/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/E/A/vIUEGYQeOjssQ5uEMjhw/164219458.jpg)
Em entrevista disponibilizada pela assessoria do Remo, o fisiologista Erik Cavalcante fez uma explanação sobre o protocolo de atividades do elenco azulino durante a quarentena, a partir de 11 de maio, após as férias coletivas dos jogadores. “A gente se reuniu e foram montadas planilhas de atendimento para treino em casa e planilha de acompanhamento desses treinos. Diariamente, de segunda a sexta, a gente faz esse acompanhamento pelas planilhas, do que a gente chama de inquérito da preparação física”.
Comentou também a mudança nas substituições – que passam a ser cinco por equipe. “Isso implica em uma renovação de 50% não somente tática ou técnica, mas física. Aí a gente entende que você vai prevenir alguns problemas, vai cuidar de algumas situações e tornar o jogo dinâmico na sua totalidade. Vai dar ferramentas para que toda a comissão técnica possa mexer no contexto, até porque, via de regra, hoje em dia se tem as três substituições muito presas a questões físicas”.
Sobre o período de retomada do futebol, o fisiologista avalia que “todos passarão por uma avaliação clínico-médica, que vai liberar para nós quem pode ser avaliado [pela fisiologia]. Óbvio, obedecendo os critérios médicos, nós vamos mudar alguns tópicos de avaliação, mas vamos avaliar para ver o momento do atleta para passar para a preparação física. Após isso, vamos acompanhar diuturnamente esses atletas, ainda com as planilhas e, no clube, com mais algumas ferramentas tecnológicas que vamos continuar aplicando nos atletas”.