Remo inicia a reconstrução

Por Gerson Nogueira

COLUNA GERSON_22-05-2013Fabiano; Levy (Magno), Carlinho Rech, Mauro Pastor e Alex Ruan; Mael, Jonathan, Capela e Ratinho; Leandro Cearense e Branco. Este é o time que Charles Guerreiro deve ter em mente para começar os trabalhos no Remo. Vice-campeão paraense pelo Paragominas, o técnico foi anunciado ontem à noite pela diretoria remista como o substituto de Flávio Araújo. Segundo as informações divulgadas, seu contrato tem duração de um ano.

Charles sempre foi a opção preferencial dos azulinos depois do fiasco no certame estadual. Familiarizado com o clube, que defendeu como atleta e onde trabalhou como treinador, tem aos olhos da diretoria remista o perfil adequado para o projeto de reconstrução que o clube tem para o restante da temporada.

A conquista do vice-campeonato pelo Paragominas, com direito à vaga na Série D e presença na Copa do Brasil 2014, fez Charles recuperar o prestígio no plano regional. Pegou o PFC na metade do campeonato e, apesar do elenco limitado, conduziu a equipe a grandes feitos em seu primeiro ano na divisão de elite paraense.

Apesar da saída meio conturbada, despertando a irritação dos dirigentes do PFC, Charles tem condições de fazer um bom trabalho no Remo. Para tanto, é sempre bom enfatizar, precisará dispor de meios para formar um time competitivo. Ao que parece, isso não deverá faltar.

A diretoria, que espera confirmar até sexta-feira a participação na Série D – pela desistência de uma das federações nortistas –, pretende rechear o elenco com jogadores que se destacaram em outras equipes no campeonato estadual.

Magno e Robinho (PFC), Levy (São Francisco), Mael e Ratinho (Santa Cruz) e Sinésio (Tuna) são os nomes mais citados no Baenão. Há, ainda, a disposição de buscar um armador capaz de dar organização ao meio-campo, suprindo uma carência que atrapalhou o time ao longo de todo o Parazão.

Para bom entendedor, o anúncio do novo técnico confirma as apostas do Remo em disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Caso essa hipótese se confirme, os trabalhos de montagem da equipe precisam começar de imediato. A competição começa na próxima semana e é provável que haja compromisso no sábado, 1º de junho.

———————————————————-

Onde encaixar o velho ídolo?

Ídolo da heróica jornada na Bombonera, há dez anos, Iarley chegou à Curuzu para participar da disputa do Campeonato Paraense, mas com o objetivo maior de ocupar espaço no time que vai disputar a Série B. Algo saiu errado e ele não conseguiu se consolidar como titular. A campanha do Paissandu foi excelente, o ataque se cansou de fazer gols, mas Iarley teve papel discretíssimo na conquista do Parazão.

Entrou algumas vezes como titular, substituindo a Rafael Oliveira, mas jamais deu ao time a consistência ofensiva que encantasse o torcedor. Apesar da boa vontade de Lecheva em encaixar o veterano atacante, a lembrança dos gols da dupla Rafael-João Neto sempre foi mais forte. Responsáveis por 23 gols na competição, ambos não deixaram muito espaço para Iarley.

Por outro lado, o jogador não conseguiu desenvolver em campo o papel importante que passou a ter fora dele. Articulado e experiente, Iarley posiciona-se como um líder natural, ajudando a orientar os mais jovens. Apesar de meritória, a contribuição é muito pequena diante da grande expectativa criada pelos dirigentes e por Lecheva em sua contratação.

A busca por novos atacantes – Careca, já contratado, e Marcelo Nicácio, quase – comprova a insatisfação com o rendimento do antigo ídolo, que talvez esteja começando a sofrer o peso natural da idade. Duro será arranjar um espaço para ele no time, pois as características da disputa da Série B exigem sobretudo força e velocidade.

———————————————————–

De boca em boca…

No Paragominas e no Remo existe gente ensandecida por tomar de João Galvão o papel de “bocão-mor” do futebol paraense. Ambos são recém-chegados ao futebol profissional, mas aproveitam com volúpia toda e qualquer chance de aparecer na mídia, quase sempre para proferir bravatas e atirar a esmo.

Por trás de tudo é possível vislumbrar claras intenções palanqueiras em ambos os casos. No caso do cartola da capital, as iniciativas de bastidores para tentar garantir uma vaga na Série D quase foram abortadas por causa de sua incontinência verbal. Ontem, atropelou a presidência (e o bom senso) divulgando a contratação de Charles quando o técnico ainda nem havia comunicado sua saída ao PFC.

Já o aprendiz de feiticeiro ligado ao Paragominas não fica muito atrás. Apesar de pouquíssima vivência no ramo, capricha nas “aulas” de gestão aos demais clubes paraenses e nos últimos dias resolveu alvejar até o governo do Estado, que vem a ser o maior patrocinador do Parazão.

Antigo e sábio ditado cairia como bom conselho à dupla de aloprados: “Em boca fechada não entra mosca”.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 22)

62 comentários em “Remo inicia a reconstrução

  1. Se a vaga na Série D se confirmar mesmo, esse time precisa de mais reforços, principalmente nos setores que mostraram mais fragilidade durante o Parazão, a lateral-direita, os volantes e a meia-cancha.

    Curtir

  2. meu amigo o remo não vai disputar mais nada esse ano;essa torcida que até hoje só viu a libertadores pela tv;que é penta ao contrario;pois a cinco anos não ganha nada ja ta de ferias;portanto remocnhas;boas feriiaas remocinhass!!!!

    Curtir

  3. Pelo que entendí numa reportagem do Diário, o Remo não quer comprar a vaga e sim ROUBAR do Jacaré na marra via STJD.

    Égua é muito despreparo. Mas tem o Presidente até onde se sabe anda do jeito que anda com a justiça, esperar o quê?

    Curtir

  4. Desse time que você propôs, Gerson, só me preocupa o meio de campo. Capela tem lampejos, não é armador e, frequentemente, some do jogo. Já Ratinho tem se destacado como atacante.

    CONTRATAÇÕES: Thiago Cametá, pela sua situação na Ponte, e -por incível que pareça- Landu são nomes prováveis no elenco do Remo, se for confirmado na série D. Anotem.

    (Para o meu deleite, gostaria que Josy voltasse. Ele, já não sei se volta. )

    Já a contratação de Charles foi mais estratégica. A vinda de Charles para o Remo ocorreu, também, no intuito de desestabilizar o PFC, que é concorrente direto na série D. Além disso, Guerreiro conhece como ninguém as fraquezas do Paragominas; Elementar.

    Deveriam fazer parecido com o time do Nacional-AM, contratando o bom meia Danilo Rios e chamando de volta Rafael Morisco.

    Ainda acho pouco provável o Remo ganhar essa vaga, mas a diretoria está agindo correto, a meu ver.

    Curtir

    1. A escalação foi feita com base na realidade atual do elenco, camarada. Concordo que Capela é instável e Ratinho é mais atacante do que armador.

      Curtir

  5. Thiago Galhardo, por sua vez, esteve mais próximo de um acerto. O ex-meia do Remo recebeu proposta de mais ou menos R$ 25 mil mensais do clube cearense, através do diretor de planejamento Evangelista Torquato, e aceitou. O jogador procurou o Bangu, clube com o qual tem contrato até maio de 2014, e recebeu autorização para fechar com o Tricolor. Após o acerto verbal com Galhardo, Evangelista Torquato repassou o caso ao departamento de futebol. O técnico Hélio dos Anjos aprovou a contratação, mas os dirigentes decidiram baixar a oferta para o valor em torno de R$ 20 mil, que seria mais ou menos o que ele recebe no Remo. As partes não chegaram a um acordo, e o armador foi descartado.

    Pelo futebolzinho jogado no parazão não merece nem 5 mil.

    Curtir

  6. Recordar é viver meus amigos e por isso, posto a relação de todos os campeões brasileiros , de todas as divisões dos últimos dez anos. ou melhor, de todos os clubes do Brasil que conquistaram títulos importantes nos últimos 10 anos. Na PRIMEIRONA, tivemos 2003.Cruzeiro,2004,Santos,2005,Corinthians,2006, São Paulo,2007 São Paulo, 2008 São Paulo, 2009 Flamengo, 2010, Fluminense, 2011 Corinthians, 2012 Fluminense. NA SEGUNDONA 2003 Palmeiras, 2004 Brasiliense, 2005 Gremio, 2006 Atlético Mineiro, 2007 Coritiba, 2008 Corinthians, 2009 Vasco, 2010 Coritiba, 2011 Portuguesa, 2012 Goias. NA TERCEIRONA 2003 Ituano, 2004 União Barbarense, 2005 CLUBE DO REMO, 2006 Criciuma, 2007 Bragantino, 2008, Atlético de Goias, 2009 América MG, 2010 A B C, 2011 Joinville, 2012 Oeste. QUARTONA 2009 São Raimundo, 2010 Guarani de Sobral, 2011 Tupy, 2012 Sampaio Corrêa. Se o seu time está há mais de dez anos sem conquistar um título importante, não se desespere, aguarde por mais dez anos para ver o que acontece. Graças a Deus, o povo paraense não tem do que se queixar, tem dois dos seus clubes na listagem dos mais importantes campeões dos últimos dez anos rsrssrs.

    Curtir

  7. Aproveitando a informação postada pelo colega Rocildo, chego a conclusão de que não é normal em um país cinco vezes campeão mundial, ter nos últimos dez anos, seis clubes campeões brasileiros da Série A (Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Coritiba) vencendo a Série B, competição que antes era conquistada apenas por times menores. Alguma coisa está errada no formato das competições e no calendário do futebol brasileiro.

    Curtir

  8. Bom dia Gerson Nogueira e Amigos do Blog;
    Penso que o Charles Guerreiro está embarcando numa barca furada, pois o problema do time adversário não foi de plantel, e ou, mesmo comando técnico e sim de diretoria, clube que é comandado por cardeais, deveria instalar-se bem próximo ao Vaticano; a história repete-se e não é só cartola que não aprende com a extenuante repetição, profissionais também como acabam de demonstrar os excelentes Walter Lima e Charles Guerreiro. O negócio (projeto reconstrução) andará assim, contrata-se um técnico local, plantel regional recheado com os rejeitados da base = folha salarial baixíssima, para os padrões faraônicos do time, que é grande, e vai-se tocando a canoa (movida a remos, claro) realizando amistosos pelo interior para não sofrer punições dos patrocinadores, por quebra contratual…
    Finalmente chega 2014, aí na primeira derrota para o arquirrival, demite-se todo mundo com a velha cantilena, o time é grande precisa de gente com rodagem nacional, tentamos com os regionais como vocês viram, mas, sabe como é, e blá blá blá, blá blá blá e blá blá blá.
    Como é que tem profissional, desta região, conhecedor disso tudo, que ainda cai nessa.
    Te dizer, (permitam-me os autores do chavão).

    Curtir

  9. Vejo o Iarley hoje, mais como uma espécie de consultor futebolístico para os jogadores mais jovens, do que um jogador profissional propriamente dito.
    O Iarley já tem 39 anos, ele retornou ao Papão já visando uma aposentadoria no clube que o lançou pro mundo, como forma de respeito e admiração ele veio de volta para o PSC. Acho que seria uma boa ele (Iarley) já começar a estagiar como técnico ao lado do Lecheva.

    Curtir

  10. O Paragominas ganha no campo, na bola, no futebol jogado e humilhando o time do Remo dando um baile de 3 x 1, e o bichano ainda tem a coragem de recorrer ao STJD a vaga do time do interior, égua meu, até onde vai a falta de caráter do clube azulino?
    Parem o mundo que eu quero descer, é muita imoralidade!
    Depois querem dar uma de freiras pudicas!

    Curtir

  11. Esse Rocildo e um brincalhão mesmo. Ou ele sofre de algum tipi de distúrbio mental, ou ele sente muita inveja do Paysandu.
    Mais gosta de querer diminuir os feitos do Paysandu, sem que o clubinho dele não tenha nem 1/3 do que o Paysandu ostenta.
    Ei ROCILDO VAI TE TRATAR MANO! VOCÊ TA DOENTE. ..

    Curtir

  12. Não sou a favor da contratação do técnico Charles Guerreiro, mas na situação que estamos, só resta aguardar os resultados. Acredito que conquistaremos a vaga na série D, pois esses times de Rondônia ou Roraima não tem condições financeiras para bancar o campeonato brasileiro, mesmo com algumas despesas a cargo da Confederação. Quanto ao provável time sugerido pelo colunista, posso afirmar que me agrada muito, são jogadores conhecidos da região e tiveram bons desempenhos nos outros clubes. Em relação a outras contratações gostaria de ver na equipe o zagueiro Perema, sabe sair jogando e tem boa postura em campo. Enfim torcedores do meu leão, esqueçamos as opiniões do adversário maior e nosso freguês mor, vamos apoiar o time que for formado, agora quanto a diretoria, continuem com a pressão por mudança já.

    Curtir

  13. Uma sugestão para a FPF e quem faz o regulamento do parazão.
    A vaga para a série D será do clube paraense melhor rankeado à nível nacional. Pronto, basta isso e o Remo não precisa mais se humilhar pelos quatro cantos do mundo para jogar a quarta divisão nacional, e se algum outro estado desistisse ai sim ficaria para o vice campeão paraense a referida sobra de vaga!
    Neste país é o post que mija no cachorro!

    Curtir

  14. Rocildo, procure um bom geriatra. E não esqueça também de seu psiquiatra; continue seu tratamento psiquiatrico, até que os resultados dos seus exames sejam satisfatórios. Força amigo !!

    Curtir

  15. OUTRO PROTESTO

    A partir das 17h de hoje, diversas torcidas do Clube do Remo marcaram de se encontrar em frente à sede social azulina, na Avenida Nazaré, para fazer mais uma manifestação em favor de eleições diretas imediatas na agremiação.

    Fonte:DOL

    Promessa de muita confusão e baixaria,quem puder evitar passar pela av.Nazaré no final da tarde não vai se arrepender.

    Curtir

  16. ATENÇÃO: Sindicato dos Psiquiatras, Psicologos e Terapeutas estão reunidos neste momento para anunciar uma possivel greve das categorias. A categoria argumenta a carencia de profissionais no Estado do Pará, visto que as demandas aumentaram muito nos último 5 anos e o numero de profissionais da área não estaria sendo suficiente para cobrir a demanda. Perguntado o por que da falta de profissionais, o presidente do sindicato disse que na verdade o numero de profissionais é grande o que aumentou muito foi a busca por esses profissionais. Segundo o sindicato só nos últimos 5 anos o aumento na procura por um Psiquiatra, Psicologo ou terapeuta foi de 3000% o que torna praticamente impossivel atender a todos. Para entender o por que da alta procura por esses profissionais nos útimos 5 anos o sindicato realizou uma pesquisa entre os pacientes e o resultado foi surpreendente. Notou-se que 100% dos paciente torcem para o clube do Remo, aprofundando mais a pesquisa, percebeu-se que o motivo para esses torcedores procurarem um Psiquiatra, psicologo ou terapeuta é o baixo rendimento do Clube do Remo nos ultimos 5 anos o que está deixando estes torcedores completamente descontrolados. Os principais sintomas observados nesses pacientes são: frases desconexas, insistencia em falar no passado, ficar contando até 33, escrever bobagens em um blog e notou-se que o principal motivo do descontraole desses pacientes é a excelente fase do time rival o Paysandu Sport clube. Segundo o presidente do sindicato a situação está insustentável: “Só pra se ter uma idéia existe um paciente de nome ROCILDO que já foi se consultar com todos os psiquiatras do Estado do Pará, e nenhum médico conseguiu curá-lo, o caso dele é mais grave pois ele apresenta todos os sintomas (frases desconexas, insistencia em falar no passado, ficar contando até 33, escrever bobagens em um blog Etc.)”, O último psisquiatra que atendeu este senhor disse: “o caso desse senhor é preocupante, não temos como monitora-lo, o medo é que ele cometa alguma besteira”. O sindicato dos Psiquiatras, psicologos e terapeutas está tentando contratar profissionais de outros Estado já que notou-se que a partir de maio a demanda dobra, visto que o clube do Remo fica o meses sem jogar, o que deixa os pacientes ainda mais agitados nesse periodo.
    O sindicato espera contratar 1.000 profissionais nos próximos meses, tentado assim conseguir suprir a demanda. O sindicato alerta para o perigo que esses pacientes representam e diz que não devemos contraria-los, que deixem escrever bobagens e falar do passado pois essas pessoas são descontrolados e podem agravar mais sua doença diagnosticada como: SINDROME DA FALTA DE DIVISÃO.

    Curtir

  17. Depois do jogo de quarta feira, aquele do navinairaço a clientela aumentou com os torcedores do Paysandú enfurecidos pela derrota vexatória em plena curuzu. Agora além dos grandiosos tabus frente ao Leão mais querido, vem os acçooooo, salgueiraçoooo, icasaçõooos e outros que virão. Coitados estão se achando!!!!

    Curtir

  18. Não entendo o motivo de tanta revolta contra o Rocildo. Não vejo este senhor ofender a ninguém, no entanto é o mais agredido verbalmente aqui no blog.
    Amigos; brincadeiras e tirações de sarro fazem parte, mas não confundamos paixão clubística com fanatismo.

    Curtir

  19. Gustavo, se é pena tudo bem, mas peguem leve. (risos)

    Charles Guerreiro, ao meu ver, não seria o técnico ideal. É o tipo de técnico que só rende em time pequeno.

    Curtir

  20. “A diretoria do Remo vai entrar nesta quarta-feira com um Mandado de Garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, com o intuito de conseguir a vaga do Paragominas na Série D do Brasileiro. A informação foi confirmada pelo Dr. Osvaldo Sestário, que será o advogado do Leão na causa”

    É Muita sacabagem que a diretoria do remo quer fazer com o paragominsa,aprendam a respeitar regulamento seus bando de incompetentes.

    Curtir

  21. Charle Guerreiro decidiu ficar no Paragominas,decisão acertadíssima ao meu ver pois é muito melhor disputar a série D do brasileiro do que optar pelo remo e disputar amistosos pelo interior e no final do ano ser demitido para dar lugar a algum técnico de fora que fatalmente e o que deveria acontecer.

    Curtir

    1. O próprio Charles podia ter evitado esse desgaste, rejeitando a proposta do Remo, amigo. Profissionalismo não deve envolver leilão salarial.

      Curtir

  22. Eu só quero saber se depois desse imbroglio, o Remo conseguir jogar a Série D e o pessoal de Paragominas resolver não ceder o estádio, onde o Remo vai mandar seus jogos?

    Curtir

  23. BOMBA: O técnico Cláudio Santos, do Colúmbia de Val-de-Cãs, reunir-se-á ainda hoje coma diretoria do CR, para que indique um novo nome para treinador do CR. Como sabemos, a lista que Cláudio Santos pretende apresentar à diretoria remista não tem
    lugar para técnicos locais ! rsrs

    Desculpe-me pela brincadeira, amigo Cláudio ! rs Um abraço !

    Curtir

  24. Nota Site Fortaleza:

    Irritado com a indagação de Marcelo Nicácio, Osmar Baquit encerrou as negociações. Veja a nota divulgada pelo site do Fortaleza.

    “Na ocasião foi elaborado um pré-contrato, onde constavam todos os detalhes da negociação, incluindo aí as exigências da parte do atleta. Entretanto o jogador não assinou o documento, preferindo aguardar a final do Campeonato Baiano e o término do seu vínculo com o Vitória.

    Diante disso, o Fortaleza se prontificou a aguardar até esta segunda feira, 19 horas, para que tudo fosse sacramentado e o jogador assinasse contrato e viesse para a nossa capital. Porém, hoje por volta das 18h30min, Marcelo Nicácio fez contato com o presidente Osmar Baquit, informando que tinha uma proposta do Paysandu para um contrato maior.

    Foi então que o presidente leonino decidiu encerrar as negociações com o atleta, por entender que o que havia sido acordado deveria ser cumprido, tendo em vista que tudo que foi pedido foi aceito e colocado no contrato, ficando pendente apenas a assinatura do jogador.

    A partir de então a diretoria tricolor já trabalha em cima de outros nomes, juntamente com o técnico Hélio dos Anjos e o departamento de futebol, visando trazer um reforço de nível para essa posição“

    Curtir

  25. Cláudio,acho que quem saiu lucrando foi o Charles,que não quis trocar o certo pelo duvidoso,Ele deve estar cansado de assistir aquelas novelas “Vale a pena ver de novo” e a “Ida dos que nunca foram” KKKKKKKKKKKK ! Parabéns Charles pela inteligência !

    Curtir

  26. É grande em burridader,incompetência,ganância,inveja,inadiplência,olho grande e vou parar,pois o espaço não me permite mais tantos qualificativos.A única suposta vantagem que tem,é ter o Rocildo como torcedor. Te contar ….

    Curtir

  27. Mas esses listrados já se incomodam com o Leão, falar da SUDAN ninguém fala nada e Gustavo Alcântara é q tá precisando de médico, acho q foi o tabu 33 que deixou ele assim com a cabecinha oca kkkkkkk mas não é a mucura q quer roubara vaga do Naviraiense, te contar kkkkkk

    Curtir

  28. Farinha pouca, meu pirao primeiro…rsrsr…quanto ao Charles, concordo com vc Gerson..ele poderia ter evitado isso tudo…

    Curtir

  29. Gerson, acho que seria inviável o Remo mandar seus jogos em Santarém pela distância, a não ser que torcida local adotasse o clube, o que acho muito difícil nestes tempos de separatismo.

    Curtir

  30. Esse Remo. Primeiro a fundação há mais de cem anos. Depois, a coisa ficou preta e veio a reorganização. Enfim, a reconstrução. Não demora vão pedir a exumação rss…

    Curtir

Deixe uma resposta