Por Plínio Perrota, no Twitter
Muito se fala das duas gerações que o Botafogo teve nos anos 60: antes com Garrincha, NS, Didi e depois com Jair, PC, Roberto e cia. Mas mt gente se esquece do esquadrão do início dos anos 70 que ficou conhecido como Selefogo.
Em 1971, o Botafogo liderava o carioca tranquilo há 4 jogos do fim. O título tanto era questão de tempo que PC até chegou a pousar com a faixa de campeão. Mas dois empates contra América e Bonsucesso e uma derrota para o CRF fez com que a diferença caísse para apenas 1 ponto.
Com isso, o jogo final contra o Flu serviu como decisão. O Botafogo, que tinha um time melhor, jogava por um empate. Mas aos 44 do 2T, o Flu marcou o gol da vitória com Lula após falta clara do lateral Marco Antonio em cima do goleiro Ubirajara. O juiz José Marçal confirmou o gol.
Na disputa do Brasileiro, o time parece ter sentido o baque da perda do título carioca e fez uma campanha inicial regular. Mas os 10 empates e apenas 5 vitórias em 19 jogos da Primeira Fase foram suficientes para avançar em 5º lugar do Grupo B.
Já na Segunda Fase, o Botafogo foi líder do Grupo C com Grêmio, Palmeiras e Coritiba. Após derrotar a equipe paranaense por 3-0 no Maracanā, a Selefogo chegava ao Triangular Final junto com São Paulo e Atlético-MG.
Após uma derrota de virada para o São Paulo no Morumbi por 4-1, o time acabou sendo derrotado pelo Galo no Maracanã por 1-0 e, além da perda do título, perdeu também a vaga na Libertadores do ano seguinte, terminando o campeonato na 3ª colocação geral.
No ano seguinte, o Botafogo voltou forte para a disputa do Brasileirão. Com a ida de Paulo Cézar para o CRF, o argentino Fischer chegou para formar dupla com Jair. O Botafogo se classificou para a Segunda Fase como 3º colocado do Grupo C com 7 vitórias, 11 empates e 7 derrotas.
Foi neste campeonato, em 15/11, que o Botafogo goleou o CRF por 6-0 no dia do aniversário do rival. Com três gols, Jairzinho foi o encarregado do “presente”. Fischer, duas vezes, e Ferretti completaram o placar histórico que criaria a célebre frase: “Nós gostamos de vo6”.
Na Segunda Fase, o Botafogo se classificou com 2 vitórias e 1 empate em 3 jogos. O time foi líder do Grupo 4 que contava com Grêmio, Santos e Santa Cruz. Na semifinal, a equipe derrotou o Corinthians em jogo único no Maracanã por 2-1 com os paulistas tendo a vantagem do empate.
O rival na final seria o Palmeiras que, como dono da melhor campanha, seria o mandante do jogo único e ainda jogaria pelo empate. O Botafogo foi desfalcado para SP: o goleiro Wendel, contundido, nem viajou e Jair, com um problema na coxa, foi apenas na manhã do dia do jogo.
Debaixo de forte chuva no Morumbi, os times empataram em 0-0 e o título acabou ficando com os paulistas. Mesmo com Jair não estando 100%, o Botafogo foi melhor e por pouco não marcou: Fischer, ao bater o goleiro Leão, teve a bola tirada em cima da linha por Luís Pereira.
Jairzinho, com uma “bisonha” atuação segundo o Jornal dos Sports, foi eleito o melhor alvinegro pelo Jornal do Brasil, que jogou para Fischer a culpa da derrota. De qualquer maneira, o vice campeonato classificava o Botafogo para a disputa da Libertadores de 1973.
No grupo com Palmeiras, Peñarol e Nacional, o Botafogo estreou com derrota em SP e emendou duas vitórias no Rio contra os dois uruguaios. Em Montevideo, um empate diante do Peñarol e uma vitória contra o Nacional antecederam a vitória contra o Palmeiras que forçou um desempate.
Pelo Botafogo ter vantagem no saldo, o jogo foi no Maracanã. Após Fischer abrir 1-0, Ademir da Guia empatou em posição irregular. Nos minutos finais, Jairzinho recebeu livre pela ponta direita e decidiu: 2-1 e Fogão na semifinal para loucura dos quase 90 mil presentes.
Na semi, o Botafogo entrou no grupo triangular com Cerro Porteño e Colo-Colo. Derrota já na estreia: 2-1 para os chilenos em pleno Maracanã. No Paraguai, nova derrota, agora por 3-2. Ainda assim o Botafogo dependia só de si para chegar na final.
O time então foi ao Chile precisando vencer mas foi para o intervalo perdendo por 2-0. No 2T, dois rápidos gols recolocaram o Botafogo na disputa. Dirceu com um golaço de fora virou e manteve o sonho vivo. Mas aos 44 minutos, Véliz empatou e eliminou o Botafogo da competição.
O Botafogo ainda venceu o Cerro no Maracanã num jogo que só serviu para confirmar a vaga do Colo-Colo para a final contra o Independiente. O gol ao final da partida em Santiago não só eliminou o Botafogo como o tirou da decisão. Assim como em 63, voltávamos a cair na semi…
Uma excelente geração de craques que acabou ficando marcada pelo “o que poderia ter sido”. Passando perto de ganhar tudo, acabou sem nada.