No melhor estilo peladeiro, as escaramuças de bastidores, com direito a muita bravata e achincalhe, passam a dominar a cena no Campeonato Brasileiro. Ao invés de dedicar tempo ao preparativo dos times, aos sistemas táticos a serem usados ou a análises técnicas em geral, quase todos os clubes se ocupam de questões extra-campo, como se batalhas verbais pudessem garantir por antecipação a vitória nos confrontos decisivos do próximo domingo.
O maior dos arranca-rabos envolve Internacional e Grêmio, cujo antagonismo feroz desmancha qualquer ilusão de solidariedade dos tricolores aos colorados, que dependem de um tropeço do Flamengo frente justamente frente ao velho rival. Já há até ameaça de recurso ao STJD, caso o Grêmio escale um time misto no Maracanã. Obviamente, o efeito disso é exatamente igual ao impacto de um tiro n’água.
Mais embaixo, na briga por uma vaga na Taça Libertadores, o Santos de Vanderlei Luxemburgo também cogita poupar seus titulares, a fim de não atrapalhar a vida do Cruzeiro, que dependem do resultado para ter chances num provável desempate com Palmeiras e São Paulo. Não precisa dizer que a idéia é do próprio Luxemburgo, ainda agastado com a diretoria palmeirense pelo recente desenlace.
Os tricolores continuam resmungando contra a decisão do STJD, que tirou Borges e Dagoberto das últimas duas rodadas, como se ambos não tivessem todos os motivos para punições até mais duras.
Por fim, o debate inútil é engrossado pela diretoria do Sport Recife, que anuncia a disposição de processar quem afirmar em público que o Flamengo está às portas do hexacampeonato nacional. O rubro-negro pernambucano não admite que se questione seu título brasileiro de 1987, também reclamado pelos cariocas. Bem, não precisa dizer que este factóide é ainda mais inócuo do que a tal potoca colorada de ir aos tribunais contra possível corpo mole gremista. Enfim, o choro é livre.
A manchete do jornal corintiano “O Fiel” é mais reveladora do que mil imagens do clássico vencido pelo Flamengo, anteontem: “Doce derrota”. De quebra, põe por terra toda a encenação do técnico Mano Menezes, figura que há muito tempo vem se excedendo no teatro à beira do campo.
Desde que se danou a anunciar “reforços”, ainda em outubro, o Paissandu não havia dado uma notícia realmente relevante a seus torcedores. Ontem, num assomo de sensatez, os dirigentes confirmaram que Zeziel está voltando ao clube e informaram sobre a contratação do atacante Bruno Rangel, que teve boa passagem pelo Águia neste ano. Agora só falta trazer outros jogadores no mínimo do mesmo nível dessa dupla.
(Coluna publicada no Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 01)
Bruno Rangel vale a pena. Zeziel, não. No parazão viveu de lampejos. No brasileiro foi um fracasso como os demais. Não está voltando por causa do pífio futebol, mas dos elogios que fez ao Paysandu na fase de especulações pós Icasa. Dizem até que chorou em sua partida. O fato comoveu LOP e seu assistente, Louro, e ambos, igualmente chorosos, prometeram trazer de volta o jogador. Está parado há quatro meses e ninguém se interessou por ele, somente o Bicolor, com seu olho clínico.
Não é muito diferente do Super Zé, que também se esbalda em elogios ao clube e ao final de cada jogo faz um comício. Só não pede votos para não caracterizar propaganda eleitoral.
Pobre Paysandu, entregue à loucura de LOP e Louro, e à bajulação de falsos craques que só jogam por aqui…
CurtirCurtir
Gerson, esse negócio de jogar com time mixto, jogar com alguns reservas e até com jogadores das divisões de base, não teria tanta repercursão se a mídia não colocasse “fogo” na fogueira.
Até acredito que algum dirigente tenha feito tal afirmação, mas tenho absoluta certeza que alguns setores da imprensa gostam de atiçar a rivalidade principalmente entre Gremio e Inter.
Sobre o Corinthians, o goleiro realmente é um hipócrita, não devia ter feito o que fêz na hora da cobrança do penalti.
Eu percebi que ele não foi na bola porque queria desmoralizar o árbitro da partida, se eu fosse presidente do clube, ele nunca mais passaria nem na porta do estádio.
CurtirCurtir
Gerson, resta saber, se o Zeziel que está vindo, é o que jogou com o Edson Gaucho ou o que jogou com o Valtinho. Se for o do Edson, vale a pena, caso contrário…
CurtirCurtir
É óbvio: (a) que o Grêmio, mesmo quando ainda tinha alguma pretensão foi um verdadeiro fiasco enquanto visitante, e não inspira confiança de que será diferente domingo que vem; (b) que o Flamengo chegou aonde chegou por mérito próprio; (c) que Inter, SPFC e Palmeiras, principalmente este último, foram algo incompetentes. Mas, me parece há outra obviedade que também precisamos reconhecer: para o bem da credibilidade da fórmula de disputa (pontos corridos), cumpre à CBF, para o ano que vem, adotar alguma providência para aperfeiçoá-la e garantir a competitividade nas rodadas finais e evitar o compreensível fastio como o que acometeu o Corinthians domingo passado, e, ao que, segundo se cogita, vai acometer o Grêmio no vindouro.
CurtirCurtir
Égua, Bruno Rangel???? papai do céu!!!!!
CurtirCurtir
Caro Maciel,
Para quem já depositou todas as fichas em Torrô e Balão, B. Rangel é evolução.
CurtirCurtir
Gerson, não fale isso, o Balão já jogou 4 vezes a Série A, jogou libertadores e foi multi campeão na Paysandu, não o compare com o Bruno Rangel, vc conhece de futebol Gersão, não fale pelos outros.
CurtirCurtir
Caro Maciel,
Não me referia ao grande Balão dessa fase áurea, mas ao Balão dos últimos tempos, desestimulado e fisicamente mal (a ponto de ser banco para o próprio Torrô).
CurtirCurtir
Bruno Rangel e Zeziel, pelo que deles já vimos valem a pena; continuo preocupado é com o Nasareno que ninguém conhece, já demonstrou que não manja nada de futebol, (talvez celotex) pois não ganha nenhum amistoso, quando joga contra um time menos ruim que os de pelada do médio amazonas, e foi contratado pelo aLOPrado, pelo perfil demonstrado (em entrevista logo após a contratação desse poste, o aLOPrado disse que o contratou porquê gostou do perfíl dele) égua mano!!! esse aLOPrado é LOP mesmo!!! te dizer!!! ele agora se entende Pssicólogo, tá contratando por perfíl, daí a carrada de bondes chegando.
CurtirCurtir
Gérson, domingo estaremos felizes. Você, comemorando a manutenção do Botafogo na Série A, pois vai ganhar do Palmeiras, e eu, pela conquista do hexa do Flamengo. Com esse título serei duas vezes hexa: pelo Flamengo e pelo São Paulo. Ah, de quebra, meu tricolor estará na Libertadores no ano que vem, ajudando o meu Leão na Copa do Brasil (de onde nunca deveria sair). Um dia de domingo para não esquecermos.
CurtirCurtir