Do Folhaonline
Perto de enfrentar o Real Madrid, no próximo domingo, no aguardado clássico válido pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona tenta evitar nesta terça-feira um vexame histórico. O atual campeão europeu recebe a Inter de Milão, pelo Grupo F da Copa dos Campeões. Uma derrota, pode representar a eliminação do time do Camp Nou, desde que o Rubin Kazan vença o Dínamo de Kiev, na Rússia. Lionel Messi, seu prinicipal jogador (foto), se recupera de contusão e pode desfalcar a equipe.
Nesse cenário, o Barcelona permaneceria na terceira colocação da chave, com cinco pontos ganhos, e não conseguiria mais alcançar Inter (nove) e Rubin Kazan (oito), que levaria vantagem no confronto direto contra o time espanhol. A queda precoce seria a primeira eliminação de um campeão na fase de grupos desde que a competição passou a adotar esse formato, há quase duas décadas, mas não o primeiro vexame da história do time catalão no torneio.
Em 1992/93, o Barcelona também defendia o título conquistado na temporada anterior, mas não conseguiu nem chegar à fase de grupos. A equipe espanhola foi eliminada pelo CSKA Moscou em um mata-mata anterior à etapa principal. Um novo fiasco continental pode deixar o clube do Camp Nou à beira de uma crise. Ou, pelo menos, em uma situação bem diferente da euforia que o time vive desde a temporada passada. No último final de semana, o Barcelona empatou com o Athletic Bilbao e perdeu a liderança do Espanhol para seu maior rival, o galáctico time do Real Madrid.
