Por Gerson Nogueira
Depois de mais uma derrota, ontem à noite, Arturzinho mudou o rumo da prosa. Antes, queixava-se da fragilidade emocional do elenco do Paissandu, culpando essa instabilidade pelos maus resultados. Desta vez, o técnico atribuiu o revés às falhas técnicas do setor defensivo.
De fato, a zaga falhou miseravelmente nos gols do Paraná, mas o problema não pode ser debitado exclusivamente ao setor defensivo. Na verdade, o personagem do jogo foi mesmo Arturzinho. Tanto pela estratégia equivocada quanto pelo clima de fim de festa que se criou em torno dele após o novo revés.
O Paissandu não perdeu apenas porque Vânderson escorregou no primeiro gol e não cortou o cruzamento na segunda bola. Nem porque a linha de zagueiros estava mal posicionada nas bolas aéreas. Depois do fiasco em Goianinha no sábado, Arturzinho exagerou na doesse, optando por uma escalação que praticamente entregava o medo de perder.
Com quatro homens na defesa e três volantes de marcação, o Paissandu entrou disposto a não sofrer gol nos primeiros minutos, segundo o próprio Arturzinho. O plano ruiu com o gol de Paulo Sérgio logo aos 9 minutos. A situação piorou ainda mais quando, aos 26 minutos, Reinaldo cravou o segundo.
Inteiramente perdido entre continuar a se defender com o esquema da cautela e tentar iniciar uma reação, o Paissandu acabou não fazendo nada ao longo do primeiro tempo. Aleílson, que substituiu Leonardo, deu um chute a gol e Jailton mandou uma bola por cima, sem direção. Foram as únicas tentativas de chegar à meta do Paraná.
Arturzinho admitiu, ao final da partida, que a opção pela cautela comprometeu qualquer intenção ofensiva. Com Iarley escalado como único homem de frente, o Paissandu na prática jogou sem atacantes. No meio-de-campo, Eduardo Ramos mostrou-se burocrático, exatamente como fez contra o América. Jaílton se movimentava, mas sem qualquer inspiração.
Nesse cenário de desinteresse do Papão pelo ataque, o Paraná acabou deitando em berço esplêndido. Fez dois gols e depois ficou tocando bola, defendendo-se sem maior esforço. Levou assim o restante do primeiro tempo e só voltou a se animar na etapa final, aproveitando-se novamente das facilidades que os 300 zagueiros do Paissandu permitiam.
O terceiro gol paranaense nasceu sem maior esforço. Em novo cruzamento para a área, Pikachu patinou na marcação e a bola acabou sobrando livre para Reinaldo chutar fora do alcance de Paulo Rafael.
Cabe observar que o Paraná jogou muito mal, errando passes e se atrapalhando na transição. Venceu porque o Paissandu fez um imenso esforço para ser ainda pior, conseguindo falhar seguidamente na defesa e mostrar completa inoperância no ataque.
Quando Héliton entrou, já no segundo tempo, o Paissandu passou a ter uma presença menos tímida no ataque. A recompensa veio tardiamente: aos 26 minutos, Héliton foi à linha de fundo e Aleílson recebeu livre na área para marcar o gol de honra. Talvez se repetisse mais vezes esse tipo de jogada o Paissandu tivesse melhor sorte, até porque o Paraná reduziu o ritmo depois que chegou a 3 a 0, relaxando na marcação.
Ocorre que disposição não parece ser o forte do atual time do Papão, que na maioria dos lances demonstrou total ausência de vontade. Era como se quase todos cumprissem tabela, sem preocupação com o resultado. Se a intenção era derrubar o treinador, o objetivo foi parcialmente alcançado.
Apesar de não haver manifestação da diretoria, é improvável que Arturzinho permaneça no comando, tal o desgaste junto ao elenco e à torcida. Duvido apenas que a saída do técnico seja a solução para os muitos problemas do Papão. As coisas são bem mais profundas e exigem providências mais corajosas por parte dos dirigentes.
————————————————————————-
Direto do blog
“Por que o Arthurzito não colocou o Pablo? A lógica manda que substitua um jogador pelo outra da mesma posição né? Contudo, quando chega na vez dos jogadores locais ele resolve improvisar. Se o Bispo tivesse no banco ele entraria no lugar do Leonardo. Duvidam? PSC joga com 2 jogadores a menos. Vanderson com limitação física e o Fabiano nem precisa falar. Está difícil”.
De Inocêncio Mártires, um bicolor cada vez mais descrente em milagres.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 18)
Está complicado Gerson. O time é uma apatia só. Não marca, não chuta em direção ao gol e não tem disposição. Creio que a toalha ja esteja nas mãos dos torcedores e, talvez, caia no próximo dois jogos. Forte abraço.
CurtirCurtir
Penso, Gerson e amigos, que o Paysandu não perdeu por causa do esquema, que a meu ver, foi até bom… O grande problema do Paysandu, é em relação a falta de vontade de alguns jogadores em querer jogar… Ontem, se os jogadores jogassem com vontade, Papão, mesmo com 3 volantes teria saído do Paraná, com um bom resultado…
– Alguns dizem que com a entrada do Aleílson, o Paysandu foi pra cima e melhorou… Aí fico a pensar, e porque não mehorou quando ele entrou de cara contra o América/RN? Será que é jogador de 2º tempo? Aliás, Aleílson não vinha bem…
– Uma coisa é certa, amigos… Jogador quando quer derrubar o técnico, você escolhe o esquema que quiser, e o resultado será sempre de derrota… Analisar o Paysandu, com alguns jogadores querendo derrubar o técnico, todo jogo vai se ter uma desculpa…
– Escalem esse mesmo time de ontem, com jogadores querendo vencer a partida, pra ver se o problema foi o esquema… Elementar..
– Arthurzinho, sempre falei, é um técnico bombeiro, não é um bom técnico, mas nesse episódio, ele é o que menos tem culpa. Deve ser demitido,hoje, para que o Vandick saia, ileso, de suas lambanças… –
– Quem será a próxima vítima do Presidente?
É a minha opinião.
CurtirCurtir
O próximo técnico, se não for Rogerinho, também será minado pela panelinha de jogadores.
CurtirCurtir
Amigo Icca, fã do Pablo, tem lá suas razões..
CurtirCurtir
Aliás, uma coisa que não é difícil de perceber, é que os 3 jogadores que o Arthurzinho trouxe: Jailton, Leonardo e Gilton, que foram lançados no time, sem a preparação adequada, começaram bem, mas aos poucos vão começando a sentir as consequências dessa pressa em ter que jogar, a que foram submetidos… Jogador, não é uma máquina.. Eles não tem culpa.
CurtirCurtir
Eu ainda acredito que a equipe paraense não caia …o esquema ontem seria melhor se o Pequeno Arthur tivesse entrado com Aleilson …
CurtirCurtir
Em tempo: Título da coluna perfeito
CurtirCurtir
Acho que a única forma do papão permanecer na série B, é pedir para o velho gagá parar de secar o Paisandu, acho que ele é quem está rebaixando o nosso time. Vamos fazer a campanha para de secar rocildo, e ai vamos ver se assim escapamos dessa situação vexatória.
CurtirCurtir
Para de secar o papão rocildo !
CurtirCurtir
Se for verdade que jogadores estão jogando pra derrubar Técnico, então isso tá ocorrendo desde o inicio da serie B, pois o time não muda em quase nada, não evolue tecnicamente. Como já disseram alguns aqui no blog, o problema do Paysandu não é técnico, é elenco, preparação, planejamento. Vícios contínuos de nossos clubes.
CurtirCurtir
Basta no próximo jogo em casa ganhar de meio a zero, pra imprensa e os iludidos começarem com aquela velha ladainha…Agora engrenou…Agora o Arthurzinho encontrou a formação ideal…Agora vai…Blá-blá-blá
CurtirCurtir
To no aeroporto de Guarulhos. A delegação do Paysandu tá aqui em conexão. Nunca vi um time tão desunido. Todos espalhados. A delegação do ABC também tá aqui e é bem mais unida. Não se vê um pingo de remorso pela porrada de ontem. Acho que o mais abatido por incrível que pareça é o Ronaldo, preparador de goleiro. Os outros todos rindo. Torcida tem que dar uma sacudida neles. O Presidente tem que promover churrascos para promover a integração do elenco, já que é isso que dispomos para o restante.
CurtirCurtir
Xará esse mercenários estão recebendo em dias, lhes falta vergonha na cara.
Infelizmente hoje o futebol tá cheio jogadores e empresários unidos pela falta de carater.
E pra completar os dirigentes se não estão no mesmo barco, ainda ajudam.
Mas vamos continuar acreditando que ainda uma meia duzia de homens nesse elenco.
CurtirCurtir
Icca, correto seu comentário.
CurtirCurtir
Concordo Icca, o comentário está perfeito, além da mudaça do técnico, precisa também extirpar, a origem das paneladas, demitindo o Eduardo Ramos, Yarlei e Nicácio, o investimento altíssimo, não trouxe o resultado espertado e para pacificar o elenco, é nescessário a redução da folha de pagamento, nem quero cambar prá outra motivação, essa basta.
Também, não basta nem adianta trazer técnico de fora, pois não conhecem o elenco e farão novas indicações, claro, portanto, penso que o momento é para o “Bocudo de Marabá” R$ 50,000,00 na mão todo mês e ele vem, pagaram bem mais que isso ao Giva e os resultados do João Galvão, todos conhecemos.
CurtirCurtir
BOMBA: 2º um setorista, Paulo Comelli ou Adilson Batista, um dos dois será o novo técnico do Paysandu.
Arthurzinho, será mesmo, demitido..
CurtirCurtir
O Paysandu lembra aquele filme TITANIC. Tem um momento do filme em que o projetista do “inafundável” navio diz:
-Nada do que se faça, vai adiantar. O TITANIC vai a pique.
Todos nós sabemos o final.
Infelizmente.
CurtirCurtir
Será amigo Cláudio? vamos esperar, mas uma coisa é certa ontem o Arthurzinho foi infeliz no esquema tático e o Vandeson estava horrivel no jogo.
CurtirCurtir
Vagner Benazzi, deve ser o novo técnico do Paysandu.
CurtirCurtir
Amigo Gerson. Quem dera que o time atual do Paysandu tivesse o equilíbrio a consistência,a técnica ,a convicção e a segurança das suas palavras nesse perfeito comentário,sobre esse arremedo de time do Paysandu,que hoje envergonha a grande nação bicolor. Pior que o torcedor não tem a menor segurança.Tudo é previsível quando o time entra em campo,isso tende sempre para o lado negativo ! É erro pra todo lado,inclusive da direção técnica que não entende de nada,a não ser prestigiar pernas de pau que apontou para trazer.Nem sei se ainda dá tempo para salvar a lavoura ! É uma pena !
CurtirCurtir
Contratem o Galvão, sabe tudo de série C, só não sabe subir.
CurtirCurtir
Contagem regressiva para a mucura estou na torcida vamos levantar um clamor cia mucura. kkkkk serie C JÁ
CurtirCurtir
Wagner Benazzi….. sério isso?
CurtirCurtir
É marcão, mucura na série C e SEM DIVISÃO na …. sem divisão! kkkkkkkkk
CurtirCurtir
Mais um técnico porém os mesmos jogadores, alguns até podres de caráter, estes deveriam acompanhar o Arturzinho!
As coisas já andavam mal desde o tempo do Lecheva que relutou em colocar em campo os “reforços” e foi condenado por isto.
Logo em seguida o Givanildo chega para manter o time praticamente do mesmo jeito! Com o Arturzinho ocorreram alguns momentos de vitórias e mesmo em algumas derrotas o time se comportou bem a queda de rendimento e a aparente entrega de jogo mostraram mais evidente nestes dois últimos jogos!
Creio que o Vandique e a diretoria do Papão não são cegos para não saberem quem são os “corpo-mole” da equipe, as maçãs podres que estão no come e dorme afundando um time como o Paysandú.
Mas para esta atitude tem que ter dinheiro e coragem, será que os homens do Papão têm isso?
CurtirCurtir
confirmado: Benazzi é o novo técnico
CurtirCurtir
se confirmado o Benazzi, que o Van que mais parece uma Kombi velha aproveite, e mande embora esses “VILHACOS” que estão afundando o Papão!
CurtirCurtir
O Paysandu precisa urgente é de um presidente.
CurtirCurtir