Do Folhaonline
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se defender nesta sexta-feira por não ter um diploma universitário e disse que inteligência não se adquire na universidade. Em discurso de mais de uma hora durante o congresso nacional do PC do B, em São Paulo, Lula lembrou dos tempos em que era líder sindical, falou das conquistas de seu governo e, sem citar nomes, disse que o fato de receber títulos internacionais incomoda e causa ódio em alguns políticos.
“Tem gente que pensa que a inteligência está ligada à quantidade de anos de escolaridade que você tem. Não tem nada mais burro que isso. A universidade te dá conhecimento, aperfeiçoamento. Inteligência é outra coisa. A política é uma das ciências que exige mais inteligência do que conhecimento”, afirmou ao ressaltar que “obviamente” não tem a sapiência dos sociólogos.
Lula disse que não tem vergonha de dizer que estudou até a quarta série do Ensino Fundamental mas que conquistou muito mais do que pôde imaginar, como o título que recebeu nesta semana por ser considerado estadista. “Eu compreendo o ódio que isso causa”, afirmou.
Recado mais direto, impossível. O metalúrgico dirigiu-se ao Farol de Alexandria, o ressentido FHC, que sofre de incontinência verbal crônica.
So que Lula e uma exceçao, fazendo um governo melhor que o letrado FHC. Nao significa que outros teriam o mesmo exto. Mas deve ser mesmo chocante pro FHC se deparar com um governo melhor que o dele liderado por alguem que sequer tem diploma universitario.
CurtirCurtir
A lei é criação do mais fraco. As regras servem para equilibrar em favor destes. Lula é melhor, é exceção mas é melhor e por isso ficam os FHC e Caetanos bramindo e agitando seus diplomas para colocar o metalúrgico no seu “devido lugar”. A inveja os cegou a ponto de não verem que tudo o que sabem veio através do conhecimento intuitivo, da coragem e da genialidade de pessoas que sequer sabiam que, no futuro, para fazer o que eles fizeram teriam que ser mestres e PHDs como: Jesus, Einstem, Cervantes, Picasso, Homero, Sheakspeare, Darwin. Thomas Edison, etc. etc.
CurtirCurtir
Que bela lição de humildade e inteligência. Obama tem razão, esse é o cara.
CurtirCurtir
heheheheh.. o embate ta somente no inicio. promete!
CurtirCurtir
A questão meus caros, transcende a constatação óbvia de que Lula não é um “diplomado”. Está imbuído nisso – uma falsa polêmica ou “excessão à regra”, como queiram – o preconceito social que grassa nestas terras desde pouco depois da chegada de Cabral. Historicamente, os “letrados” (que adoram ser chamados de “doutores” pelos “iletrados”, pelo populacho, pelos “subalternos”, mesmo que não possuam titulação acadêmica para isso) sempre estiveram à frente no comando do país e o governaram ao seu gosto e ao gosto do freguês. E sempre com o intuito de fazer com que o abismo entre estes e o “resto” fosse cada vez mais profundo.
O fato de Lula, reconhecidamente um “sem diploma”, estar fazendo um governo melhor do que o de FHC perpassa ainda por um ingrediente que está acima até mesmo de uma certa “inteligência empírica” citada pelo presidente. É, antes de tudo, uma questão de orientação política. Lula foi forjado nas lutas e movimentos sociais e sindicais. Tem uma visão própria de quem sempre integrou as classes trabalhadores e populares, as vítimas preferencias dos descaso dos governos e dos açoites históricos por estes provocados e que sempre as assolaram.
Portanto, FHC deveria ter ciência de que, sem diploma ou não, ou mesmo com ou sem inteligência, o governo de Lula seria, em comparação à catastrofe dos 8 anos de neoliberalismo promíscuo da era tucana, infinitamente melhor que o seu. O resto é afetação e recalque. Quanto a Caetano Veloso, começo a acreditar que os jovens que o vaiaram quando o mesmo cantava “É proibido proibir” no fim dos anos 60 tinham razão. Na verdade, eles entendiam tudo. E Caetano, 40 anos depois, demontra ser “quem não entende nada”.
CurtirCurtir
Daniel,
Faço minhas as suas palavras. Perfeita observação. Lula, sem títulos ou diplomas, é o melhor presidente que o Brasil já teve. Para desespero de FHC e faniquitos de Caetano, que me decepcionou profundamente desta vez.
CurtirCurtir
Bom, cheguei agora, mas, logo constato que os colegas acima já disseram tudo sobre o dilema daquele que se tornou: o melhor presidente do Brasil (o presidente melhor conceituado de todos os tempos, sob o olhar percuciente da comunidade internacional ou melhor, mundial, porque aqui se incluem, nós brasileiro).
O Daniel, com muita propriedade resumiu o contexto. Parbéns!
CurtirCurtir
É fato, caro Falconi. Nosso amigo Daniel foi preciso na análise dessa lamentável e vazia polêmica descortinada por Efeagá e pelo grande Caetano, que deveria se restringir à seara musical. Não há jeito: Lula já passou à história como o melhor mandatário que o Brasil já teve. E não é o melhor em função de maior ou menor lustro intelectual, mas pela coragem de pôr em prática programas e iniciativas ignoradas por outros presidentes, incluindo o ressentido FH. E tem mais: Lula operou esse milagre enfrentando a mais dura e duradoura campanha de oposição orquestrada pela grande mídia em conluio com as elites econômicas do país.
CurtirCurtir