O Re-Pa ainda não invadiu as ruas. Por ora, os comentários sobre o jogo se restringem ao público óbvio, formado pelos fanáticos de sempre. A massa torcedora ainda não parece muito ligada no evento. E, ao contrário do clássico do primeiro turno, este terá uma carga decisiva potencialmente maior.
Em caso de vitória remista, o time garante presença nas semifinais do returno e tira o rival da disputa. Por outro lado, se o Paissandu triunfar, complica bastante a vida do oponente, que é seguido de perto na tabela de classificação pelo São Raimundo.
Na prática, quem tem mais a perder neste momento é o Remo, que não se garantiu nas finais do campeonato e nem assegurou vaga no Brasileiro da Série D. O Paissandu, apesar da campanha trôpega nesta etapa, é campeão do turno e único representante paraense definido para a Copa do Brasil.
Pelo grau de interesse, é previsível que o estádio Mangueirão registre maior presença da torcida azulina, embora o torcedor alviceleste sempre guarde a expectativa de uma reabilitação frente ao velho inimigo. E essa esperança não está divorciada da realidade. Nos dois últimos anos, o Paissandu conseguiu reverter fases ruins a partir de triunfos no Re-Pa.
Levantamento do repórter Michael Anderson, da TV RBA, estabelece um comparativo com o primeiro clássico do Parazão, vencido pelo Remo por 3 a 1. Na ocasião, ainda em fase de estruturação, os dois times ostentavam retrospectos parecidos. O Paissandu tinha 12 pontos ganhos e 13 gols marcados. O Remo, 10 pontos e 8 gols.
O panorama atual é diferente. O Remo tem 9 pontos, 6 gols assinalados e defende uma série invicta de três partidas. O Paissandu cumpre trajetória irregular, tendo conquistado somente 4 pontos em quatro jogos e apenas 5 gols marcados.
A queda de rendimento em relação à primeira fase contamina também a produção do artilheiro Rafael Oliveira. Antes do primeiro Re-Pa, ainda com Tiago Potiguar na equipe, ele tinha 6 gols marcados em 4 jogos. Desta vez, seu cartel é bem mais modesto: apenas um gol em quatro rodadas. Como consolo, vale lembrar que em 2010 o atacante Moisés chegou ao choque-rei sem ter feito um gol no campeonato e acabou fazendo logo três de uma só tacada.
Outras curiosidades da pesquisa: o Remo tem dois jogos a menos que Cametá e Paissandu, pois não disputou as finais do turno. Ainda assim, aparece 6 pontos à frente do Mapará no cômputo geral, ficando a apenas 2 pontos dos bicolores. Já o Independente, de Sinomar Naves, evoluiu em relação ao turno. Por enquanto, é o time de melhor ataque (8 gols, ao lado do São Raimndo) e melhor defesa, com 3 gols sofridos.
(Coluna publicada no Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 28)
Concordo com ‘Na prática quem tem mais a perder é o Remo’. E todo cuidado é pouco com Rafael Oliveira, artilheiro do campeonato e A. Oliveira, que, ainda que velho, fora de sua melhor forma técnica etc, é um jogador inteligente; não pode ter liberdade.
Vamos aguardar.
‘SE VOCÊ não for melhor amanhã do que você foi hoje, então qual a sua serventia para o amanhã?’
CurtirCurtir
O Clássico tem mais valia ao Rival, que desesperadamente procura calendário para o 2º semestre. A torcida adversária mais temerosa e nesta horas proprícias a romaria. deve fazer seu papel de guicho e tentar, mais uma vez, desatolar o time. Para fiel torcida bicolor e maior do norte fica a expectativa de ver a agonia do adversário e a partir daí fazer assombrações para as criançinhas sem série.
CurtirCurtir
Gerson e amigos, penso que, nesse RE x PA, Se o Paysandu vencer, o campeonato pega fogo e, será ruim, tanto para o Remo e SR, como também, para Cametá e Independente, que ao contrário do que muita gente fala, ainda não estarão garantidos, mesmo vencendo seus compromissos.
– Se o Remo vencer e, esses dois clubes vencerem, aí sim, eles, juntamente com o Remo, já estarão classificados, ficando a última vaga para ser decidida entre SR, Paysandu e Castanhal, caso o Castanhal vença o SR. Com vitória do SR sobre o Japiim, este ficará bem perto de ser o 4º representante, no quadrangular.
– Vale lembrar, que Sérgio Cosme, quando conhece o adversário(após ter dado consistência ao time com 3 volantes), consegue anular suas principais jogadas e, já deu mostras disso, nesse Paraense. Seu grande pecado, tem sido nas substituições e, na demora para executar as mesmas.
– Por outro lado, o Comeli, ao segurar mais o Ratinho na marcação, está perdendo um jogador que fazia a diferença no Remo: Thiaguinho, por isso a saída dele para a entrada do Thiago Marabá, por esse esquema, seria mais aconselhável.
– Penso que o Comeli irá segurar mais o Granja na direita e, irá liberar mais o Marlon. O Sérgio Cosme, irá colocar o Sidny e o Rafael Oliveira, nas costas dos dois laterais, com a chegada do Andrey, tanto por um lado como pelo outro. Pelo menos, tem jogado assim.
– Jogando com 3 volantes, de nada vai adiantar o Paraíba na frente, se o Ratinho e o Thiaguinho estiverem marcados e, isso pode, apostar, vai acontecer.
– Enfim, é um jogo pra quem, tem coração forte e, que vença o melhor.
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, pena que nossa interatividade esteja prejudicada pela quarentena a mim imposta, mas sua exposição sobre o clássico é perfeita. Não estando aí em Belém , não sinto o faro para definir peobabilidades de vitória pelas circunstâncias vividas por ambas agremiações. Vou palpitar no domingo pela manhã, pois sabedor dos resultados de sábado as águas ficam menos turvas. Um abraço e bom dia.
CurtirCurtir
Verdade, amigo, começo a sentir, não só eu, mas o blog, também, essa interatividade com o amigo, mas acredite, Gerson sabe o que faz e, está procurando fazer o melhor por todos, inclusive pelo amigo. Quem sabe, ele já não esteja programando sua volta, em grande estilo. Fico sempre na torcida pra que isso aconteça. Grande abraço.
CurtirCurtir
15.000 pagantes mais 3.000 de graça, o publico total deve ser 18.000 a 20.000….banho maria e empolgação diminuta dos torcedores do PSC devem contribuir para um publico menor que o jogo do primeiro turno..
CurtirCurtir
NO ENTANTO, o lado ‘A’ estará repleto. 70% de azulinos contra 30% de bicolores.
CurtirCurtir
Que comédia!
CurtirCurtir
Valentim, é por aí mesmo…os clubes sociais de Belem estarao com varios festejos em homenagem aqueles que trabalham..rsrrs…creio que até 15.000 tah muito…rsrss
CurtirCurtir
O matemático do blog não deixa por menos. Lembra certa figura, que não quero mencionar o nome para evitar que esta postagem seja desconsierada, que não acertava uma. Melhor esperar as pupunhas amolecerem para saboreá-las
CurtirCurtir
Leio no Diario que Comelli vai de 3 atacantes. Presumo que seja um assalto a mão desamarda. Que se cuidem.
CurtirCurtir
Por que desta vez o ingresso não é livre em homenagem ao TRABALHADOR? Pelo menos a Carepa nesta hora não vacilava para ganhar IBOPE.
CurtirCurtir
Melhor dizendo: TRABALHAdor, que lotariam as depemdecias a eles destinados.
CurtirCurtir
Pô deviam pelo menos liberar á gelada neste dia do “ESPERTO” pois, o que vai ter de comemoração por ai. A torcida do LOBO já está com raiva do aLOPirado é isso mesmo PIRADO junto com Cara de apito e seus asseclas (Sandroca , Alex, Elton, etc………) Cadê o argentino, onde anda ? o boleiro (segundo o aLOPirado)? Quem cobra isso é um torcedor RAIVOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Rapaz,
tenho a impressão de q o paysandu está completamente largado. Não veja nem empenho em melhorar o time. nada.
não sei se estou impressinado pela enxurrada de críticas por parte da imprensa e de torcedores mais revoltados.
Gostaria de ouvir a versão do LOP sobre a situação.
Quanto ao RExPA não vou estar em belém, e só ficarei sabendo do resultado pela internet.
Espero que o papão ganhe.
CurtirCurtir
O REPA de domingo realmente anda a banho maria e até por isso entendo que a coluna de hoje poderia tratar do super clássico de ontem, barcelona e real, onde o mesmo foi definido com uma pintura de gol.
Apesar do clássico ainda estar morno, teremos perto de 30 mil no domingo.
CurtirCurtir
E pra piorar tem a concorrência das decisões do carioca (Vasco x Flamengo) e das semifinais do paulista (Corinthians x Palmeiras ou Santos x São Paulo). Além de ser 1º de Maio. Público diminuto, sem dúvida.
CurtirCurtir
Bem observado, Daniel. Um balde de gelada, um controlezinho na mão pra dar uma espiada no RE x PA vez em quando, pronto…não dá 20 mil. Aliás, com um controle na mão num dia de domingo é que se percebe a lentidão e pouca técnica de nossos times comparadas às de outros campeonatos. E ainda vem esses narradores da Cultura falando em “Mapará elétrico” e outras pérolas, putz!
CurtirCurtir
É verdade Maurício! Quando assisto a certos “espetáculos” locais em nossas “arenas”, percebo quão anacrônico é o nosso futebol, que não tem fôlego em seus times e na mentalidade de nossos cartolas.
CurtirCurtir
Liberaram o Cara Bacana e ele voltou falando suas bobagens de outrora, domingo teremos mais um RExPLAY para aumentar a estatística de peias do freguês, e haja choro dos torcedores do COITADO CAMPEÃO.
CurtirCurtir
Clássico em banho-maria só se for do outro lado
CurtirCurtir