Fifa cogita mudar o local da Copa de 2014

Por Jorge Luis Rodrigues (Panorama Esportivo) 

RIO – Há mais de uma década acompanhando os bastidores da Fifa, a coluna desconfiou que o silêncio de Zurique em relação à Lei Geral da Copa-2014 não era um bom sinal. Se tivesse gostado, logo elogiaria, como sempre faz a Fifa nesses casos. Fomos apurar e descobrimos que a situação é mais grave. Existe, sim, a ameaça de rompimento, amparada pela cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar). Hoje, não seria surpresa se a Fifa anunciasse, até o próximo dia 5, o cancelamento do evento de 20 de outubro – quando o Comitê Executivo da entidade planeja divulgar o calendário de jogos nas cidades-sedes tanto da Copa das Confederações-2013 quanto do Mundial-2014.
A cláusula 7.7, do contrato, assinado pelo governo brasileiro, estabelece o dia 1 de junho de 2012 – exatamente 2 anos e 11 dias antes da partida de abertura do Mundial-2014 – como prazo final para a Fifa rescindir o contrato e tirar a Copa-2014 do Brasil, sem pagamento de multa. Diz o texto da 7.7 que a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização da Copa do Mundo-2014 não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam cumprindo as garantias governamentais exigidas.
As garantias e responsabilidades exigidas pela Fifa também fazem parte do Acordo de Candidatura, entregues em 31 de julho de 2007, pelo presidente Lula, três meses antes de o país ter sido confirmado como sede do Mundial. A Lei Geral da Copa, enviada ao Congresso no último dia 19 pela presidente Dilma Rousseff, é o ponto de discórdia. A coluna pôde apurar em Zurique que itens como ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e até transmissão de TV foram editados em desacordo com o que foi discutido e acertado em fevereiro deste ano, em Brasília, durante reunião do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e técnicos do governo. Além disso, a infraestrutura dos aeroportos e os projetos de mobilidade urbana são considerados incipientes pela entidade.
Pudemos apurar que a Fifa argumenta não ter como garantir aos patrocinadores a proteção às suas marcas. E a entidade teme inviabilizar o modelo da Copa do Mundo, que responde por 89% de sua arrecadação de quatro anos, se aceitar a Lei Geral da Copa-2014 como foi mandada pela presidente brasileira para o Congresso. As duas partes podem até negar, mas apuramos também que Valcke e o Comitê Organizador Local (COL-2014) perderam a confiança em Orlando Silva e não querem mais negociar com o ministro. E que uma nação plano B já é pensada, para o caso de a Lei Geral da Copa não ser modificada.

52 comentários em “Fifa cogita mudar o local da Copa de 2014

  1. Sobre essa reportagem, o que me dá calafrios é saber que billhões de reiais do dinheiro público já estão sendo gastos para essas reformas, inclusive, com fianaciamento para construção de estádio arena particular para um clube de São Paulo, além da atitude grotesca, e verdadeira ingnoração da Constituição Federal que é licitação especial ou não litação para a contratação de empreiteiros dessas obras. Com tudo isso ainda corremos perigo de ficar sem a Copa 2014, é aberração demais. Se, por acaso ocorrer o cancelamento da Copa 2014 no Brasil, os únicos que se beneficiarão são as empreiteiras que já botaram as mãos em 50% da verba milhonária, e esse Corintihians de São Paulo o qual terá um luxuoso estádio gratuitamente construído com dinheiro público do povo e povo mais uma vez ficara chupando o dedo. Isso é o Brasil, é o governo Federal do PT do LUla, o qual ja quer retornar na próxima eleição.

    Curtir

  2. Na verdade amigos isso é um forte pressão p/ empurrar goela abaixo a COPA do jeito que eles os velhinhos gananciosos da Copa querem.Claro há as claúsulas e essa 77 é real ,mas é utilizada de forma coercitiva e até dogmática.Fico imaginando se esses caras não aprendem que não tem gavetas em caixões para levar metal pro além.Os egipcios já tentaram gavetas maiores do que o caixão ,mas é inútil.Te contar.

    Curtir

    1. Isso, isso, isso!

      Quem sou eu pra afirmar isso?
      Mas pra copa de 14 não ser no Brasil, só se sací cruzar as pernas, o morcego doar sangue e eu virar remista ou flamenguista.

      Mas que vai haver pressão em cima do governo, isso vai!!!!

      Curtir

  3. Seria bom a fifa tirar a copa de 2014 do brasil pois economisariamos bilhoes dos nossos suados impostos pois tempo as autoridades tiverao muinto tempo para cuidar de tudo e nao fizerao deicharam tudo para a ultima hora para surperfaturar os preços. E nao me venhao dizer que o brasil perderar com a nao realizaçao do mundial pois perderemos sim e com nosso dinheiro indo pelo ralo e depois do mundial deicharar um monte de elefante branco

    Curtir

  4. A Sra FIFA, na pessoa do Sr Jérôme Joseph Blater / Valcke/Blater, terá que encolher o seu longo rabo e sentar sôbre ele.

    O esperneio não passa de uma atitude de meninos “mimados”, que facilmente será domado. Mesmo porque, a fatia do pirulito ofertado à eles, já os deixa bastante felizes, isso sem adicionar outros recursos de pormenores periféricos.

    Portanto, que se aprove A Lei Geral da Copa em sua íntegra sem se importar com os beiços virados da Sra FIFA.

    Curtir

  5. Isso é birra da FIFA pra dizer: “A bola é minha, senão quiser jogar do meu jeito eu vou embora!” O Brasil é a bola da vez, que país da Europa vai querer realizar uma competição dessa com a crise estourando por lá? A opção deles seria algum emergente do BRIC aceitar e quem vai querer essa batata quente com 2 anos da copa das confederações? Balela de bastidor pra pressionar o governo, e a Dilma não curte ser pressionada. Tou do lado dela! Mais respeito com o Brasil…

    Curtir

  6. Como não pode ir a Curuzú estou eu aqui em casa torcendo pelo meu papão.
    Paysandu tinha tudo pra sair vitorioso no 1° tempo, mas esbarrou na retranca americana, que não está tão dificil assim, o que falta é os nossos atacantes melhorar a pontaria.

    O Daniel pra mim está sendo o melhor jogador, e o Luciano Henrique está muito bem.
    Voltaria com o mesmo time, mas engatilharia Thiágo pro lugar do Juliano e Helinton no lugar do Rafael.

    O Paysandu tem tudo pra ganhar.

    * Fogão vai atropelando os Bambis 2X0, Da- lhe Loco!!!

    Curtir

  7. Esse jogo seria ideal pro nosso Potiguar, pra que o time ganhasse velocidade na saída pro ataque, o Daniel dá opção pra isso.

    Curtir

  8. Caraca!
    mas cadê os comentários do cláudio.

    não estou em belem e estou acompanhando pela internet, no aguardo das análises técnicas do nosso comentarista.

    posta aí cláudio.

    Curtir

  9. Carlos Júnior parece que os comentarios do Claudio ficaram na moderação e o mesmo desistiu, mas está fazendo uma falta danada, tenta novamente amigo Claudio

    Curtir

  10. Sinceramente Gerson e amigos, mas estou gostando, e muito da postura do time do Paysandu, vou deixar para comentar no fim, se o blog deixar. Jogo aberto e, de muita inteligência dos dois técnicos, onde o Gaúcho posiciona 2 homens abertos pelas laterais, tentando matar o 3º zagueiro do américa. É um jogo difícil para o Papão, como será, lá no RN, também. Estou gostano do Papão. Com paciência, a vitória vem, mas o empate não é ruim para o Papão, não. O Juliano cansou um pouco e, com 2 volantes, por isso que o América leva mais perigo no 2º tempo, mas p Edson teria que arriscar. Vaos ao jogo: 38 min.

    Curtir

  11. GOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMOS SUBIR,PAPÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

      1. Amigo Cláudio, o interessante é que, no fim das contas, a situação se resolve pelos pés dos de sempre: Rafael Oliveira, Héliton, Potiguar. E o Daniel, melhor do jogo, é quase um jogador paraense.

        Curtir

      2. Desculpe, amigo Gerson, só agora vi seu post. Olha, amigo, penso que, se eles estão no time, estão lá e podem decidir também. Agora com a ajuda dos outros e, dentro de um esquema tático definido. Não podemos esquecer que o passe para o Rafael fazer o gol, saiu dos pés do Sidny. Acredito que num time, o mais importante, é vc te postura de time grande e, isso o Papão teve, ontem. É a minha opinião.

        Curtir

  12. É verdade Claudio, o Daniel dentro de campo hoje foi zagueiro, volante e meia atacante, o melhor em campo sem duvida.

    Agora o detalhe é que com o Juliano morto em campo, o América ganhou mais espaço e quase nos complica.

    Valeu papão, agora quero ver se vão dizer que o América se vendeu pra nós.
    Uma vitória na mora que vai nos dar muita moral!!!!!

    Curtir

  13. Amigos o America é um bom time, sua zaga é razoável, o goleiro é muito bom e do meio pra frente tem qualidade, o sol acabou sendo um aliádo nosso, pois os caras sentiram mais que nós.

    As duas vagas vão ficar entre nós, o America e o RB.
    Papão sai pra fazer duas fora e tem que pelo menos não perder.

    Curtir

  14. O Claudio tem toda razão quando diz que agora o papão tem tecnico.
    Tem atitude e lê o jogo pra saber mexer com acertos.

    Curtir

    1. Meu caro Edson, o problema é a insistência com o Luciano Henrique, que parece ter santo forte na Curuzu. Poxa, se o Potiguar tinha se curado milagrosamente da amigdalite por que insistir com o LH, que mais uma vez se enrolou todo e não fez nada no meio-campo?

      Curtir

  15. Gerson eu não vi o jogo pois não estou em belém, mas acompanhei tudo pela rádio.
    os nomes que mais ouvi no primeiro tempo foram: sandro, daniel e luciando e juliano.
    parece que o luciano jogou bem, no ataque e na marcação.

    como falei acompanhei via internet tudo pela radio clube e gostaria de salientar a bela e vibrante cobertura da rádio.
    Parabém à todos que participaram da cobertura.

    Curtir

  16. Na minha opinião o povo brasileiro precisa de tantas coisas mais importantes do que uma Copa, onde mais uma vez somente os mesmos é que ganharão muito dinheiro mas muito mesmo.
    Todos os dias vimos notícias ruins na saúde, segurança e educação, fora as de corrupção que se espalham pelo Brasil a fora.
    Considerando também os preços que serão cobrados para os jogos poucos dos trabalhadores do Brasil poderão desembolsar o seu suado dinheirinho para pagar um ingresso.
    Agora mesmo a seleção vem jogar em Belém e vejo a correria o melhor que poderíamos fazer é cruzar os braços em protesto ao descaso dos politicos e sejam eles de Brasilia, do Pará, de Belém e até mesmo do futebol.
    Não pensem que não gosto de futebol gosto e muito e não sou torcedor somente de tv e rádio todos os jogos do Remo sempre me faço presente seja em que divisão ele esteja.

    Curtir

  17. A Copa está sendo trabalhada com muita politicagem o que vem prejudicando tudo o que a ela se relaciona. O tempo tá passando e muita coisa precisa ser feita. Imagino que o presidente da CBF não tá numa boa com a presidencia da FIFA por tudo que tem envolvido seu nome ultimamente, mas acredito que nem que seja aos trancos e barrancos a Copa será mantida no Brasil.

    Curtir

  18. A FIFA pode ser maquiavélica mas não é doida. Longe de mim desmerecer a noticia dizendo-a tendenciosa, mas a mim o direito de julga-la sensacionalista. Acredito que alguns intere$$e$ fifeanos estão sendo contrariados, mas nada que o jeitinho brasileiro não possa resolver. É bom lembrar ao RT que se houver CPI o local será Brasilia e não Zuerique.

    Curtir

Deixe uma resposta