Especialista aposta em Série A com 20 clubes

O Campeonato Brasileiro de 2013 segue com os clubes que serão rebaixados indefinidos, já que torcedores de Flamengo, Fluminense, Portuguesa e Vasco entraram na Justiça Comum tentando manter seus times na primeira divisão. Entretanto, na visão do especialista em direito desportivo Heraldo Panhoca, o imbróglio não vai durar muito tempo, com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva sendo respeitada, o que decretaria as quedas de Portuguesa e Vasco.

dsc02415– Tem que prevalecer a justiça desportiva. O código é constitucional, não depende de nada. A justiça desportiva tem código individual. A Dilma regulamentou pela Lei Pelé e lá é claríssimo o que rege o código desportivo. Ela não inclui o Estatuto do Torcedor. Será que eles iriam errar de forma tão grotesca? Não – afirmou.

Heraldo Panhoca ainda garantiu que não vê possibilidade de o Campeonato Brasileiro ter sua fórmula alterada com a presença de mais de 20 clubes na primeira divisão. “Tenho a absoluta certeza que teremos um campeonato com 20 times e que o poder judiciário vai manter a decisão do STJD, que é corretíssima” – disse.

 

Apesar da certeza de que o Campeonato Brasileiro não sofrerá modificações para 2014, Heraldo explicou que as brechas encontradas por torcedores para tentar beneficiar seus clubes fazem parte dos direitos de qualquer cidadão, entretanto, ele acredita que isso não vai demorar a ser resolvido.

– O cidadão se sentiu maculado com a situação do seu time ser prejudicado já que não teria agido de má fé. Ele admite que o clube foi negligente e irresponsável. O inquérito, provavelmente, vai apurar as responsabilidades dos dirigentes. Mas entendo que o STJD cumpriu (seu papel). O indivíduo tem o direito de peticionar todas as vezes que se sentir lesado. O poder judiciário pode acolher seu pleito e verificar no mérito o que você trouxe, para ele poder te atender. Como tenho absoluta certeza de que não vão conseguir levar mérito a favor do Flamengo ou da Portuguesa, no julgamento isso cai, em primeira instância, muito rápido e vai prevalecer a Justiça Desportiva, senão vamos chegar ao caos. O Estatuto do Torcedor é para a relação do torcedor. Quem redige o Estatuto do Torcedor no Brasil é tão incompetente que não consegue colocar o torcedor sentado no assento que comprou. (Do Arena Sportv) 

5 comentários em “Especialista aposta em Série A com 20 clubes

  1. Eu também acredito que toda esta celeuma não vai dar em nada. A decisão do stjd vai prevalecer porque foi acertada. Mas, para alguém que ostenta a credencial de especialista, acho que o senhor Panhoca poderia oferecer argumentos mais específicos do que apenas o seu credo genérico de que vai haver campeonato com 20 clubes sob pena de vir o caos.

    Curtir

  2. A grande questão é que o campeonato não pode começar em junho. Ele tem data. A justiça pode ficar nesse chove não molha e acabar tendo um decisão política.

    Outra coisa, para mim, a Portuguesa tem mais razão do clubes como treze, que conseguiram liminares que não foram caçadas.

    Curtir

  3. Boa Noite a todos. Após um pequeno recesso meu do blog, motivado por muitos alfazeres, estou aqui novamente para manifestar minha opinião, doa a quem doer. E tenho dito:

    No futebol, conseguir títulos, classifcações ou vantagens em qualquer competição lançando jogador irregular numa partida é tão gravíssimo quanto fabricação de resultado, jogo de cumpadres, homem da mala, compra de vagas, classificações etc. A santinha do pau oco, Portuguesa, que ja aprontou muitas e muitas armações na surdina contra outros clubes e estava acostumada a nunca lhe acontecer nada e nem descobrirem suas tramóias, agora se deu mal, muito mal e está pagando caro tudo o que fez. Essa Portuguesa, através de seus dirigentes, virou cavalo do cão contra os azulinos em jogo no Canindé em 93, onde além de pressão infernal sobre tria de arbitragem, fizeram os azulinos e imprensa daqui sofrerem abusos nos vestíários e cabines de imprensa, sem segurança, higiene, e muita coisa ruin. Os azulinos levaram de 2×0 e so levaram a vaga porque aqui o placar foi elástico. Mais recente em 2006, essa Portuguesa, praticamente, nos vestiários durante o intervalo do jogo contra o Sport na Ilha, deve ter acertado a compra do árbitro e de alguns jogadores do Sport, para aos 49 do segundo tempo conseguir um gol através de um penalty mister M, que foi suficiente para escapar do rebaixamento e rebaixar o Papão que já comemorava a permanência. O velho Giva, era o treinador do Sport e foi a maior testemunha dessa bandalheira entre Portuguesa e Sport, onde mesmo credenciado pelo acesso do rubro á serie A, entregou o lugar logo após o término desse jogo. Então por tudo isso, essa Lusa merece com justiça o que está passando. Não tenho certeza em que vai terminar esse embrólio. Niguém tem. Mais tenho absoluta certeza, que outros bicolores igual eu que viveram e foram frustrados por aquela presapada Lusa/ Sport em 2006, agora estão lavando a alma com tudo isso por 2 motivos fundamentais: Se confirmar mesmo de fato e de direito o rebaixamento da Lusa, será tudo ótimo com justiça sendo feita contra alguém que sempre aprontava e não acontecia nada. Mas se a Portuguesa através da justiça comum , permanecer certamente não haverá rebaixamento e o Papão será um dos grandes beneficiados. Mas que ironia do destino hein, gente??? Um dos clubes mais prejudicados pela Lusa, pode ser agora indiretamente beneficiado pela mesma. Isso me lembra até uma frase do setorista Dinho Menezes do Papão, quando disse que: “time que faz mal ao Paysandu, cedo ou tarde vai pagar em dobro o que fez.” Começo a crer que o Dinho tem razão.
    kakakakakakakakakakak

    Curtir

Deixe uma resposta