
A “Soccerex Football Finance 100” publicou na quarta um ranking que classifica os clubes mais poderosos economicamente na atualidade. Utilizando como base jogadores ativos, dinheiro no banco, investimento potencial e dívida do proprietário, o Manchester City foi apontado como o time com maior poder financeiro no futebol mundial.
Os clubes do Campeonato Inglês dominaram as dez primeiras colocações da lista, com o Manchester City no topo, seguido de Arsenal, Tottenham em quinto, Manchester United em sétimo e Chelsea na nona posição. Completando essa lista, o PSG está em terceiro, o chinês Guangzhou Evergrande em quarto, o galáctico Real Madrid em sexto, a “Velha Senhora” Juventus em oitavo e por fim o Bayern Munique em décimo.
Segundo a organização da pesquisa, “o ranking é um reflexo do profissionalismo do clube e de um sólido modelo de negócios”, referindo-se ao City.
Top 20:
01. Manchester City
02. Arsenal
03. PSG
04. Guangzhou Evergrande
05. Tottenham
06. Real Madrid
07. Manchester United
08. Juventus
09. Chelsea
10. Bayern Munique
11. Zenit São Petersburgo
12. RB Leipzig
13. Barcelona
14. LA Galaxy
15. Atletico Madrid
16. Liverpool
17. Borussia Dortmund
18. Lyon
19. Monaco
20. Leicester
Aí não aparecem nenhum clube Brasileiro, nem ao menos entre os 20, e estão atrás de desconhecidos como Layon, Leicester e Mônaco?? nem ao menos o Cruzeiro que tem um bilionário patrimônio?? O Barça em 13º ??? O bilionário Real Madri em 6º atrás de Clubes Russos?? Não me admira o futebol brasileiro em plena decadência. Jogadores promessas mas não tão craques de debandando em massa para essas praças. Desse jeito vamos continuar cada vez mais presenciado nossas competições nacionais muito sem garça com refugos de craques. Que saudade dos tempos que podíamos assistir em campeonatos brasileiros craques craques como Zico, Falcão Junior, Batista, Ademir da Guia, Luiz Pereira, Riva, Pelé, Garrincha, Tostão, Piazza, Clodoaldo, Gerson, Jairzinho, Dinamite e tantos craques que nem lembro.
CurtirCurtir
Desconfio dessas listas. O clube mais vencedor aparece em sexto lugar. Seu arquirrival e de futebol mais admirável é o décimo terceiro. Ambos tem uma situação financeira sólida e reúnem os maiores craques do planeta. Os cinco primeiros são irrelevantes internacionalmente. Outras três potências mundiais estão em sétimo, oitavo e décimo lugares nessa lista. Conclusão: não há uma relação direta entre ter muito dinheiro, ser vencedor e jogar futebol requintado. O futebol inglês evoluiu muito tecnicamente, mas continua insosso. Ainda não consigo assistir uma partida inteira de seu campeonato. No Brasil, temos um exemplo caricato de um clube de massa que recebe muito dinheiro, mas está endividado, contrata mal, não ganha nada e sequer tem um estádio decente. Ou seja, joga dinheiro pelo ralo.
CurtirCurtir
Tem razão, Miguel. Estas são as célebres listas de fim e começo de temporada, que revelam – acima de tudo – a falta de assunto nas editorias de esporte.
CurtirCurtir