Flu não depende da rivalidade entre paulistas

Por Paulo Vinícius Coelho

Esta reflexão começa por uma pergunta. Você acha que Corinthians e Grêmio entregaram o jogo para o Flamengo ano passado? Eu não. Tanto que deu jogo tanto em Campinas, quanto no Maracanã. Isso indica a crença de que o Campeonato Brasileiro de 2010 não se decidirá a favor do Fluminense por causa da falta de interesse de São Paulo e Palmeiras em prejudicar o rival Corinthians. Pode se definir a favor do Fluminense pelos próprios méritos do Tricolor, time que liderou o campeonato por mais rodadas, 20, e dono da melhor defesa do Brasileirão, com 33 gols sofridos em 34 partidas. Vale também lembrar que o Cruzeiro enfrenta o Flamengo, situação semelhante à de São Paulo e Palmeiras em relação ao Corinthians.
Ainda assim, é de se ponderar o que o Fluminense tem feito em campo. Tomou susto de Jonathan no primeiro minuto, mandou na partida até fazer 1 x 0 aos 3 minutos e teve bela atuação de Tartá, aberto pela direita num 4-2-3-1. Mas sem apresentar o futebol com a autoridade de outros momentos do Brasileirão.
Nas últimas oito rodadas, o Fluminense ganhou três vezes, do Avaí, Vasco e Grêmio, todos no Engenhão. Perdeu para o Santos no Rio e para o Cruzeiro fora, empatou com Atlético Paranaense, Internacional e Grêmio Prudente, fora de casa, ambos fora de casa. Não vence como visitante desde a 25a rodada.
E fora de casa jogará contra os dois rivais do Corinthians. O São Paulo, que pode ter chance de brigar por Libertadores, dependendo da combinãção de resultados da 35a rodada (Vasco x São Paulo, Santos x Grêmio, Ceará x Botafogo). Se tiver, entrará em campo disposto a vencer o Flu.
O Palmeiras estará interessado mesmo nas finais da Copa Sul-Americana, mas apenas se vencer o Atlético Mineiro, nesta quarta-feira. Caso contrário, pode até ter mínimas chances de Libertadores por meio do Brasileirão.
O favoritismo do Fluminense deve-se mais à tabela do Corinthians do que à entrega de seus rivais. Vantagem 1: enquanto o Fluminense enfrenta o Goias, Corinthians e Cruzeiro disputam no Pacaembu quem continua na perseguição. Vantagem 2: se o Corinthians for o perseguidor, terá de vencer em Salvador, onde não é fácil ganhar e onde Cruzeiro e Fluminense conseguiram três pontos. É isso o que pode dar o título ao Fluminense. Desde que o Fluminense tenha um desempenho mais próximo do que fez de melhor no Brasileirão.

2 comentários em “Flu não depende da rivalidade entre paulistas

  1. Não depende mesmo. O Flu tem um caminho bom nesses últimos jogos teoricamente falando, né.

    Vai pegar o Goiás na próxima partida e o Guarani na última partida. O mais complicado vai ser enfrentar o São Paulo e o Palmeiras q lutam por Libertadores ainda.

    O Flu tem mais condições de faturar o título, mas tudo pode acontecer ainda e vai ser decidido na última partida.

    E o meu Botafogo me decepcionou com aquele péssimo futebol apresentado contra o Avaí. Desse jeito fica complicado pra gente.

    Curtir

  2. Caro Nogueira,

    Com o advento da internet , e posteriormente dos blog´s nós leitores dos mesmos temos a oportunidade boa, e talvez única de demonstrar a nossa opinião à respeito dos mais variados temas como política, futebol e vários outros, nem sempre respeitando as opiniões e as paixões clubísticas , e como você mesmo diz a questão é de opinião em se tratando de futebol principalmente. Não concordo com a coluna do PVC. Acompanho já algum tempo os nossos comentaristas de futebol, e tirando raras exceções, a maioria deles fala uma coisa em um determinado dia e no outro diz que não falou, esse é o caso do PVC da espn. Só para retratar um caso do mesmo (Foi sobre o borges centroavante que outrora jogou no Paysandu, e que na época estava no S.paulo), e até acho que o mesmo conhece bastante de estatística, mas sobre táticas e conhecimento técnico de futebol deixa a desejar.

    Curtir

Deixe uma resposta