo ideológico, acredito que a ideia é o bem do Clube. Se realmente os remistas se unirem, o Clube do Remo alçará vôos mais ousados.
CurtirCurtir
TUDO BEM QUE ESTAMOS DE FORA DA FINAL, QUE APANHAMOS DO CAMETÁ, REPITO, DO CAMETÁ, POIS OS LISTRADINHOS LEVARAM TACA E SAO FREGUESES QUE NAO NOS INTIMIDAM. O QUE NAO PODE É A GENTE DESPREZAR TODO O CONTEXTO DO CAMPEONATO ONDE TIVEMOS A MELHOR CAMPANHA EM PONTOS CORRIDOS. SOFREMOS POUCOS GOLS NO TORNEIO. “DESESPERAR JAMAIS. APRENDEMOS MUITOS NESSES ANOS, AFINAL DE CONTAS NAO TEM CABIMENTO, ENTREGAR O JOGO NO PRIMEIRO TEMPO”… NO SEGUNDO TEMPO TEM MAIS TACA NO PAPINHA.
CurtirCurtir
O problema de voces foi o Cametá, lá e aqui, o papa títulos não tem nada haver com a inoperância do JAVALI, apesar da boa ajuda que tem dado, não só agora, mas sempre. Agora aluno fraco é assim mesmo, diz que aprendeu, mas na hora da prova se revela mentiroso.
CurtirCurtir
Acorda Rosivam. Onde foi que dtectaste que o remo foi o primeiro em pontos corridos ? Como falas em eficiência de defesa,se só de um time sem muita eprressão,levaram 7 gols. Como é que um time que o ataque não marca um mísero gol em 9 jogos,pode ser considerado o melhor? Quanto a vitória que tanto enalteces,contra o glorioso Paysandú,não esquece que estávamos em início de competição e além do mais, o Paysandú jogou desfalcado de 5 dos seus melhores jogadores. Te contar é por isso que vocês estão nessa terrível situação de penúria.
CurtirCurtir
É aí que está a razão! Perderam a referência, estando na merda por tanto tempo, virar porco ou javalí do aurá já é alguma coisa, tomar como referência o que diz o Caxiado, dá nisso!
UMA PERGUNTA AO C. BERLLI, não é melhor chamar esses abestados de vira-porco do que de javalí? Já estão fuçando em fezes.
CurtirCurtir
Não, amigo Manoel, para quem já teve valor um dia, JAVALI é perfeito.
CurtirCurtir
RÓ em entrevista disse:
“O torcedor do Remo não tem paciência. Já estive do lado do torcedor e eles querem que o Remo conquiste todos os campeonatos. A pressão existe o ano todo no Remo, e como o Paulo Comelli (treinador) disse, quem não aguenta pressão, que vá embora”, afirmou o atacante.
Comelli vai acabar ficando sozinho.
CurtirCurtir
E não é só no futebol não, senhores. Cadê aquela vida social intensa no salão da Av. Nazaré? Carnaval, reveillon, debutantes, 15 anos (os de minha irmã, inclusive). E a natação de Mônica, Edilson, Carepa e outros? O basquete, o remo, futsal, aquele volei feminino…
E o Paysandu? Tem que logo dar uma melhorada também, pois aquela fase de glórias recentes ainda rende alguma referência ao clube, mas está prestes a ser um passado remoto. Detalhe, não basta voltar à B, tem muita coisa errada que se não corrigidas logo levarão a outra derrocada.
CurtirCurtir
Vamos por partes, como diria o Jack, quando chegarmos a B, teremos que mudar muito, pro bem do Papão. Agora, esse negócio de festas, rainhas isso é coisa de remista. O que importa pra massa bicolor é o futebol.
CurtirCurtir
O problema é esse, Otavio, o correto seria terminar uma temporada com a próxima já planejada, medidas imediatistas só servem pro parazinho. Tem que disputar a C com elenco e estrutura de B, é difícil, mas se não for assim não sai dessa gangorra nunca.
CurtirCurtir
Mesmo sendo Torcedor do PAPÃO, achei excelente o comentário do Senhor Cássio Andrade sobre o outro clube. Isso prova que ainda existe vida inteligente em meio a tantas bobagens postadas na Internet.
CurtirCurtir
Concordo e assino embaixo, caro Francisco.
CurtirCurtir
Sincero, gostaria de saber quais são as glórias da Elza nos anos 70? Campeonatos Regionais? Somente utopia nada mais…nunca ganharam nada de expressão nacional.
CurtirCurtir
Creio que aos poucos terei que realmente abandonar o blog.Postei aqui sobre a futura APEQUENAÇÃO JÁ INICIADA PELO rival do PAPÃO E EM TESE ATRAVÉS de textos bem diferente do Ca´ssio ,muito bem escrito diga-se de passagem.Mas o conteudo era o mesmo, a falta de planejamneto ,de administração moderna e uma visão compartilhada além dos fracassos retumbantes dos últimos anos ,inclusive acompanhados por mim que estou aqui desde 2009.Senti que todos se calaram e ninguém teceu comentários ou criticas.Ok vcs venceram…VOU ME RETIRAR.DESEJO VIDA LONGA AO BLOG E QUE ALGUÉM ME OUÇA E INICIE UMA REVOLUÇÃO PARA SALVAR O FUTEBOL PARAENSE.ABRAÇOS A TODOS E ME PERDOEM OS EXCESSOS E AS CRITICAS. TOMARA QUE APAREÇA ALGUÉM QUE ILUDA O POVO PARAENSE COM ELOGIOS INFINITOS SOBRE TUDO ,SOBRE TODO E QUALQUER ASSUNTO E SEGMENTO.G.N vou pedir pro meu secretário sr.Carlos Rodrigues LHE ENTREGAR SUA CAMISA DO RIVER PLATE.ESTAREI ACOMPANHANDO OS JOGOS DO PAPÃO.VIVA PAPÃO ,O RESTO É ENGANAÇÃO.HASTA LA VISTA MUCHACHOS…
CurtirCurtir
Olá Alonso eu acredito que o caminho não seja este ( abandonar o espaço virtual), talvez por um momento infelizfizestes um comentário em que gerou insatisfação de alguns, mas nada que não possa ser superado,talvez tenha deixado cicratizes mas nada que o tempo não cure e devemos fazer algo em que gostamos, se no caso gostamos de frequentar o buteco virtual como alguns o chamam não devemos abondonar o espaço em que nos satisfazemos em termo de entretedimento, por exemplo o meu caso comecei a frequentar este espaço para mim situar sobre a trajetória de Tiago, um atleta que indiretamente leva o nome da minha cidade C. Novos e isto é gratificante para mim. Assim como é gratificante para os torcedores de Remo e PSC noticias de seus respectivos clubes, mesmo com a saida dele do PSC continuei frequentando este espaço talvez com uma participação menos efetiva, mas sempre diariamente frequento para mim informar e voltando para o foco principal acredito que a solução para os clubes seriam um investimento em categorias de base só que este é um investimento a longo ou médio prazo e os torcedores de ambos os clubes são impacientes e querem resultados de imediato e isto leva a contratação de risco investido em ex atleta em atividade que por sinal sai caro e uma das alternativas seria em atletas menos renomados no cenário nacional um exemplo em que posso citar seria o garoto kaká um excelente atacante que joga no CSA de Alagoas se salvo não min engane, um outro exemplo é o Rafael Oliveira do PSC um atleta até então antes do campeonato desconhecido e consequentemente relativamente barato em que vieram tantos outros com renome e não amarra nem as chuteiras do garoto, assim como também no REMO existem alguns bons valores
CurtirCurtir
Ih pessoal! O homem que copiava voltou, sujou para os litararios.
CurtirCurtir
Para com isso Alonso.
vc tá vendo chifre em cabeça de cavalo, pois vc não tá sendo ignorado.
Continua postando e deixa de bobagem.
CurtirCurtir
Agora entendíi o javali. O prazo de validade lá venceu a muito tempo.
CurtirCurtir