Por Emir Sader
De jurássica, ecologista fundamentalista, que travava o desenvolvimento do país, Marina virou a nova queridinha da mídia – lugar deixado vago por Heloisa Helena. Mas o fenômeno é o mesmo: desespero da direita para chegar ao segundo turno e incapacidade de alavancar seu candidato. Daí a promoção de uma candidata que, crêem eles, pode tirar votos da Dilma, para tentar fazer com que a derrota não seja tão acachapante, levando a disputa para o segundo turno e dando mais margem do denuncismo golpista de atuar. Marina, por sua vez, para se prestar a esse papel, se descaracterizou totalmente, já não tem mais nada de candidata verde, alternativa. Não tem agenda própria, só reage, sempre com benevolência, às provocações da direita, seja sobre os sigilos bancários, a Casa Civil ou qualquer insinuação da direita.
Presta um desserviço fundamental à causa que supostamente representaria: é um triste fim do projeto de construir um projeto verde, uma alternativa ecológica, uma pauta fundada no equilíbrio ambiental para o Brasil. Tornou-se uma candidata vulgar, em que nem setores de esquerda descontentes com outras correntes conseguem se representar. Uma vez mais uma tentativa de construir alternativa à esquerda deixa-se levar pelo oportunismo. Quantas vezes Marina denunciou o monopólio da mídia privada e seu papel assumido de partido político da oposição? Nenhuma. Quantas vezes afirmou que a imprensa é totalmente alinhada com uma linha radical de oposição, não deixando espaços para a informação minimamente objetiva e para o debate democrático da opinião pública? Nenhuma. Quantas vezes se alinhou claramente com a esquerda contra a direita? Nenhuma.
Nenhuma, porque já não está no campo da esquerda – e os aliados, incluídos os que fazem campanha para o Serra, como Gabeira, entre outros, provam isso. Se situa em um nebuloso espaço da terceira via – refúgio do oportunismo, quando os grandes enfrentamentos polarizam entre direita e esquerda. Nenhuma, porque essa mesma imprensa golpista, monopolista, que a criticava tanto, agora lhe abre generosos espaços para desfilar seu rancor porque não foi a candidata do Lula e vê a Dilma ser promovida a continuadora do governo mais popular da história do país. Esses 15 minutos de gloria serão sucedidos pela ostracismo, pela intranscendência. Depois de usada, sem resultados, pela direita, Marina voltará ao isolamento, o suposto projeto verde, depois de confirmado o amálgama eleitoreiro que o articulou, desaparecerá, deixando cadáveres políticos pelo caminho.
He, he, he o gás apimentado começou a fazer efeito nos petistas.
CurtirCurtir
Agora a vilã da vez é a Marina?
A prática antidemocrática do PT agora volta suas baterias contra a Marina.
Eles já trituraram o Ciro, impedindo que ele sequer concorresse à presidência, e agora querem trucidar o coitada da Marina.
Tudo pq a vitória tida como certa no primeiro turno torna-se ameaçada.
Comparar o currículo da Dilma e da Marina é até uma covardia. Pena que o povão não lê.
Mudando de assunto mais ainda falando em política, tenho notado a completa ausência dos temas relacionados à disputa eleitoral em nosso estado.
Essa ausência torna-se mais estranha pelo fato de o paraense ser tão apaixonado por sua terra, seus valores, suas cultura.
Pq ninguém tá se interessando pelo assunto?
CurtirCurtir
Então, será que é só o povão que não lê?
Ou a pergunta tem objetivo oculto?
CurtirCurtir
Quem parece estar “amarelando” é o Emir Sader! Mas, ele não precisa se preocupar com a conduta da Marina porque: (a) ela saiu do PT exatamente porque não se permite fazer alianças do tipo que ele sugere; (b) a inegável popularidade do cabo eleitoral Lula certamente garantirá a manutenção do status quo.
CurtirCurtir
objetivo oculto?
o cara ta insinuando que tenho objetivos ocultos com minhas postagens.
Eu devo ser mais um covarde, desonesto e membro da elite q ataca injustamente o pobre operário e amigo do povo Lula.
devo fazer parte da conspiração contra o povo e a candidatura da Dilma.
Essa turma não tem jeito mesmo.
Depois q essa políticagem imunda tomou conta do blog, o nível da conversa desabou e o espaço tornou-se desinteressante.
CurtirCurtir
Quando as alianças não se são convenientes, como a ala mais retrograda do PMDB, eles começam a vociferar asneiras.
Camarada Emir, compare bem as candidatas. “Veja” quem é mais preparada. Quem veio por seus méritos próprios e não precisou de padrinho da bolsa para se candidatar e tem proposta de Governo e não propostas de assalto aos cofres públicos.
CurtirCurtir
O fato incontestável é que a querida Marina Silva (nossa grande baluarte dos povos da floresta) está sendo usada pela direita para viabilizar um 2º trurno do Serra. Defenso contudo o direito de todos participares do processo eleitoral. Inclusive o Tiririca, o Roriz, Jader e o Jatene.
CurtirCurtir
Já apuraram, se o Tiririca saber ler e escrever!
CurtirCurtir
Eu francamente gostaria de entender por que consideram o Serra candidato da direita. Pra mim a MArina tira mais votos do Serra do que da Dilma, infelizmente.
CurtirCurtir