Josiel se queixa da cidade, do calor e das viagens

Por Bruno Freitas (UOL Esporte)

Há apenas quatro anos, Josiel se valorizava como artilheiro do Campeonato Brasileiro ao fazer 20 gols pelo Paraná Clube. Em 2009, duas temporadas mais tarde, o jogador gaúcho era contratado como grande reforço para o ataque do Flamengo. Hoje, a roda gigante da carreira do goleador passa mais abaixo, com a sua presença no Paysandu na disputa da Série C, onde tenta reencontrar a exposição para voltar à elite.

Josiel falou com a reportagem do UOL Esporte no último domingo, logo após a vitória do Paysandu sobre o América-RN por 1 a 0 em Belém, no primeiro jogo do quadrangular semifinal da Terceirona. Aos 31 anos, o jogador diz manter a esperança de retornar a um elenco de Série A em breve.

“Eu penso ainda [em jogar por um time da Série A]. Acho que não precisa ser um que dispute títulos, mas pode ser um com elenco mediano”, disse o atacante, que acumula passagens por Paraná, Flamengo e futebol de Emirados Árabes e México.

O goleador do Paysandu também diz estar enfrentando dificuldades na adaptação em Belém, junto com esposa e duas filhas. “Já morei em cidades melhores, mas é o que tem, a gente se acostuma. O futebol acaba deixando isso em segundo plano. O duro também é o calor, faz uns 50 graus no primeiro tempo aqui”, afirma o gaúcho de Rodeio Bonito.

Para voltar a um clube do pelotão de elite do país, Josiel conta ter encarado a missão de se destacar em condições das mais adversas. O atacante que há quatro anos acabou como o mais efetivo do Brasileirão hoje enfrenta campos maltratados e viagens das mais desgastantes.

“As viagens são muito grandes. Às vezes a gente leva um dia inteiro viajando. Teve uma viagem de volta de Mato Grosso que tivemos que fazer um trecho em ônibus, foi bem difícil. Fora isso pegamos muitos campos ruins, principalmente na primeira fase”, relata Josiel.

Ainda neste contexto, o camisa 11 do Paysandu precisa lidar com a pressão de levar a campo na Série C a reputação de ter sido um recente artilheiro da Primeira Divisão.

“A gente carrega este peso, de que vai chegar e fazer acontecer na Série C. Mas às vezes não é bem assim. É uma competição com um estilo de jogo diferente. Nosso técnico até fala que a vontade vale até mais do que a qualidade”, diz o jogador, que antes do Paysandu vinha de passagem pelo Atlético-GO.

No jogo contra o América-RN no último domingo no estádio da Curuzu, debaixo do severo calor do Norte do país (acima de 30º), Josiel apresentou uma atuação esforçada. Teve um gol anulado logo no primeiro minuto de partida e depois desperdiçou quatro oportunidades dentro da área. Em uma delas, cortou o goleiro e só não marcou porque um zagueiro adversário tirou a bola em cima da linha. Na etapa final, foi substituído por Helinton.   

Mesmo com Josiel passando em branco, na saída do time de campo, o locutor do estádio pediu para a torcida aplaudir o atacante. Depois, nos vestiários, o goleador foi bastante cumprimentado pela diretoria do Paysandu.

Além de Josiel, a atual direção do clube de Belém investiu em outros jogadores com passagens por times grandes para a disputa da Série C, casos do volante Sandro Goiano (ex-Grêmio), do goleiro Alexandre Fávaro (ex-Ponte Preta) e do zagueiro Rodrigo Pontes (ex-Corinthians). Para estes atletas a rotina competitiva da Terceirona também é um desafio diferente.

“A arbitragem às vezes é muito ruim. E tem campo pior do que os de várzea que joguei em São Paulo. Mas a gente tem que passar por cima disso tudo”, declara Rodrigo Pontes.

50 comentários em “Josiel se queixa da cidade, do calor e das viagens

  1. sinceramente, mas não acredito que a torcida do papão vai embarcar nessa furada de “atacar” o Josiel, por ter falado a verdade e, em nenhum momento falou mal de Belém. Te dizer, mas o Josiel ainda vai ajudar o Paysandu, e muito nesse acesso à série B. A torcida do Papão não pode ser tão boba a ponto de pegar corda de quem é contra a administração LOP. Melhor parar por aqui e apoiar, como bem pediu o Edson Gaúcho, esse jogador.
    – Vou te contar, mas as vezes penso que o Paysandu perde pra ele mesmo, ou essas pessoas pensam que o Josiel não tem amigos entr os jogadores e que poderiam se abater com uma possível demissão do atleta?
    O Torcedor do Paysandu tem que ser inteligente e procurar apoiar esse grupo, que está focado nessa subida. Égua, mas vou te dizer, ou nem sei mas o que dizer, pra tanto absurdo…

    Curtir

    1. Concordo contigo amigo Cláudio.
      Falar do calor de Belém, é o mesmo que falar do frio de Canelas, apesar dos opostos.
      Nem nós paroáras nos acostumamos com isso.
      Qual o paraense que arrisca andar as 13:00 hs no mês de agosto em plena João Alfredo?.rsrsr!
      Quanto a reclamação dele sobre os gramados, eu concordo, mas justiça seja feita: Se realmente o Futebol brasileiro fosse em todo o Brasil, essas coisas não aconteceriam. mas como só existe o eixo sul-sudeste, paciência! Continuem jogando nas bibocas da vida, e agradeçama Deus por terem de onde tirar seu “pirão”!
      Lembro que eu jogava futebol no campo do café puro, por trás da Jaderlândia..rsrsr! aquilo sim é um pesadelo!..rsrsr!

      Curtir

    2. Sinceramente digo eu Claudio ,logo você que é tão ponderado nos comentários,o custo beneficio do Josiel para o papão é péssimo,ele fez um único e miséro gol contra o rio branco em Belém em que a bola entrou chorando.o Josiel faz parte daquele seleto grupo de ex atleta em atividade,francamente amigo Claudio o Josiel é muito ruim saindo do papão possivelmente irá peregrinar por clubes do Maranhão,Amazonas…voltar a jogar em times de ponta do Sul e sudeste para ele é coisa do passado.nada pessoal contra ele,até parece ser bom caráter,mas o que precisamos no momento é um bom atacante para dividir a responsabilidade com o Rafael Oliveira lá na frente coisa que decididamente ele não é mais capaz de fazer,poderia o Edson Gaucho improvisar o Tiago Potiguar como atacante,lembras que ganhamos do rio breanco ano passado por 6×2 com o potiguar de atacante?sei que a solução para o ataque é dever do Edson Gaucho resolver,porém pelo que o Josiel já jogou até agora eu e certamente milhares de torcedores do papão já chegaram a CONCLUSÃO QUE O JOSIEL É MUITO RUIM!!!!!

      Curtir

      1. Acácio, Jairo, Albert, Claudio, Gregório, Nery, Fabiano, Carlos, Raimundo, André, Diego: a questão é que, assim como diz o Josiel sobre Belém, já tivemos centroavantes bem melhores do que ele por aqui… mas, enfim, fazer o quê né?? É um bobalhão, cometendo uma indelicadeza com a cidade que o acolhe e onde ainda lhe é permitido enganar com essa bolinha mixuruca. Não tenho mais paciência com boçais.

        Curtir

      2. Se ele tiver humildade, vem a público se justificar…caso contrário, acho que se “queimou”. Mas não fará falta!!! Se não estiver satisfeito, que vá embora…ele tá enganando a muitos anos…é um ex. atleta em atividade…

        Curtir

      3. Para Josiel Belém perde para Rodeio Bonito. Vai ganhar de quem??
        Grandes gauchos passaram por Belém e nunca ficaram com queixinhas.
        Josiel nao amaciaria as chuteiras de Chico Spina. NUNCA!

        Curtir

      1. Gerson, O calor da epoca de Chico Spina difere para o de hoje?? somente sei que o futebol entre o seu Josiel e C. Spina sao quilometricos.
        Rodeio Bonito??? ahh..ta explicado.
        Perdeu uma grande oportunidade de ficar na sua. Nao fosse a estadia do selecionado de Mano na mangueirosa e o UOL nem lembraria do cara..
        A lua sempre vai ser igual para todos.

        Curtir

      2. Na matéria só aparece ele dizendo que belém é quente e que ele não se adaptou a cidade, tem algum problema nisso?? sou paraense (vou votar contra a divisão do estado) e nao vi desrespeito algum. Com relação a qualidade do atleta ou custo benefício já outro caso e outra conversa.

        Curtir

      3. Pronto…. Era só o que a imprensa queria….

        O que ele disse foi simplesmente que já morou em cidades com, clima mais ameno, onde ele a a família (principalmente se adaptaram melhor). E logo adiante afirma “mas o futebol acaba deixando isso para 2º plano”.

        O que acontece é que os do outro lado não podem ver as coisas correndo bem para o Papão. Tem que tentar implantar clima diferente.

        Curtir

  2. É Cláudio, existem pessoas que não admitem que o Paysandu ou o próprio Remo façam sucesso que não seja pelas suas mãos.
    O cara falou o que acha e desde quando isso é errado?

    Curtir

  3. Josiel, com todo respeito pelo seu passado glorioso, mas acabou, voce não tem mais senso de colocação, força nas pernas, sequer consegue acertar um chute. Está na hora de parar.

    Curtir

  4. A gente tem pouquíssimas chances na vida, e tem que aproveitar, pelo visto você não aproveitou, aqui sempre foi quente, campos ruins, todos nós sabemos, mais é melhor que nada, lembro do Vélber, jogou no São Paulo, e agora esta no São Raimundo, e vários outro, nós temos que nós adaptar em qualquer circunstância, ou então sucumbir!

    Curtir

  5. Não mentiu, mas não deveria dizer a verdade. Belém é quente e problemática como outras cidades por aí a fora, o que não deve ser feito desta situação é o sensacionalismo barato que pode prejudicar o clube e há quem queira.

    Curtir

  6. caraca, o cara reclamou do calor da cidade, dos campos ruins da séie C e das viajens longas desse campeonato.
    não vi nada de pejorativo nisso, só a realidade do nosso futebol.
    ou alguém vai dizer que aqui não é muito quente?
    o que a viajem pra araguaina é uma jornada?
    ou que o papão jogou em campos pessimos para o futebol?
    será que já esqueceram do pasto lá de marabá, forrado com capim quicuia.?
    Meu deus, mas parece que não se consegue sossego pra trabalhar no paysandu.
    Isso só pode ser perseguição. não é possível.

    Égua o LOP já enfrenta tanta dificuldade e ainda tem q enfrentar mais essas coisas. não é facil não.

    Depois um desmiolado lê só o título e sai por aí espalhando que o josiel tá esnobando o papão e o pará. chega no jogo o cara perde um gol e a perseguição começa.
    Te dizer viu?

    Curtir

  7. Eu nunca esperei tanto do Josiel quando foi anunciado por aqui sua contratação. Primeiro, que mesmo no seu auge do Paraná, sempre o achei oportunista, mas muito limitado e baixo para centro-avante. E mais, tirando o Paraná, onde conseguiu relativo sucesso, nos demais clubes (Flamengo e Atlético-Go) o atleta teve seguidos insucessos. E ai, nem justifica muito o fator idade, pois me parece que o mesmo tem 31 anos, isto é, nem tão velho assim. Acho que falta confiança ao atleta…porém, continuo achando, a contratação não foi benéfica até, aqui segundo custo x beneficio. Pens que com que o Paysandu está “desperdiçando” em salários ao atleta, poderia este dinheiro ter sido melhor investido, isto é, o clube ter sido mais criterioso nesta contratação…assim como poderia ter sido mais criterioso com Luciano Henrique, Rodrigo Pontes…Roberto Fernandes…mas estes erros são “normais” por aqui…

    Curtir

  8. Concordo com o comantário do Cláudio acima, é reintero que o Josiel tem todo o direito de manifestar o que pensa, porque será que só nois torcedores, ou o pessoal da imprensa tem o direito de falar o quer ou querem dos jogadores. Acho que deve ser bastante dificil o nosso clima para os jogadores que vem das regiões sul e sudeste do Paíz, pois o nosso clime e muito e quente umido, prejudicando muito a adaptação de alguns jogadores neste caso o Josiel e um deles.

    – Discordo do colega Raimundo, que alega que o futebol do Josiel já acabou, se acabou para ele, que dirá para o Zé Augusto que à muito tempo não consegue nem entrar em campo no decorrer de uma partida, acho que o torcedor, deve respeitar em primeiro lugar a pessoa, no caso o JOSIEL, que como jogador nunca foi um craque, mais com certeza e respeitado no meio da boleiragem, se ele não service mais para nada todos os adversários o deixariam jogar solto, coisa que não ocorre e mesmo assim, ele ainda consegue fazer os seus golzinhos.

    É notório o empenho do Josiel dentro de campo, à entrega dele pelo time, se ele não está correspondendo as espectativas esperadas que o torcedor queria ver, que eram os gols, mais ele ao menos está correndo dando passes para gols, pelo menos ele já deu duas assistências para dois gols do Rafael Oliveira.

    Curtir

  9. Quem é Josiel,ganhou o quê,foi unanimidade aonde,tirando o Paraná Clube,aonde foi titular e manteve regularidade, já aos 27 anos?
    Tava à dois anos na reserva do Atlético Goianiense,série A.
    Isso que dá nossos Clubes,contratar Ex jogadores em atividade.
    Se fosse tudo que pensa que é,estaria na Europa.
    Santa paciência.

    Curtir

  10. O cara fala mal da cidade e do clube pro Brasil inteiro e tem puxa-saco que ainda passa a mão na cabeça dele. Égua da terra de índios! Outro exemplo é esse jogo de seleções reservas. Ao invés de receber total indiferença ou mesmo protestos, o que se vê é uma bizarra euforia que só contribuiu para diminuir ainda mais nosso conceito lá fora (índios, burros, matutos, cú do mundo).

    Curtir

      1. A clonagem parece q virou moda por aqui.

        Mais trabalho pro coitado do Gerson.
        o cara tem a maior boa vontade em nos disponibilizar este belo espaço pra trocar-mos nossa impressões e ainda tem que lidar com isso.

        não é facil não.

        Curtir

    1. É por isso q as coisas ruins nunca se acabam ! Nos precisamos de centro avante para fazer gols e o Jesiel ñ está cumprindo essa missão. O torcedor não é cego e nem burro .Não adianta tentar esconder o sol com peneira. Pode até ser q ele quebre a cara de muita gente,mas eu acho difícil.

      Curtir

  11. Se ele está jogando em clube de terceira divisão, está porque quer ou porque não tem mais futebol suficiente pra se manter em uma equipe de ponta, em vez de reclamar deveria agradecer por ainda existir clubes e cidades que o acolham. Por mim esse cara não faz falta mesmo pra equipe, pode ser que ele seja o artilheiro do campeonato, mas isso não apagará a besteira que ele falou. Sim, nossa cidade tem muitos defeitos, entretanto, os incomodados que se mudem.

    Curtir

  12. Rapaz, jornalista é ralado. Desculpe Gerson, mas esses caras de microfone, gravador e teclado do sul-sudeste quando querem nos cutucar…O rapaz foi induzido, nunca foi deselegante assim perante a gente daqui, pelo que eu saiba, até talvez na esperança de ser lembrado em fim de carreira pela “graaande” midia. Pior é jogador desagregador, paneleiro, cachaceiro etc…na maior parte das vezes criados por aqui mesmo – vide Sandro 2010.

    Curtir

  13. O cara vem jogar no Norte queria o quê? Que fizesse frrio?
    Quando o cara ´tá ruim até os bagos atrapalham…

    Outra coisa na série A a arbitragem é perfeita…

    Curtir

  14. Gerson vc falou por mim. O Paysandu já teve atacantes infinitamente superiores. Quando na ativa (esportiva), eu dizia e muitos não entendiam, meu desinteresse por entrevistas com jogadores (há raras exceções).
    Indiferença é a reação mais recomendada à torcida bicolor. Josiel não é o Paysandu, é apenas um pobre coitado.
    Que este episódio, infeliz por solerte, sirva de lição a quantos que ofendem nosso torrão quando dispostos a atingir seu adversário rival (local). Quando não há limites, tudo é possivel no mundo da ignorancia.

    Curtir

  15. Tava tudo indo bem…..eis que de repente surge uma reportagem no uol e globo.com e o conteúdo dentro de um contexto para uns falou mal da cidade, para outros falou a realidade, nessas horas é que acho que têm coisas que só acontecem no Papão apenas para tumultuar……

    Curtir

    1. É …. Raimundo, mas o que acho é que neste blog tem muita gente que fala bonito, escreve bonito, educado, mas numa hora dessa aparece a verdade. É azulino disfarçado. Só bota lenha na fogueira
      numa hora em que o Papão precisa de paz e sossego.

      Curtir

      1. Fale Luiz!
        Sabe o que é mais importante desse cenário, é que o Pará está fora do mapa do futebol há uns 6 anos…e isso é refletido em todos os setores não só na vida esportiva, mais em outras áreas como Imprensa, Governo e a sociedade como um todo, e isso fica evidente nas notícias em nível nacional, pois só passa notícias ruins, o que deveria servir de reflexão para todos é que um acesso a série B traria mais vitrine não só para o clube mais também para o Estado como um todo.

        Curtir

      2. Continuando amigo Luiz,

        Vivemos em vários Brasis dentro de um grande Brasil, e posso falar de cátedra , pois é a 3 cidade em que moro, e todos são orgulhosos das suas cidades, uns mais outros menos, e nós como paraenses não podíamos ser diferentes, pois temos uma cultura grandiosa e rica em história e outras coisas mais…, mas o que acontece é que o contexto da notícia, como diria o grande letrado foi interpretado de forma diferente, o jornalista vai dizer estou fazendo a minha parte que é passar a informação para o leitor…. e nós como bons leitores temos que abstrair certas coisas e ir em frente rumo a série B se deus quiser e ele há de querer!
        abs

        Curtir

  16. Discordo dos comentários do 15. André – PSC 13. carlos junior! A cidade é quente, os campos ruins e as viajens longas, porém existem inúmeras maneiras de falar disso sem desrespeitar a nossa cidade. “Já morei em cidades melhores, mas é o que tem, a gente se acostuma. O futebol acaba deixando isso em segundo plano.” Faltou respeito além disso é ruim demais! Pode arrumar as malas.

    Curtir

  17. Carlos Júnior (o verdadeiro), a imagem (gravatar) ao lado do seu nome na sua postagem, identifica quando é ou não você.
    No seu caso é um quadrado vermelho com pernas, braços e antenas. Quando não for você aparecerá outra imagem. Fique tranquilo.
    Se der um duplo clique no gravatar você poderá personalizar o seu com a imagem que quiser.

    Curtir

  18. Perfeito o comentário do Gerson, já tivemos atacantes muito melhores, mas fazer o que é o que temos ….mas o pior é ter que aturar o pessoal aqui de manaus, que só querem um pé pra sacanear os paraenses.

    Curtir

    1. Meu caro Marcelo, é justamente esse efeito externo, de desgaste da imagem de Belém, que as declarações infelizes de um jogador sem mercado no resto do país acaba provocando. Mais grave ainda é ver que o paraense está perdendo o velho orgulho, a fibra e o amor por esta terra. Confunde fidelidade clubística com passividade. Talvez por isso mesmo o Estado esteja sendo alvo dessa tentativa ridícula de divisão. Em terra de muro baixo qualquer um passa por cima, ninguém respeita.

      Curtir

  19. Não está em questão se o Josiel é ou não uma boa contratação. como um custo benefício penso que poderiamos ter coisa melhor. mas nem é isso que está em discussão.

    O Grande problema é q já estão instalando um clima ruim no paysandu.
    Hj saiu uma notícia de que o gaucho iria exigir retratação do Josiel. se fosse eu, eu não me retrataria pq não houve qualquer ofensa a ninguém. agora se o josiel pensar assim pode começar um clima ruim entre os dois. Espero que o Gaúcho tenha muito cuidado com essa situação, até pq ele conhece muito bem a imprensa esportiva paraense.

    Agora o josiel já tá marcado pela torcida, aí chega na hora do jogo ele não vai bem começa a perseguição ao cara, o que pode prejudicar seu trabalho e o papão.

    Eu falei aqui uns dias atrás: A imprensa não vai dar folga pro paysandu.

    Já começou.
    o ambiente que era todo favorável ja´começa a enfrentar turbulências

    .

    Curtir

  20. Estão fazendo de tudo para tulmutuar o plantel, agora é essa história do Josiel, o cara é um bom profissional, pontual e frequente, se não está dando certo pode ser por causa desses problemas alegados por ele. O que me dá medo são essas notícias, já não basta a palhaçada da remoçada, e mais torpedos ainda virão, é só esperar.

    Curtir

    1. Otávio, sejamos mais razoáveis, meu amigo. A questão é que o sujeito que mais contribuiu para essa história foi o próprio Josiel. Se alguém criou tumulto foi ele, jogador experiente e rodado, que não tem o direito de alegar ingenuidade a essa altura.

      Curtir

  21. Vou dar a receita pro Josiel sair dessa.

    É só começar a fazer gols, coisa que ele parece que desaprendeu, e também proucurar conversar com o Vandik e saber porque ele é tão querido pela fiel bicolor.

    Também tem que treinar chute a gol, pois aquelas petecas e em cima do goleiro que ele chutou tá dificil pra ele, ou será que é quentura dos 50º graus que tá tirando a força dele.

    Curtir

  22. Companheiros bicolores, vamos manter a calma.Não vamos embarcar nessa.Isso parece coisa plantada para desestabilizar o grupo. Vamos subir para série B. O Josiel está se esforçando nos jogos.

    Curtir

  23. Não vejo motivos para clima de tumulto na Curuzú. Nem clube nem plantel nada teem a ver com atitudes isoladas, extras- campo.
    Agora pergunto, o que fazer ? Não restransmitir a notícia ?
    A imprensa local nada tem com o acontecido. De uma vez por todas, bicolores e remistas, a imprensa não é agencia de propanda nem magistas de Egos.

    Curtir

      1. Não esquenta a caberça sr.gerson a maioria de n´s sabe que a imprensa comete seus deslizes ,mas em geral acerta muito mais e é unanime ,ou quase que o Jogador não quis falAr mal da cidade E NEM FALOU INVRDADES ,POIS EU CONHEÇO marabá e aquele Zinho de Oliveria nem deveria sediar partidas do paraense quanto mais de um Brasileirão.A imprensa tem que fazer o papel dela que é veicular informações.Se alguém a utilizá-la para deformar fatos será identificado e negativado perante a opinião pública.Ficará sem crédito.

        Curtir

  24. O Senhores Gerson e Tavrnard estão certos faltou bom senso pro jogador em um momento desses reclamar de sua situação pessoal.Se estivesse mais ligado não falaria nada em relação ao seu downgrade profissional .Teria que ser mais politico e sábio.Mas pra falar a verdade não vi também nenhuma critica direta á cidade .Apenas comparou com outras mais bonitas .Belém é uma bela cidade ´? E´ ,mas existem outras no BRASIL que são muito mais e são organizadas e limpas.Nem precisa ir para o eixo sulsudeste.É uma realidade e não adianta se sentir ofendido basta começar não sujando e nem entulhando em frente das casas e jogando o lixo no cesto de lixo. Não caiam nessa bicolores ,apoiem em prol do objetivo do time subir depois o Josiel vai embora como muitos que já passaram por Belém e o PAPÃO FICA.PAPÃO ETERNO.

    Curtir

  25. É verdade ,faltou bom senso ao Josiel,Belém possui virtudes e defeitos como qualquer cidade,e tem de ser respeitada… Mas como o jogador se retratou,desculpou perante a torcida,tudo resolvido… Mas que sirva de lição esse occorrido,que não volte a acontecer… VAMOS SUBIR,PAPÃO!!! Que nada atrapalhe o acesso do Papão !

    Curtir

Deixe uma resposta