Por Martín Fernandez (Folha de S. Paulo)
Brasil e Argentina se enfrentam amanhã à noite, com seleções de atletas locais, em um dos palcos mais abandonados do futebol brasileiro. O jogo vale a simbólica taça Superclássico das Américas, reedição da Copa Roca, disputada entre 1914 e 1976. Para o público local, uma rara oportunidade de ver a elite do futebol brasileiro de perto ainda que sem os atletas que atuam na Europa. Ontem, cerca de 25 mil pessoas pagaram um quilo de alimento não perecível para ver a seleção fazer um treino leve. Houve gritaria dos fãs cada vez que Neymar e Ronaldinho tocavam na bola.
O pouco uso do Mangueirão, palco da partida de amanhã com capacidade para 65 mil pessoas, é um retrato do que ocorre no futebol com o Norte do país em geral e com o Pará em particular. A região é a única do Brasil a não ter clubes nas Séries A e B do Brasileiro de 2011. Não tem um representante na primeira divisão desde 2005, quando o Paysandu foi rebaixado. Não vê um clássico estadual na elite desde 1994, quando Remo e Paysandu jogaram juntos entre os melhores do país pela última vez.
O retrospecto na Copa do Brasil também é ruim. O melhor resultado foi do Remo, em 1991, quando o time chegou às semifinais. É longa a má fase dos maiores clubes do Pará. O Paysandu tenta voltar à Série B em 2012, o Remo não conseguiu vaga nem na Série D e só volta a jogar no ano que vem, pelo Paraense. Tal situação levou os clubes a abandonar o Mangueirão, considerado caro a manutenção da arena custa cerca de R$ 100 mil por mês.
Em 2011, o estádio só encheu para um evento de uma igreja evangélica. Deve encher de novo amanhã, e só voltará a abrigar jogos de futebol no ano que vem. A escolha por Belém se deu para compensar o fato de ela ter sido excluída da Copa-14 Manaus, com menos tradição no futebol, será a sede amazônica do Mundial. A cidade tenta agora se transformar em anfitriã dos treinos de alguma seleção durante a Copa a ser no país.
A turnê da compensação para as cidades excluídas da Copa já passou por Goiânia, onde a seleção empatou (0 a 0) com a Holanda, em junho. E, a partir do ano que vem, deve passar por outras cidades em situação semelhante, como Florianópolis, Vitória, Cuiabá e Rio Branco. Para receber o duelo entre Brasil e Argentina, o governo do Pará gastou R$ 2 milhões em reformas no estádio, inaugurado em 1978 e reformado pela primeira vez em 2002.
Antes que alguém diga que o texto é bairrista me antecipo e digo que qualquer pessoa hoje em dia de qualquer lugar estando antenado com o mundo pode opinar de forma realista.O texto nem parece ser feito por alguém da Folha de SP e sim de algum jornalista local tanto que expressa a verdade da coisas .Embora não tenha entrado em detalhes de como nossos estádios são velhos e acanhados e o futebol nivelado por baixo por isso que até uma série por mais inicial que seja,no caso a D é tão distante da realidade do remo que hj está em visivel ‘entunamento.’
CurtirCurtir
Fazer o que?
É o que temos no momento.
O jovem Mario Fernando do Grêmio esnobou a convocação, o que é uma pena.
Vai ver que ele achou que era uma migalha pra ele.
Sou Brasil de coração!
Nossa seleção nunca será uma migalha e sim uma honra ter ela na nossa cidade.
CurtirCurtir
Fazer o que?
ELES estão certos. Os errados somos nós que não sabemos cuidaro do que é nosso. Não sabemos admintrar o maior patrimônio de um clube: a torcida.
CurtirCurtir
É por aí mesmo. Esse Brasil x Argentina pra mim sempre soou como o “jogo do cala boca”. Em condições normais de temperatura e pressão, Brasil x Argentina sempre foi, em qualquer circunstância e na visão dos cartolas da “madrasta”, jogo para cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, Salvador e Recife, olhe lá. Além disso, devido à distância do centro-sul, Teixeirão e seus asseclas acham que por aqui seu nome não é alvo de tantas contestações e objeções, tampouco Mano Menezes e sua Seleção “não ganha dos grandes” Brasileira. A tietagem em torno dos jogadores e até de Galvão Bueno desde segunda-feira talvez seja um indicativo de que eles estavam certos ao indicarem Belém para o embate decisivo com os hermanos. Porém, eles também não sabem – ou fingem quererem não saber – que ao menor deslize – uma substituição errada, um jogador em noite pouco inspirada e etc – ou o ensaio de um mal futebol jogado, a Canarinho será solenemente vaiada. Nossa torcida é tão ou mais intolerante neste aspecto do que quaisquer outras torcidas Brasil afora. Remo e Paysandu que o digam.
CurtirCurtir
E isso é uma grande verdade!!!
CurtirCurtir
Amanha, teremos o Exmo Sr. Flexa Ribeiro, Senador da Republica, um dos mais ferrenhos defensores da não vinda da Copa do Mundo para Belém, entrando no gramado, bajulando O vagabundo do Ricardo Teixeira, e vociferando que juntamente com o seu amigo Aécio Neves, conseguiu trazer o “CLASSICO DO SÉCULO” para os paraenses, o pior de tudo é que ainda tem uns imbecis que acreditam nessas conversas desses imorais. Para quem não está lembrado, esse mesmo Senador, que “trouxe”a seleção brasileira para Belém, foi preso em Macapá por desvio de dinheiro publico. Viva o povo paraense !
CurtirCurtir
O PROBLEMA É QUE O POVO BRASILEIRO, NÃO SÓ O PARAENSE, ADORA FUTEBOL E ODEIA POLÍTICA.
ENQUANTO NOS PREOCUPAMOS COM AS CONTRATAÇÕES DE JOGADORES, NÃO DAMOS A MÍNIMA PARA QUEM CONVOCAMOS PARA NOS REPRESENTAR NA VIDA PÚBLICA.
BRADAMOS CONTRA O “PERNA DE PAU”, MAS NÃO CONTRA O GATUNO DE TERNO E GRAVATA.
CurtirCurtir
Gozado,
não vi ninguém exigir desculpas desse cara por ter falado tão bem do Pará, de Belém, do Paysandu, do Remo……
Com certeza dirão – Ah! mas tudo o que ele falou é verdade.
Aí eu pergunto: E o que o Josiel falou era mentira????
O que “eles” queriam era conturbar o ambiente do Papão.
Mas nós vamos subir, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
CurtirCurtir
Nao estou na terrinha, mas só o fato de ser contra a Argentina isso já e motivo suficiente para torcermos, poderia ate ser futebol de botão, mas contra esse time que tem a camisa igual daquela coisa, ja me da ascaro. Quanto a reportagem acho que esse cara que escreveu isso, nunca viu um Re x Pa. E pura falta de conhecimento e querer comparar o publico paraense com o de Manaus aí e demais. Te dizer! Te contar!
CurtirCurtir
A camisa igual da coisa lhe dá ascaro tsctsctsc Primeiro que a Argentina vai jogar com a cor fúnebre ,a camisa número 2.
Assim estão informando ,nada certo ainda.E essa sim é a camisa que dá ASCO.
” Ascaro” é UM JOGADOR excelente ,muito bom ,craque com preço lá na estratosfera.É O ás CARO .Te dizer tsc tsc tsc.
Os sofredores gostam de sofrer.mas a gente perdoa em nome de JESUS.
CurtirCurtir
Me solidarizo ao Diogo Antonio às 17:43 hs. e acho bem oportuno o seu comentario. Disse que iria assistir ao Bra x Arg, mas não vou. Temos que ter vergonha na cara. Infelizmente algumas centenas de belemenses, servindo de “massa de manobra” para Ricaço Teixeira(CBF), Cel. Nunes(FPF)e outros, irão ao Mangueirão. Em 27.09.11, Marabá-PA.
CurtirCurtir
Não tenho nada contra o Remo ,mas aquela camisa é de um mal gosto tremendo.De qualquer forma o importante é que o torcedor PARAENSE que é brasileiro vá ao estádio e exerça sua paixão,torcendo com respeito e se tiver que vaiar que vaie ,se o time em campo merecer aplausos, aplauda.Acompanharei aqui pelo canal 11 tv morena filiada á plim-plim.
CurtirCurtir
Pastor Carlos, em razão de sua ironia com relação ao REMO vou divulgar essa piada : Num dos conjuntos habitacionais próximos ao aeroporto, morava um caboclo muito, mas muito Paysandu. Não perdia um jogo sequer. A esposa, bem parecida, dizia :fulano fica em casa, não vai, ele respondia, não, vou lá ver o papão. Certa vez o time dele levou uma lambada segura. O caboclo voltou prá casa arrasado. Chegando lá, ele viu em frente á casa uma bicicleta velha e uma sandália tamanho 44, ele calçava 38, estranhou. Entrou, ao passar pelo quarto, viu um sujeito sentado em sua cama,seguiu arrasado.Ao passar em frente ao banheiro, escutou sua esposa banhar-se. Foi até a cozinha, abriu a geladeira e não encontrou o que procurava. Voltou, retornando ao quarto,já viu sua esposa de pé ao lado do homem, e falou : égua mulher tudo bem, o caboclo aí vestindo o meu short do papão, se enxugou com a minha toalha do papão, provavelmente fizeram alguma atividade física, pô até aí tudo bem, mas o cara tomando a minha BANANADA È SACANAGEM !!! ps : é só prá descontrair pessoal
CurtirCurtir