Criança de origem africana é exposta em “zoo humano”, na Bélgica, em 1958. A nacionalidade da criança é desconhecida. O zoológico funcionava na cidade de Bruxelas. Na foto, de autor não identificado, aparece uma mulher oferecendo comida à criança, como faria com qualquer animal de zoo comum.

Gerson, a expressão “uma parada” não caberia bem nesse caso, a meu ver. Posso estar enganado, mas normalmente se utiliza para coisas interessantes, legais, bacanas, como a maioria das imagens e lembranças postadas por você. Tudo bem que esse tópico fale do passado em geral, porém esse passado aí é uma vergonha. Chocante.
CurtirCurtir
Entendo a preocupação, Maurício, mas como a seção foi criada com esse título para resgatar coisas do passado – não necessariamente boas – resolvi manter nesse caso. Já publiquei fotos da propaganda nazista e de recordações de guerra no quadro. O sentido é puramente simbólico e, em relação a esta foto, tem um quê de ironia amarga.
CurtirCurtir
Esta imagem foi forte Gerson. Ela lembra que faz pouco tempo que humanos eram tratados como animais. Vale destacar que dez anos depois o cinema lançava planeta dos macacos, filme que faz severa critica a este tratamento disponibilizado a humanos.
CurtirCurtir
To com vergonha de ser humano…
CurtirCurtir
Um absurdo…
CurtirCurtir
Penso que esta criança seja do Congo, ex-colonia belga (1908-1960) e antiga propriedade privada do rei Leopoldo II da Bélgica (1878-1908) que cometeu um verdadeiro holocausto contra o povo congolês e que sofre até hoje as mazelas da colonização.
CurtirCurtir
Nos dias de hoje ainda tem nojentos que agem de forma parecida.
O tecnico da Suiça é um.
CurtirCurtir
Gerson, no final dos anos 90, presenciei algumas dessas barbaridades aqui na Europa. Era muito comum amigos meus serem barrados em boates na Grécia, Romênia, Russia, Bulgária, etc.. Justamente por serem negros.
CurtirCurtir
humanidade ….. uma bosta !!!! lamento por essa imagem !!
CurtirCurtir