Carta para Léa T.

Por Xico Sá

Cerezo dividiu com todo mundo o carinho pela filha. Deixou claro que não há desgosto.

Amigo torcedor, amigo secador, esqueça por um momento os canalhas e os faraós que mandam no nosso futiba, esqueça as desgraças recentes do seu time do peito, deixe de lado inclusive os eufóricos triunfos. Ponha uma pedra em cima das resenhas esportivas e amoleça o seu petrificado coração de gelo. Meu menino, minha menina, que coisa linda a carta que o Toninho Cerezo escreveu para seu filho, sua filha.

Saiu na revista “Lola” deste mês, corra, velho fanático, corra, leia o manifesto do bravo pai do Leandro -o rapaz que virou Lea T.. Cerezo pôs toda a elegância que usava no futebol, talvez o mais conservador e machista dos ecossistemas terrenos, na sua declaração de amor incondicional.

“Dois filhos em um”, o título da missiva, resume com graça a história. Um chega pra lá, com classe, nos torcedores que o provocaram nos estádios quando Lea T. debutou no mundo fashion. Cerezo era técnico do Sport no momento em que a modelo, já célebre na Europa, tornou-se conhecida também por aqui. “A paternidade é livre de qualquer padrão, de qualquer critério imposto pela sociedade, filho deve ser aceito na sua totalidade, na sua integral condição de vida, independentemente da sua orientação sexual”, diz o craque na bola, craque na ética.

Meu menino, minha menina, e não é que a Lea T. repete nas passarelas e editorias de moda a mesma elegância do ex-jogador do Galo e da seleção brasileira?! Tal pai, tal filha, cada um com a sua arte. E pouco importa que a carta de Toninho Cerezo sirva de exemplo ou não contra o machismo no esporte. Seja no futebol ou no rúgbi. A beleza está no manifesto público de devoção pela sua criatura.

Ninguém é obrigado, em nenhuma circunstância, a demonstrar abertamente o amor ou desamor paterno. Pode-se muito bem resumir o afeto ou o incômodo à convivência, aos muros da privacidade. Cerezo dividiu com todo mundo o carinho pela filha. Deixou claro que não há desgosto da sua parte. “Menino ou menina, Leandro ou Lea, não importa mais, sempre serei seu pai e você, orgulhosamente, um pedaço de mim”, caprichou na carta aberta. É para se orgulhar mesmo, moça, seu pai mostrou que é um grande cara. Aproveito a oportunidade para deixar os parabéns. Pelo sucesso e pelo encanto radical que nos desperta. Quanta beleza, quanta ternura.

Um beijo deste mal-diagramado cronista.

(Publicado na “Folha de S.Paulo de hoje).

Assinaria com gosto esse texto generoso e inspirado.

20 comentários em “Carta para Léa T.

  1. Velhos preconceitos no mundo machista.O PAI , quem é pai sabe que nossos filhos e filhas -eu tenho duas-é uma parte nossa ,depois que nasce a criança se impregna em nosso cérebro e POVOA A CADA SEGUNDO NOSSOS PENSAMENTOS.NUNCA DEIXAMOS DE PENSAR NA/NO BEBÊ EM QUALQUER CIRCUNSTANCIA.Quem velou sono de bebê doente,quem teve que sair às pressas do trabalho por conta de uma noticia sobre seu/sua filha que precisava de sua presença urgente por qualquer motivo…enfim enquanto se vive quem é pai e certamente quem é mãe não para de amar e pensar no filho/filha.E se um pai ou mãe não for capaz de perdoar e se ENTENDER COM SUA PROLE VAI PERDOAR E ENTENDER QUEM?E VICE -VERSA…QUANTO ÁS OPORTUNIDADES PARA CEREZZO ELAS VOLTARÃO,BREVEMENTE…FOI CRAQUE E É BOM TÉCNICO .TAÍ PQ NÃO O PAPÃO NÃO SER O PRIMEIRO A LHE DAR ESSA OPORTUNIDADE ,ASSIM Q O COSME CAIR NO FINAL DESSE TURNO ? SERIA UM GOLPE DE MARKETING E DE ESTRATÉGIA ,FARIA O PAPÃO GANHAR O MUNDO DE VEZ…

    Curtir

    1. Boa Alonso Perez, muuuuuuito legal, concordo contigo no que diz respeito a filhos, no entanto, quando se trata de oportuinidades ao Cerezo, sei não, pois talvez o aLOPrado e sua truppe, nãp tenham a percepção da dimensão dessa oportunidade:
      primeiro pelo profissional que é o Cerezo, segundo pelo ser humano, terceiro, pela falta DE AMOR AO TIME, JÁ DEMONSTRADOS, ELES, SÃO UM POÇO DE VAIDADES, O QUE INTERTESSA É APOSTAR NOS PALPITES DÊLES, DANEN-SE OS MEIA DÚZIAS DE GATOS PINGADOS QUE PROTESTAM, Não tenham ilusões, eles reproduzirão no GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, o desastre imposto aos adversários, pelas nefastas gestões RR e AK!!!
      É por isso que desde após o salgueiraço, continuo com o meum protesto, SILENCIOSO, MAS EFICAZ: “NÃO VOU AOS JOGOS DO GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, ENQUANTO NAQUELE PLANTEL PERMANECEREM O SANDRO ENTREGADOR DO SALGUEIRAÇO E AGORA O SÉRGIO COSME” Prefiro o conforto do meu lar, assistindo aos jogos pela Cultura e Ouvindo-o pela Clube.
      SOU TORCEDOR DO GRANDE BICOLOR AMAZÔNICO, NÃO SOU IIDIOTA, TAMPOUCO, OTÁRIO, RESPEITO É BOM E EU O EXIJO, POR ISSO O PROTESTO!
      RECADO A QUEM COUBER A CARAPUÇA:
      “PRÁ QUEM UM DIA ALMEJE, GALGAR CARREIRA POLÍTICO-PARTIDÁRIA, HUMILHAR UMA AÇÃO, É UM PÉSSIMO NEGÓCIO”
      NESTE MOMENTO, HUMILHAM A NAÇÃO CELESTE AMAZÔNICA, O PRESIDENTE LUIZ OMAR PINHEIRO E SUA DIRETORIA, POR AÇÕES E O CONSELHO DELIBERATIVO, POR OMISSÕES, NEGLIGENTE PORTANTO!!!!

      Curtir

  2. Mudando de assunto!! a clube tem que trocar urgentemente esses editores, cada semana aparece erros grosseiros, quando não é de português e de conteúdo mesmo, olhem só essa matéria, “osvaldo de oliveira assume o duque de caxias” na verdade foi o valdemar lemos, poww sacanagem o osvaldo tá no japão pow!! rsrsrsrs

    Curtir

  3. Vc leu meu pensamento césar?porque acabo de postar isso e resolvi agora mudar o texto.O OSWALDO TÁ TÃO BEM QUE É IDOLATRADO POR LÁ…E ESSES DESLIZES SEMPRE ACONTECEM MEMSO NO DIÁRIO.Fotos de uma pessoa e na legenda nome de outra,várias vezes percebi isso…

    Curtir

  4. Por mais difícil que seja, mas os pais devem saber que criam e perdem seus filhos para o mundo. Mais cedo ou mais tarde, os filhos saem de casa e viram filhos do mundo.

    Curtir

  5. CREIO QUE QUANDO O SAULO DIZ QUE NOSSOS FILHOS SÃO DO MUNDO É NO SENTIDO DE QUE SENDO UMA PESSOA ,APÓS ADULTO,DONO DE SEU NARIZ,MAIOR DE 18 ANOS,IDONEO COM UMA PROFISSÃO O API OU MÃE NÃO TEM MAIS AUTORIDADE SOBRE ELE.NEM NO MUNDO CRISTÃO COM SUAS RAIZES BIBLICAS -CERTO OU ERRADO-NEM PARA OUTROS.EU PARTICULARMENTE NÃO COMPREENDO O QUE É DIZER QUE UNS SÃO CRISTÃOS E OUTROS NÃO ,NUM MUNDO OCIDENTAL TODO CRISTÃO. Esse um assunto RECORRENTE,PORQUE ALGUÉM QUE NÃO FUMA OU BEBE É DE JESUS E OUTRO QUE DANÇA E BWEBE NÃO É?INTERPRETAÇÃO ERRADA DAS PALAVRAS DE JESUS,AFINAL ELE MESMO DISSE QUE ‘O QUE ENTRA NO HOMEM NÃO CONTAMINA O HOMEM”,SIGNIFICANDO QUE O IMPORTANTE É O CARÁTER,MELHOR SER ALGUÉM HONRADO,MESMO QUE BEBA OU FUME (VICIOS APENAS FISICOS E SUBJETIVOS,ESSENCIALMENTE INDIVIDUAIS)DO QUE NÃO FUMAR ,NÃO BEBER ,NÃO DANÇAR ,NÃO TRANSAR E SER UM PORCO SAFADO,MENTIROSO,DESONRADO.CONHEÇO MUITOS EVANGÉLICOS QUE SEQUER PAGAM UMA CONTA SIMPLES ,MAS ESTÃO PREGANDO A” VERDADE”…POR ISSO CONCORDO COM O SAULO ,CRIAMOS OS FILHOS PARA QUE ELES CAMINHEM, DEPOIS DE ADULTOS COM SUAS PERNAS…O MÁXIMO QUE PODEMOS FAZER É TETNAR ESTAR PERTO SEMPRE,ORIENTANDO.MAS O LIVRE ARBITRIO SERÁ SEMPRE DELES…E O ÔNUS TBM.

    Curtir

    1. Alonso com relação a frase eu penso que a mensagem a ser passada é que o que contamina é o que sai, no caso as palavras, os pensamentos que a maioria das vezes os seres humanos se utiliza-se para falar da vida alheia e se esquecendo da sua e isto não é papel de um verdadeiro cristão e as mensagens biblicas deixadas por ele nós não a compreendemos entra pelo um ouvido e sai pelo outro

      Curtir

Deixe uma resposta