Buarque e a corrupção invisível

Do Comunique-se

Em pronunciamento no Senado, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) se disse “triste” que a mídia não “consiga trazer como escandalosos” os problemas sociais e se concentre no que ele chama de “escândalos visíveis”, que são os casos de corrupção no comportamento político.

“É triste que a mídia, que presta um imenso serviço em divulgar aquilo que é visível, não tome um pouquinho de tempo, para fazer uma análise mais detalhada da realidade social e não consiga trazer como escandalosa a vergonha da desigualdade (…), a vergonha de um processo eleitoral cujo único tema de debate talvez seja a corrupção do comportamento, e não a corrupção nas prioridades”, afirmou.

De acordo com o senador, os problemas sociais são “escândalos invisíveis”, que “até aparecem, mas não os consideramos escândalos”. Os casos de corrupção no Congresso, como o uso de passagens aéreas e da verba de gabinete, ganham uma dimensão maior que os problemas que afetam diretamente a população.

“Onze por cento dessas crianças não saberem ler, uma em cada dez, é um escândalo tão grave quanto usar passagem do Senado (…). É um escândalo invisível, porque as pessoas não querem ver, porque a mídia não dá a dimensão de escândalo, apenas de notícia (…). Como se fosse escândalo apenas aquilo que diz respeito à corrupção do roubo do dinheiro, e não o escândalo do roubo da vida de quem não teve um atendimento médico na hora certa”, disse.

6 comentários em “Buarque e a corrupção invisível

  1. Um escândalo, sem dúvida. A pobreza e a dificuldade de acesso ao bem público da instrução tornam cadeias de invisibilidade na estrutura social reinante do capitalismo. Gostaria de aproveitar o espaço, Gérson, desviando atenção do tema para comentar a entrevista do Júnior, ontem, no Programa do Jô. Tenho um profundo respeito pelo passado de Júnior e sua condição de craque no Flamengo e na seleção. Com Nílton Santos, Júnior deu sentido e respeito à lateral esquerda do futebol nesse país. Ninguém os superou. Mesmo reconhecendo sua execlente articulação no programa, coisa rara tratando-se de jogador de futebol, Júnior demonstrou uma desconhecida (pelo menos para mim) empáfia e descortesia a sua geração, ao achincalhar de forma tão veemente à seleção de 82 e ao próprio Telê Santana. Júnior tem categoria e base para criticar uma história que também protagonizou, mas daí considerar a participação do Brasil na copa de 1982 como a maior decepção da história do futebol brasileiro soou exagerado e deselegante, diria até desrespeitoso para com todos que se maravilharam àquela seleção inesquecível e acabou por fortalecer os que nesse país vivem a bater na tecla do futebol de resultados de Parreira e Dunga. Lamentável! Perdeu uma boa oportunidade de ficar calado e ainda mais cantando aquele samba ridículo de “voa canarinho”, sob a releitura dos brucutus.
    Uma pena!

    Curtir

    1. Cássio,
      Felizmente, não vi a entrevista do Junior, que foi um dos grandes nomes daquele timaço montado por Mestre Telê. Ao menosprezar aquela Seleção e ainda cantar aquele sambinha rebe-rebe, ele cai ainda mais no meu conceito.

      Curtir

  2. É ate engraçado como pode ele nao querer que se de ênfase so a corrupção e fale da miséria de um povo porem ele tem que ver que a grande desigualdade deste país é a consequencia de tantos desvios de dinheiro publico pq em vez do dinheiro ir para ser aplicado la naquela cidade para melhorar a educação a saude e outras coisas ele some no meio do caminho.
    temos sim que falar e tentar colocar vergonha na cara deles para que estes dinheiros que sao gastos com passagens possam ir pra cidades que precisam de necessidades basicas de um povo.

    Curtir

  3. Será que o CB está se fazendo de CEGO, SURDO e MUDO ???
    Dizer que ACHA uma PENA nisso, uma PENA naquilo vai transformá-lo apenas num PENACHO !!!

    Curtir

  4. Este senhor só pode estar de brincadeira! Como teremos uma nação com igualdade social se a corrupção engessa o desenvovimento do país. Acredito que a mídia tem sim que noticiar os escandalos, até o momento em que paremos de eleger senadores com ações secretas, que se beneficiam com passagens aéreas pagas pelo contribuinte, mensalão, valerioduto, dólar na cueca, sudam, licitações fraudulentas e muito mais. Agora é só imaginar essa grana toda bem administrada.

    Curtir

  5. O comentario deste senador nada mais é do que pura falsidade e demagogia, não muda nada na vida do povo, se os meios de comunicação anunciam ou noticiam a miseria, má educação, maus cuidados medicos, corrupção e insegurança que assola esse pais, são eles senadores que são eleitos para fazer o Pais funcionar de forma igual a todos da população, são eles que deveriam junto com os outros deputados, ministérios e presidencia fazer do Brasil um lugar digno para o povo Brasileiro viver. Reclamar porque os meios de comunicação dão mais enfase as bandalheiras que eles mesmo fazem e não a situação que a população vive e tentar tampar uma das culpas com outra culpa prapria. “O povo tem o governo que merece” mas tenho fé que um dia vai aprender a votar.

    Curtir

Deixe uma resposta