O Paissandu manteve a liderança do grupo A da Série C ao empatar com o Fortaleza, em 1 a 1, na tarde deste sábado, no estádio Castelão. O jogo foi movimentado, com a equipe paraense apresentando-se bem nos primeiros 45 minutos, com boa movimentação no meio-campo e saídas inteligentes pelos lados do campo. Tiago Potiguar envolveu o lado direito da zaga cearense e Fabrício deu boa assistência ao ataque. Apesar de ter sido pródigo em chances de gol para o time paraense (Tiago Potiguar, Marquinhos e Bruno Rangeral desperdiçaram grandes oportunidades), terminou sem movimentação do placar. O Fortaleza ensaiou uma pressão a partir dos 30 minutos, mas esbarrou na atuação segura da defesa alviceleste. No último minuto, Marquinhos foi empurrado na área pelo zagueiro Gaúcho, mas o árbitro entendeu como jogada normal.
Na etapa final, o Paissandu voltou mais encorpado no meio-campo. Logo de cara, uma nova chance desperdiçada: em investida pelo lado esquerdo do ataque, Tiago Potiguar foi à linha de fundo e cruzou para a entrada de Bruno Rangel, que pegou mal na bola e facilitou a defesa do goleiro Douglas. Em seguida, aos 13 minutos, veio o gol. Em sensacional arrancada, o volante Sandro apanhou a bola na intermediária e invadiu a área para chutar forte, sem defesa para o goleiro Douglas. O gol fazia justiça à melhor atuação do Paissandu, mas, no minuto seguinte, o zagueiro Paulão aplicou um carrinho no atacante Tatu e foi corretamente expulso de campo.
Quando tudo indicava que o Paissandu sairia penalizado pela desvantagem numérica, o lateral Peter também foi excluído por ter aplicado um tapa no volante Tácio, do Paissandu. Para recompor a defesa, Charles tirou Bruno Rangel e lançou Da Silva. Antes, já havia substituído Marquinhos por Moisés. O Fortaleza partiu para o ataque, buscando a todo custo o empate. Já com Finazzi em campo, a equipe da casa insistia nos cruzamentos sobre a área e em jogadas pela direita. Insistiu tanto que acabou ganhando um pênalti. O árbitro Paulo Brandão Figueira (RN) apontou falta em entrada normal de Fabrício sobre o atacante Tatu. Paulo Isidoro cobrou e desperdiçou o penal, mandando um chute rasteiro rente ao poste direito.
Pressionado pelas vaias da torcida, o Fortaleza continuou buscando o gol de empate, aproveitando-se do cansaço do Paissandu e dos erros na saída de bola. Aos 37 minutos, Tatu surgiu por trás dos zagueiros e cabeceou para as redes. Mesmo depois de sofrer o gol, o Paissandu continuou buscando a vitória e Moisés, aos 44 minutos, quase conseguiu. Recebeu cruzamento de Tiago, mas errou o arremate diante do goleiro.
Fortaleza1 x 1 Paissandu
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Paulo Júnior Brandão Figueira-RN; assistentes: Ubiratan Bruno Viana-RN e Valdomir Antônio de Araújo Júnior-RN.
Cartões amarelos: Gaúcho e Marcus Vinícius (FOR); Tácio e Tiago Potiguar (PSC)
Cartões vermelhos: Peter (FOR) e Paulão (PSC)
Fortaleza – Douglas; Peter, Gaúcho, César Gaúcho (Régis) e Jef Silva; Cleber Goiano, Paulo Isidoro, Marcus Vinícius e Éder (Róbson); André Leonel e Tatu. Técnico: Zé Teodoro
Paissandu – Alexandre Fávaro; Bosco, Paulão, Leandro Camilo e Zeziel (Aldivan); Tácio, Sandro, Fabrício e Marquinhos (Moisés); Tiago Potiguar e Bruno Rangel (Da Silva). Técnico: Charles Guerreiro