Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciaram nesta terça-feira (24) uma paralisação de três dias. A paralisação é nacional e, segundo os servidores, amplia a paralisação ocorrida em 21 de outubro deste ano. Os técnicos reivindicam o cumprimento do acordo feito com o governo federal em 2007, o reajuste do auxílio alimentação, que hoje está em R$ 133,00 e há cinco anos não sofre reajuste, mais a antecipação da tabela salarial, de julho de 2010 pra janeiro do mesmo ano. Essas são a s principais reivindicações dos grevistas, que argumentam que, por conta da crise econômica, o custo de vida aumentou também.
A UFPA abriga 3.100 servidores técnico-administrativos, que realizam serviços nas áreas de protocolo, biblioteca, e outros, inclusive no Restaurante Universitário (RU), que também paralisará amanhã, deixando de atender cerca de 1.500 estudantes. A paralisação já mobiliza 150 mil servidores em âmbito nacional. (Do DIÁRIO DO PARÁ)
Paralisar uma universidade inteira nos meses finais do ano por causa de auxílio-alimentação é, mais que um escárnio, uma insanidade. Essa turma está exagerando no conceito de autonomia sindical.