Da coluna de Hiroshi Bogéa no DIÁRIO
Pai Baião
Até 1913, as terras do município de Marabá pertenceram ao município de Baião que, com grande extensão patrimonial, incorporava S. João do Araguaia, Conceição do Araguaia, Marabá e o distrito de Alcobaça – hoje Tucuruí. Salvo pequeno engano, Baião já pode ter sido o maior município do mundo, em extensão territorial. Historicamente, a região do Baixo Tocantins, onde pontificam Cametá, Baião e Mocajuba, teve intensa ligação com a vida econômica de Marabá, ao servirem de entreposto das grandiosas embarcações que transportavam castanha para os barões exportadores residentes em Belém.
“WELLCOME BAIÃO CITY !!!”
CurtirCurtir
Terra boa. Passei três dias em Baião, semana passada, levantando dados para o vídeo que estamos trabalhando. Conversar com um baionense é incorporar gostosa sensação da vida simples e bem interiorana do povo paraense. Dá vontade danada de atar rede naquele pedaço, sentindo o cheiro do Tocantins descendo preguiçosamente. Acho que em outra encarnação, nasci naquele pedaço de chão.
CurtirCurtir
Realmente minha cidade é maravilhosa e de povo caloroso e acolhedor. Pena que os políticos daqui estejam acabando com a cidade, a saúde está um caos, a educação e a segurança então… Dá dó.. Só Deus mesmo por nós. Pois, a própria população não vai pra cima e exige seus direitos. Como disse um ilustre baionense “visitem Baião, antes que acabe.”
CurtirCurtir