Coluna: Héliton confirma que pode ser útil

Pena que pouca gente viu, mas o Paissandu jogou um futebol encantador na sexta-feira à noite, na Curuzu, na vitória por 4 a 3 sobre o Independente Tucuruí. Os 45 minutos iniciais mostraram um time incrivelmente audacioso, veloz e objetivo. Jogou com o descompromisso e a velocidade que a torcida espera há tempos. É provável que tenha sido a melhor apresentação da equipe sob o comando de Roberto Fernandes. 
Héliton foi o mais acionado no ataque e não refugou. Reapresentou o velho estilo driblador, partiu para cima dos zagueiros e terminou marcando um golaço. Curiosa a situação de Héliton no Paissandu. No campeonato, era o jogador que entrava para mudar a feição de partidas complicadas. Normalmente, fazia bem seu papel.
Contra o Independente, num amistoso que teve cara de jogo pra valer, Héliton mostrou que pode ser muito útil. Basta que apostem em seu potencial para furar retrancas pelas extremas. Houve um tempo em que o futebol acreditava que esse era o caminho mais fácil para o gol.
Revelado no maior rival, Héliton lembra um pouco alguns atacantes que fizeram história com a camisa alviceleste. Seu talento para a finta (e a finalização) remete a nomes como Alfredinho, Evandro, Careca, Lupercínio.
Na sexta-feira, pode-se dizer que Héliton foi acima de tudo ele mesmo. Sem medo e jogando sempre no rumo do gol. Há muito tempo não era escalado dessa maneira, bem como nunca mais tinha entrado de cara.
Outro que se destacou muito foi Diguinho, seguro e tranqüilo como primeiro volante. Muito melhor que alguns dos titulares do Paissandu na Série C. Ao lado de Sandro, Robinho e Tiago Potiguar formou um quarteto de grande afinação, como se estivesse acostumado a atuar junto. Ainda cabe destaque para a exibição de Diogo Galvão, atuante nas ações de área e com bom posicionamento.
Os idiotas da objetividade irão alegar que era um reles amistoso. Nem tanto. O Independente não veio para brincadeiras, tanto que saiu logo fazendo gol. Usou o time titular e se empenhou em busca da vitória. Como um legítimo campeão estadual. Por isso mesmo, a exibição do Paissandu não pode ser subestimada, nem diminuída. Pelo contrário, passou o atestado de que há vida inteligente no elenco. E isso, se bem trabalhado, pode livrar o torcedor das angústias e sofrimentos das últimas partidas.
 
 
De ruim mesmo apenas a estréia do goleiro Vizotto. Nervoso e estabanado, falhou feio no lance do primeiro gol do Independente. Cometeu alguns outros deslizes e foi bem substituído por Dida na etapa final.
 
 
Para esclarecer definitivamente as dúvidas quanto à pontuação do grupo A da Série C. Com 11 pontos, não basta ao Paissandu vencer o Araguaína na última rodada para garantir a vaga. Águia (que pega Araguaína e Luverdense) e Rio Branco (que joga com Luverdense e Paissandu) podem ir a 16 pontos e superá-lo. Ao Papão, portanto, resta torcer nesta rodada por Luverdense e Araguaína para ter o caminho facilitado até a classificação. 
 
 
Pedro Minowa propõe ambiciosa campanha de ajuda ao Remo. Associados teriam que pagar R$ 250,00 mensais pelas cadeiras vips no estádio Baenão. O “Anjo do Oriente” garante já ter 40 compradores certos. Duro será cooptar os demais, tradicionalmente arredios a filantropias pelo clube de coração.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste domingo, 4)

11 comentários em “Coluna: Héliton confirma que pode ser útil

  1. Já perguntei aqui e ninguém me respondeu na época sobre essa possibilidade de o os tres primeiros terminarem empatados em tudo, 14 pts e saldos de gols e gols pró.Só olhar os detalhes da classificação e confirmar minha tese.Então mesmo que não empate ou vença o RB no Acre o PAPÃO precisa fazer um placar dilatado em cima do Araguaina ou águia empatar em casa com Araguina e Luverdense empatar com águia.O certo seria o PAPÃO arrancar um empate lá no ACRE ,AÍ SIM ESTARIA CLASSIFICADO COM 15 PTS,UM A MAIS QUE OS OUTROS DOIS COM 14.

    Curtir

  2. Na verdade, Gerson, basta o PSC torcer pela vitória do Luverdense sobre o Rio Branco, pois tira o Rio Branco de vez. Mesmo que o Luverdense ganhe o finado Araguaina, Luverdense e Águia fariam o jogo por uma das vagas – Apesar do PSC correr risco de ficar de fora no saldo de gols.

    Por que considero o PSC bem encaminhado? Sinceramente, acho pouco provável o Águia empatar o jogo em Lucas do Rio Verde, com este futebol.

    Além disso, acredito que o PSC (para não depender de saldo de gols) deverá ganhar do Araguaina com os 3 gols de diferença (o Araguaina chega rebaixado, o que pode facilitar, mas também pode ser fatal).

    Apesar disso, acredito que o PSC não perde no Acre e o Luverdense não ganha na despedida do Araguaina em Tocantis. E o PSC, ganha o jogo, em Belém, de pelo menos 5 x 0, sendo esta a apresentação de gala do Papão.

    Meu palpite: Paysandu e Luverdense (apesar de torcer para que de o Águia no lugar deste último).

    Curtir

  3. Semana passada postei exatamente isso quando postei sobre o risco do Papão perder uma vaga no saldo de gol porque Luverdense,ÁGUIA E Paissandu podem terminar juntos com 14 pts ,acontece que minhas postagens saem horas e horas depois e,são moderadas e,super-moderadase depois filtradas.Hoje mesmo já postei aqui sobre os tres terminarem com 14 pts.Luverdense tem 7 , vence mais duas e empata outra com Águia em casa e fica com 14 ,ÁGUIA TEM TREZE E EMPATA COM lUVERDENSE fica com 14 pts,RIO BRANCO,perde pro Luverdense, VENCE PAPÃO E FICA COM 13,PAPÃO vence Araguaina fica com 14 empatado em primeiro com 14 pts e com saldo de gols pior ,exceto se golear por 5 ou mais gols.Pode acontecer tbm do LUVERDENSE VENCER OS TRES JOGOS FINAIS E FICAR EM PRIMEIRO COM 16 PTS E PAPÃO E ÁGUIA RESOLVEREM NO SALDO DE GOLS.A menos que PAPÃO pelo menos empate lá no ACRE.Bom como sou moderado até em meus pensamentos essa postagem vai sair de madrugada ou amanhã de manhã e ninguém comentará.Dificilmente me respodem pq saem espremidas e fora do foco de debate.Mas não desisto afinal não ofendo ninguém aqui e não deveria haver motivos pra tanta preocupação com minhas postagens.ATÉ ME DIVIRTO e sorrio em ler depois de quatro E MAIS horas que ainda estou em moderação rsrsrs

    Curtir

  4. Gerson e amigos, quanto ao Helinton, penso ser um bom banco. Com os jogadores que o Paysandu tem, não vejo espaço pra ele, no time titular, a não ser, em situações de jogo.
    – Quanto a essa diretoria e, principalmente ao Minowa, percebam que todos os “projetos” deles, passa por o torcedor dar 200, 500, 350, 600, 1000,… Reais e, eles, não dão nada. É o que dá amigos, vc se meter a ser Presidente de Remo ou Paysandu, sem projetos.
    – Agora, querem afastar o Amaro do quadro de conselheiros do Remo. Pode? Porquê? Ah, já sei e até concordo com eles, pois o Amaro foi o único em mais de 100 anos que lançou um projeto e, pela 1ª vez o torcedor do Remo chegou a ver seu clube como os grandes clubes brasileiros e, agora, eles tem que fazer, no mínimo igual e, aí vem a pergunta: Como fazer, se não sabemos? Simples, vamos expulsar o Amaro. Te dizer…

    Curtir

    1. Amigo Cláudio, quanto ao inacreditável AK, a diretoria e o Conselho Deliberativo do Remo deviam tê-lo expulsado no primeiro dia do novo mandato. O que esse cidadão fez com a história (e os estatutos) do clube é coisa digna de cadeia. O único erro da direção do clube neste caso é o atraso na adoção da medida.

      Curtir

      1. Questão de opinião, amigo Gerson. Amaro mostrou competência em sua administração, talvez tenha pecado em escolher mal o seu Diretor de Futebol e, se apressar em definir um local para a instalação da Arena do Leão e, essas situações, o torcedor não perdoa, pois está ligada diretamente ao futebol, que é o carro chefe de um clube de massa. Se um dia fosse Presidente de Remo ou Paysandu, faria:
        1- No Remo, assumiria o Futebol, juntamente com Tonhão e Jhones e, traria o Amaro Klautau para a parte administrativa
        2- No Paysandu, assumiria o Futebol, juntamente com Clodomir Jr e Tourinho e, traria o R.rezende e o Ubirajara Lima, para a parte administrativa.

        – Te dizer, mas aí seria muita covardia com os incompetentes, mas para o bem de Remo e Paysandu. É a minha opinião.

        Nota: Não penso e nunca pensei ser Presidente ou qualquer coisa dentro desses clubes. f

        Curtir

  5. Teste seus conhecimentos:

    O leãozinho esta na série:

    ( ) A
    ( ) B
    ( ) C
    ( ) D
    ( ) Sem série.

    * Dica: Sua maior conquista é a série C.
    Amanhã volto coma resposta.

    Curtir

  6. Discordo da coluna quando diz que Helinton tem estilo parecido ao do Evandro e Alfredinho. O dito ficaria entre os estilos de Careca e Lupercínio, que foram dois bons jogadores.

    Curtir

    1. Vi ambos jogarem, Otávio. Alfredinho embolava mais pelo meio, mas era do tipo Ligeirinho e saía driblando todo mundo. Evandro também tinha estilo parecidíssimo com Lupercínio e Careca, apenas era fisificamente um pouco mais alto.

      Curtir

  7. O melhor resultado para o Paysandu, é o empate pois o RB tem um sando zero de gols. A vitória do Luverdese pode obrigar o Paysandu a ganhar pontos em RB ou golear o Araguaína com diferença mínima de 4 gols.

    Curtir

  8. o rio branco ganhor do lec la tem treze pontos agora complicor pro papao nao pode nem pensar em perder la se nao a vaga ja era vai ser vida ou morte o proximo jogo se vencer o rio branco termina em primeiro do grupo

    Curtir

Deixe uma resposta