A seleção dos melhores

Por Gerson Nogueira

Havia planejado divulgar minha seleção do campeonato depois do jogo final. Tive que alterar meus planos depois que o torneio foi finalizado, domingo, com acachapante chinelada que o Paissandu aplicou sobre o PFC. Diante disso, vamos à lista da coluna.

O goleiro é Fabiano, um dos poucos a se salvar do caos azulino. No sistema de jogo usado por Flávio Araújo, sem jogadas de meio-de-campo, a defesa ficava excessivamente exposta e o goleiro tinha que fazer algumas façanhas a cada jogo.

bol_ter_140513_11.psNa lateral-direita, Levy foi o que mais chamou atenção. É verdade que o São Francisco virou nuvem passageira, fazendo alguma pororoca no primeiro turno, mas afundando por completo no returno. Levy, porém, manteve a regularidade, adicionando maturidade à técnica e velocidade dos tempos em que surgiu no Remo.

Para a zaga, optei por Cristovão (PFC) e Raul, do Paissandu. Foram os mais regulares, superando Diego Bispo e Carlinho Rech. Na defesa do Paragominas, Cristovão tornou-se o homem de referência, aparecendo sempre bem. Raul, que chegou com o campeonato em andamento, tomou conta da posição e ajudou a dar equilíbrio ao setor defensivo do Papão. Andou abusando do sarrafo no começo, mas aos poucos passou a jogar apenas futebol e ganhou mais destaque.

Do lado esquerdo da defesa, embora pouco utilizado por Flávio Araújo, Alex Ruan foi o mais destacado jogador, superando nomes mais experientes, como Rayro e Rodrigo Alvim.

No setor de marcação, Ricardo Capanema e Jonathan foram absolutos, cada um à sua maneira. Capanema é o homem dos sete fôlegos, referência no Paissandu como homem do primeiro combate. Precisa melhorar o passe, mas é peça indispensável ao time. Jonathan, que chegou a ser negligenciado por Flávio Araújo, tomou conta da posição. Ofensivo, deu ao setor de ligação a qualidade que o Remo não tinha no primeiro turno.

Eduardo Ramos e Djalma foram os homens da criação no Paissandu e os melhores da competição. Pode-se dizer que Ramos, principalmente, foi um dos fatores mais determinantes para que o time ganhasse consistência e liga. Com ele, o Paissandu passou a ter passe, lançamento e aproximação na meia cancha. Um organizador como há muito tempo não se via por aqui. Djalma foi o co-piloto, agindo como um dínamo foi importantíssimo nas articulações de ataque do Paissandu, ajudando também a marcar.

O campeonato teve inicialmente vários destaques ofensivos, mas no fim das contas Aleilson e Rafael Oliveira foram os mais efetivos, apesar das diferenças de estilo. Aleilson carrega a bola, aliando rapidez, habilidade e capacidade de colocação na área. Rafael Oliveira usa mais a força, mas se destaca também quando parte com a bola sobre os zagueiros. Sofreu críticas, chegou a ser barrado, mas é o principal atacante do Paissandu.

Lecheva, pela regularidade e bons resultados desde o ano passado, é o técnico da minha seleção. Superou a desconfiança de muitos no Paissandu com um trabalho sério e vitorioso, valorizado pela conquista do acesso à Série B. Graças a ele, o time passou a ter uma cara. Sofreu um princípio de desmanche no fim do ano passado, mas se manteve extremamente eficiente no Parazão.

O craque da competição é Eduardo Ramos, indiscutivelmente. Alex Ruan é a revelação, embora já tivesse aparecido em 2012.

———————————————————–

Espaço livre para o grito da galera

Lucilo Filho aconselha a diretoria do Remo, em caso de garantir participação na Série D, a contratar o polêmico Aderbal Lana para comandar o time. “Pegou o Nacional de Manaus em situação difícil, arrumou o time, ganhou o título do segundo turno e agora vai decidir o título com o Princesa do Solimões. Dando a ele melhores condições de trabalho, tenho quase certeza de um bom rendimento do time, pelo menos melhor do que temos visto”.

Já Miguel Ângelo acha que o Remo tem boas possibilidades de ganhar a vaga na Série D. “Seria hora, se é que já não está ocorrendo, de os remistas agirem nos bastidores até financeiramente para ‘herdar’ uma das duas vagas pois sabem que os fanáticos azulinos encherão os seus cofres de dinheiro. Para mais quatro ou cinco jogos até serem eliminados novamente!”.

Sobre a vitória do Papão sobre o PFC, Carlos Lira avalia que Charles Guerreiro se equivocou na armação do time interiorano. “Todos os times que enfrentaram o PSC de peito aberto (o Remo no primeiro jogo do segundo turno) perderam com sobras. O título já é do Papão!”

Emerson Dias observa “enorme alívio da crônica esportiva pela volta do título à capital”. Acrescenta, porém, que isto “não significa que o futebol esteja bem por aqui. O Paissandu não deve achar que a Série B é do mesmo nível que o Parazão, cujo nível técnico sofreu enorme declínio este ano. Para a Segundona, o Bicolor precisará de um time inteiro. Que não se entusiasme com o título ganho sobre esta equipe de Paragominas, que, de tão ruim, é inqualificável”.

Rafael Gouveia enaltece a vitória do Paissandu em Paragominas. “Jogou futebol de campeão, mostrou postura de time grande (o que realmente é). Ontem, mostrou porquê tem o melhor ataque do campeonato, um time que vai sempre em busca do gol, não se amedronta parte para cima sempre em busca do resultado positivo. Marcou forte não deixando o adversário jogar”.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 14)

68 comentários em “A seleção dos melhores

  1. Gostei da Seleção, amigo Gerson, só penso que o Diego Bispo é melhor que os dois e vem fazendo um belo campeonato, mesmo quando jogou ao lado do Thiago Costa..

    BOMBA: Papão vai anunciar um jogador, meia, estilo Eduardo Ramos e eu falei aqui que tinha falado com ele, por suspeitar(Sou pouco desconfiado..rs) que o mesmo estava negociando com esse clube. Ontem ele me confirmou…Faltam os últimos detalhes com seu empresário….

    Esse blog do amigo Gerson, é uma praga, amigos…. Todo mundo lê..rs

    Curtir

  2. E põe vício nisso esse blog….
    Vou discordar do amigo Gerson na zaga e no ataque.
    Na minha seleção vou de Bispo e Rech.
    E ataque vou de Rafael “Pop Som” Oliveira e Vallotelli

    Curtir

  3. Minha seleção:
    Fabiano, Yago, Bispo, Rech e Alex Ruan
    Capanema, Jonathan, Djalma e Eduardo Ramos.
    Valotelli e Rafa “por som” Oliveira.
    Técnico: Lecheva.
    Craque: Eduardo Ramos.
    Revelação: Alex Ruan

    Curtir

  4. Minha seleção:
    Fabiano
    Yago; Zé Antônio; Raul; Alex Juan
    Ricardo Capanema; Jonathan; E.Ramos;Djalma; Valotelli e Aleílson.

    Técnico: Cacaio
    Craque: E.Ramos.
    Revelação: Alex Juan.
    Prêmio Decepção: Flávio Araújo, o rei do acesso. Com menções honrosas a Iarley e ao Sta Cruz de Cuiarana.

    Curtir

  5. Bom dia amigos. Vício é pouco, estou em Veneza hehe…Domingo assisti a Milan x Roma no San Siro e corri pro hotel pra acessar o blog e me inteirar do jogo do Papão. Agora dei uma entradinha no hotel e já fui pro cel. Concordo totalmente com a seleção do Icca.

    Curtir

  6. Descordo do amigo Gerson apenas na defesa e no ataque

    01 – Fabiano
    02 – Levy
    03 – C. Rech
    04 – Raul
    06 – Alex Ruan
    05 – Capanema
    08 – Jonathan
    07 – Djalma
    10 – Eduardo Ramos.
    11 – Val Barreto
    09 – Aleíson

    Técnico: Lecheva.
    Craque: Eduardo Ramos.
    Revelação: Alex Ruan

    Diga logo Cláudio, quem é o meia?

    Curtir

  7. A minha seleção do parazão e está:

    Fabiano – Remo
    Levy – São Francisco
    Raul – psc
    Calinhos Reck – Remo
    Alex Juan – Remo
    Jonathan – Remo
    Capanema – psc
    Djalma – psc – revelação
    Eduardo Ramos – psc – craque da competição
    ALeilson – pfc – artilheiro da competição
    Rafael oliveira – psc

    Técnico – Lecheva
    Preparador físico – Welinton Vero

    Curtir

  8. Perfeita a seleção do blog. Apesar de admirar o estilo Valoteli, não dá para tirar os dois artilheiros do campeonato. E se tivesse que colocar algum zagueiro do Remo, este seria o Henrique, o mais regular e de melhor passe. abs

    Curtir

  9. A minha seleção: Fabiano, Magno (PFC), Bispo, Raul e Berg.
    Capanema, Irailson (PFC), Djalma e Eduardo Ramos.
    Val Barreto e João Neto.
    Técnico: Lecheva.
    Craque: Eduardo Ramos.

    Curtir

  10. Vou de 4-3-3, Fabiano, Yago, Bispo(sem cartão), Raul (do banquinho), Alex Ruan; Capanema, Ilailson e Eduardo Ramos; Aleilson, Val Barreto e João Neto.

    Curtir

  11. Seria uma boa ao Paysandu investir no bom meia HUGO do Bangu do Rio de Janeiro. O mesmo teve grande destaque e teve seu nome ventilado nos quatro grandes do Rio, porém ainda está na equipe do Bangu.

    Curtir

  12. Caro Israel, Icca e demais bicolores, estamos, eu e demais bicolores daqui do blog, combinando para irmos ao Mangueirão, para “levantar a taça” do Papão. Já temos até a ilustre presença do Cláudio na caravana bicolor, pois ele transmitirá AO VIVO das arquibancadas do Mangueirão.

    Curtir

  13. Ei Heleno, vamos montar um torcida “organizada” do Papão! O nome poderia ser – amigos do Gerson do Papão. Afinal de contas o blogue do Gerson e frequentado por 90% de torcedores do Payssandu e apenas 10% de sofredores.

    Curtir

  14. Caro André-Papão, respeito sua ideia, mas sou TOTALMENTE CONTRA torcidas organizadas, por causa da VIOLÊNCIA. Não que todos que participam de organizadas sejam violentos, mas é que não se pode alimentar (e criar organizadas, mesmo que de bem, alimentar as do mal) ainda mais as gangues de delinqüentes que nos atormentam quando vamos e saimos dos estádios. Sou favorável a que o MPE e MPF extingam todas as organizadas.

    Curtir

  15. Claudio, voce deve ser técnico de fogão, de maquina de costura até agrícola, mas de futebol jamais….te esperamos do lado de fora do mangueirão as 15 horas num dos botecos para tomarmos uma antes…

    Curtir

  16. O andré impolgadissimo, quer até criar torcida organizada com o nome do grande Gerson, intendo a homenagem seria até interessante, mas esbarra na violência que acabaria se envolvendo memso sem ser violenta, no mas caro andré você acerta quando diz que 90% dos amigos frequentadoires aqui são Paysandu e 0s 10% são de sofredores, no entanto te digo no estádio a porcentagem se inverte e isso ocorre ao longo dos últimos 5 anos, enquanto vocês fieis ao blog, redes sociais e Tv cultura preferem ficar em casa, nós “sofredores” preferimos os estádios, as arquibancadas, por isso não a toa somos chamados pela imprensa de Fenômenos Azul, enquanto vocês são fieis em extinção. Tidizê.

    Curtir

  17. Notícia fresquinha lá das bandas de Rondônia!
    O Campeonato Rondoniense só termina no dia 1º de junho, mas nos bastidores corre o boato de que nenhum dos quatro semifinalistas teria interesse em disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa dia 2 de junho. O Remo – que perdeu a vaga para o Paragominas, representante do Pará na competição – estaria de olho na suposta vaga. Porém, os times rondonienses (Ariquemes, Genus, Pimentense e Vilhena) descartam a possibilidade de desistência. A diretoria do clube paraense também se manifestou.
    E agora quem está falando a verdade?

    Curtir

  18. Notícia fresquinha lá das bandas de Rondônia!
    O Campeonato Rondoniense só termina no dia 1º de junho, mas nos bastidores corre o boato de que nenhum dos quatro semifinalistas teria interesse em disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, que começa dia 2 de junho. O Remo – que perdeu a vaga para o Paragominas, representante do Pará na competição – estaria de olho na suposta vaga. Porém, os times rondonienses (Ariquemes, Genus, Pimentense e Vilhena) descartam a possibilidade de desistência. A diretoria do clube paraense também se manifestou.
    E agora quem está falando a verdade?
    Fim de rumores: times de Rondônia não abrem mão da Série D
    Presidentes de clubes semifinalistas do Rondoniense 2013 desmentem boatos!

    Curtir

  19. Mais detalhes sobre os semi-finalistas de Rondônia.
    O primeiro a confirmar a participação no Brasileiro, vencendo o estadual ou não, foi o Vilhena, que disputou a competição em 2012 – foi eliminado pelo Sampaio Corrêa nas oitavas. O presidente do clube, José Carlos Dalanhol garante até patrocinador.- Se conquistarmos a vaga vencendo o Rondoniense será ótimo, estamos trabalhando para isso. Mas caso não seja possível e o vencedor não tenha interesse na vaga para a Série D nós temos, pra isso a gente pretende já conversar com os finalistas após a partida de domingo e correr atrás de patrocínio, reforços e tudo o que for necessário. Mas eu garanto que essa vaga, mesmo que ninguém mais queira, não sairá daqui – enfatiza Dalanhol.
    O Pimentense também quer a vaga e, quem sabe, fazer a sua primeira participação em um campeonato nacional. Cláudio Rocha, presidente do clube, diz que a chance de desistir é remota e caso o time vença o Estadual o mesmo grupo deverá ser ‘convocado’ para o Brasileirão.
    – Só não participaríamos se não conseguíssemos um patrocinador, que é algo improvável, é uma competição nacional que desperta interesse – diz o presidente do Pimentense.
    O presidente do Ariquemes, Cláudio Correia partilha da mesma opinião.
    – Estamos aptos a isso. Se vencermos vamos para a Série D, sem dúvida.
    Mais cauteloso, o único representante da capital prefere não fazer planos com a vaga, mas se vencer não abre mão de disputar.
    – Temos interesse sim, claro. Não estou pensando em patrocínios, reforços ou nada do tipo ainda porque nem sequer vencemos o Rondoniense, mas ainda assim ressalto que caso ninguém queira a gente vai. Essa vaga não sai daqui – disse Edney Lima, presidente do Genus.

    Curtir

  20. O presidente do Ariquemes, Cláudio Correia partilha da mesma opinião.
    – Estamos aptos a isso. Se vencermos vamos para a Série D, sem dúvida.
    Pelo jeito as férias se confirmaram.Eu ainda tinha uma esperança de termos mais um representante paraense na quarta divisão nacional mas depois das afirmações dos quatro semi-finalistas posso enrolar a bandeira!

    Curtir

  21. Amigo Gusmão, tem que ir ao estádio mesmo. O calendário é pequeno para o clube azulino. Enquanto a torcida azul vive a se vangloriar de seu público e a querer roubar codinomes de torcidas alheias, o obscurantismo se instalou no clube remista e encontra-se encastelado por lá. A diferença: a torcida bicolor, talvez por ser mais ranheta e mal acostumada, fez barulho, chegou a protestar não adentrando em alguns jogos na Curuzú, clamou por eleições diretas e elas chegaram. A torcida azulina, por sua vez, fica jogando confete sobre si mesma enquanto a ultrapassada cartolagem remista segue tranquila no comando do clube mesmo após os vexames e fracassos em sequência nos últimos 5 anos, pra dizer o mínimo.

    Curtir

Deixe uma resposta